TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AÇÃO Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         04

2 DESENVOLVIMENTO        05

3 CONCLUSÃO        07

4 REFERÊNCIAS        

 08


1    INTRODUÇÃO

        Superar o preconceito e combater ações discriminatórias é uns dos grandes desafios enfrentados para a educação, trabalhar com os valores de reconhecimento e respeito mútuo é dever não só da escola, mas de toda a sociedade.

        O desenvolvimento desse processo tem como papel principal a escola, por ela ser o espaço de convivência entre crianças de origens e nível sócio-econômico diferentes, como: costumes, crenças e religiões diferentes daqueles que cada uma conhece, com visões de mundo diversas daquela que compartilha com a família. A criança na escola convive com a diversidade e poderá aprender com ela.

2  DESENVOLVIMENTO

Objetivos

Formar cidadãos preocupados com a coletividade.

Estimular o respeito à diversidade racial.

Ano
Educação Infantil.
Tempo estimado
01 mês
Profissionais envolvidos
Pais, alunos e professora.
Materiais necessários
Retalhos de tecidos de diversas cores e estampas, linha, agulha, botões, papel, lápis de cor e giz de cera.

Desenvolvimento

1ª Semana

Faça um circulo com as crianças e conte histórias que tratam da diversidade e que valorize o respeito a diferença. Aproveite para debater conflitos gerados por preconceitos.

2 ª Semana

Junto com as crianças, faça vários tipos de bonecos. Ofereça o material necessário. Deixe os bonecos à disposição para brincadeiras em sala. Organize para que cada criança possa levar um para casa. Neste momento as crianças criam laços com esses objetos e se reconhecem neles.

3 ª Semana

Um dos problemas mais comuns enfrentados pelas crianças negras é relacionado aos cabelos. Não é difícil ouvir algumas falando que gostariam de tê-los lisos, loiros, ondulados, ruivos etc. Deixe as crianças à vontade para tocar nos cabelos umas das outras. Sentindo a textura, vendo o comprimento, assimilando que não há cabelo ruim apenas diferente. Em casa junto com os pais peça uma pesquisa sobre os diferentes tipos de cabelos Aconselhe a turma a desenhar em uma folha os tipos de cabelos (textura, cor etc.) que existem.

4 ª Semana

Faça uma pesquisa com os alunos sobre a história de alimentos, qual a comida típica de cada regiao. As aulas de culinária são momentos ricos para resgatar heranças culturais dos vários grupos que compõem a sociedade brasileira. Planeje momentos de degustação.

Avaliação

Observe em brincadeiras e falas como as crianças se aceitam valorizando assim diversidade de suas origens e a auto-imagem.

Socializar as crianças criando relações com diferentes grupos é uma das responsabilidades da escola, diante disso a criança acaba tendo o primeiro contato com o racismo. Podendo então acontecer a grosso modo a relação entre crianças negras e brancas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com