PORTFÓLIO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Por: cinttiaa • 17/10/2017 • Relatório de pesquisa • 1.755 Palavras (8 Páginas) • 1.738 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOVIMENTO.......................................................................................4,5,6
3.1 ENTREVISTA ...................................................................................................6,7
4 CONSIDERAÇÕE FINAIS ......................................................................................8
5 REFERENCIAS .......................................................................................................9
- INTRODUÇÃO
Sabemos que o processo de ensino e aprendizagem consiste numa troca de saberes onde o professor opera como um intermediador entre seus alunos e o conhecimento, desta maneira este processo consiste em professor- aluno- conhecimento, a importância da psicologia no processo educacional é tão evidente quanto polêmico, grande relevância da teoria de Vygotsky para as teorias da psicologia e, nomeadamente, da Aprendizagem.
A psicologia escolar é uma área ampla que envolve aspectos da psicologia e da educação.
O processo de aprendizagem seja formal ou informal, visto sob o prisma da psicologia da educação, têm características próprias que podem ser assim resumidas, a escola e responsável pela promoção de saúde mental da mesma, atuando juntos a todos os membros que fazem parte da escola; alunos, educadores, diretores professores, funcionários e dos pais.
- DESENVOLVIMENTO
Hoje não só é possível, como altamente (maravilhoso) desejável, a psicologia Escolar e considerada como tendo chave mestra para melhorar a Educação. O desenvolvimento pode ocorre fora da escola, a escola serve para avaliar e aplicar os princípios psicológico a grande número de sujeitos, os três grades aspectos da natureza humana e ação, cognição e emoção.
Tem também a psicologia da aprendizagem entre ostros mais, na psicologia da aprendizagem, a maior parte de nossos comportamentos é aprendida: andar, falar, digitar, pedalar, nadar, calcular, telefonar, sentar, etc.
Vygotsky dá uma atenção especial à educação por considerar que ela possibilita desenvolver modalidades de pensamento bastante específicas, possuindo um papel diferente e insubstituível, na apropriação pelo sujeito da experiência culturalmente acumulada. Justamente por isso, ela representa o elemento imprescindível para a realização plena do desenvolvimento psíquico dos indivíduos já que promove um modo mais sofisticado de analisar e generalizar os elementos da realidade,pensamento.
Ao interagir com esses conhecimentos, o ser humano se transforma: aprender a ler e a escrever, obter o domínio de formas complexas de cálculos, construírem significados a partir das informações descontextualizadas, ampliarem seus conhecimentos, lidar com conceitos científicos hierarquicamente relacionados, são atividades extremamente importantes e complexas, que possibilitam novas formas de pensamento, de inserção e atuação em seu meio. Isto quer dizer que as atividades desenvolvidas e os conceitos aprendidos na educação escolar (que Vygotsky chama de científico) introduzem novos modos de operação intelectual: abstrações e generalizações mais amplas acerca da realidade (que por sua vez transformam os modos de utilização da linguagem). Como conseqüência, na medida em que o sujeito expande seus conhecerem etos, modifica sua relação cognitiva com o mundo. (Rego, 1996, p.104)
A compreensão do processo de aprendizagem humana, isto é, perceber como é as pessoas aprende, as diferentes interpretações a que chegam.
A motivação está ligada á aprendizagem, logo compreender os fatores motivadores é princípios para se promover uma aprendizagem ativa e participativa, a avaliação das competências e dos conhecimentos é fundamental para que essa informação permita estimar e orientar o processo de aprendizagem.
A importância da Psicologia e compreender que cada aluno tem a sua especificidade e a sua forma de aprender, não existem apenas uma inteligência, mas vários tipos de inteligências, e é na interação entre aluno, professor, escola, família e meio envolvente que se desenvolve e se constrói o conhecimento.
A ação pedagógica do contexto escolar dos educadores de serem ativos e dinâmicos esses deve ter a percepção, a consciência da sua importância no processo do desenvolvimento e aprendizagem dos educados. A psicologia permite desenvolver nos professores a reflexão, o espírito crítico e autocrítico da sua atividade, avaliar cada tipo de educando e ação pedagógica na sua totalidade. Tendo em vista que educadores e profissionais da saúdem tem atuam num século, onde a escola, cada vez mais tem assumido o papel da família por meio dos projetos das políticas públicas.
Dentro dessa perspectiva pedagógica inserida nas políticas públicas é possível refletir e considerar a relevância da psicologia para o contexto pedagógico, pois ela representa o desenvolvimento das competências dos atuantes no contexto escolar para significar as ferramentas de informação e comunicação e assim, permitem ao contexto adaptar os currículos pedagógicos ao ensino do século atual, utilização de ferramentas de informação e comunicação, dinamizando a atividades educativas tornando-a mais atrativa, nessa perspectiva o papel do professor passa a ser o de um mediador do ensino e os alunos passam a ter um papel mais ativo na aprendizagem, eles serão os “construtores” do conhecimento.
...