Os Níveis de Escrita
Por: Lanny Formighieri • 23/11/2021 • Trabalho acadêmico • 928 Palavras (4 Páginas) • 124 Visualizações
[pic 1][pic 2]
LANNY PATRICIA DE SANTANA FORMIGHIERI
8153569
NIVEIS DE ESCRITA
[pic 3]
CUIABÁ
2021
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento do processo de escrita é constituído por intermédio de dois aparatos, sendo um direcionado ao uso social e o outro ao progresso das habilidades linguísticas impreteríveis no transcurso da escrita e leitura. Ademais, o processo de escrita apresenta cinco níveis os quais a criança deve perpassar por cada etapa com o auxílio do professor com objetivo de afinar sua escrita.
Com isso, os cinco níveis da escrita são: Nível 1 - Icônica e Garatujas, em que a criança acredita que se escreve com desenhos, ou seja, as letras ainda não apresentam um valor qualitativo a elas. Por exemplo, quando a professora demanda que se escreva bola ela desenha uma bola, rabiscos e garatujas.
No Nível 2 - Pré-silábico, a criança já entende que a escrita não é feita por intermédio de desenhos, ela já utiliza letras, porém o aluno ainda não entende que as letras possuem relação com os sons da fala, só sabe que se escreve com símbolos, todavia, ainda não relaciona os símbolos com a língua oral.
No Nível 3 - Silábico a criança entende que as letras representam os sons da fala, entretanto pensa que cada letra é uma sílaba oral, ou seja, caso alguém lhe pergunta quantas letras é preciso para escrever “tartaruga”, por exemplo, ela repete a palavra para si mesmo, pausadamente, contando as sílabas orais e responde: 4, uma para “tar”, uma para “ta”, uma para “ru”, e uma para “ga”.
No Nível 4 - Silábico-alfabético, inicia-se a superação da hipótese silábica, começa a perceber a necessidade de mais uma letra para a maioria das sílabas, atribui o valor do fonema em alguma letra, ou seja, ora escreve as sílabas completas (simples) e ora usa apenas uma letra para representá-la. Como por exemplo na palavra “cabelo” quando é demandado da criança que escreva ela escreverá “kblo”.
Por fim, no Nível 5 - Alfabético a criança constatou como se escreve usando as letras do alfabeto. Além disso, compreende que cada letra simboliza um som da fala e que é necessário juntá-las para que assim seja constituído sílabas de palavras, todavia ainda preliminarmente escrevem com robustas marcas da oralidade.
É válido ressaltar, a importância de tais etapas para o desenvolvimento da escrita da criança em que de forma processual ela vá afinando sua escrita e leitura e também o importante papel do professor nesse período. Ademais, é de suma importância que o professor em todas as etapas peça para os alunos lerem o que escreveu, para que dessa forma seja desenvolvido sua consciência fonológica.
DISCUSSÃO DOS VÍDEOS
Tendo em vista os vídeos apresentados para análise no portfólio do ciclo 2 de aprendizagem, vemos na prática quão importante nós professores nos atentarmos aos avanços de cada aluno visto que cada um tem um tempo e um ritmo de aprendizagem.
Para tal, é de extrema importância que saibamos identificar corretamente os níveis de escrita que cada aluno se encontra, criando assim situações problemas para que os estudantes tenham um aprendizado realmente efetivo.
Ademais, vimos o quão primordial é para o aluno a leitura do que se está escrevendo levando assim a reflexão do processo, a melhora dos resultados e o desenvolvimento da sua consciência fonológica.
ANÁLISE DAS AMOSTRAS DE ESCRITA
Escrita 1 – Antônio
Classificação: Silábico alfabético – A escrita do aluno ora usa uma letra para representar sílabas como nas palavras amanhã e reunir, ora usa mais do que uma letra para representá-las como nas palavras não e porquê. A escritas apresenta o valor sonoro convencional, ainda que com erros.
...