PORTIFÓLIO UTA - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Por: jojo.borges • 19/7/2016 • Relatório de pesquisa • 2.515 Palavras (11 Páginas) • 371 Visualizações
FACINTER-FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Adriana Leite Xavier
Joquebede Marceli geronimo Borges
PORTIFÓLIO UTA - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Três Rios/RJ
2014
FACINTER-FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Adriana Leite Xavier
Joquebede Marceli geronimo Borges
PORTIFÓLIO UTA - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Portifólio apresentado a UTA – Fundamentos da Educação, no Curso de Pedagogia à Distância turma 2014 da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Mara Elisa A. Afonso
Centro associado: Três Rios/ FACINTER
Três Rios/RJ
2014
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO...................................................................................................... 4
2 – FUNDAMENTOS SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO.......................................5
3 – QUESTÕES DO LIVRO TEORIAS DA APRENDIZAGEM (capitulo quatro)......... 7
4 – CONCLUSÃO.......................................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
1 – INTRODUÇÃO
O presente portfólio descreve os resultados do trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER. Pólo Três Rios.
O trabalho trata-se de um estudo que se organiza em três etapas; primeiramente foram feitas leituras que auxiliaram o estudo no que diz respeito aos conceitos de Fundamentos socioculturais da educação, Teorias da aprendizagem-um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico.
Em seguida foram respondidas questões reflexivas sobre os conteúdos pesquisados e estudados, a partir desses estudos os dados foram sistematizados e organizados nesse portfólio.
A Pesquisa para execução deste trabalho levanta algumas questões reflexivas sobre os fundamentos socioculturais da educação mostrando como podem nos auxiliar numa melhor compreensão da realidade educacional, deste o ponto de vista de uma investigação mais crítica da realidade, como o tratamento de questões como inclusão e a diversidade na escola, a desigualdade na oferta educacional, a questão da cultura e a escola.
Levantam-se questões sobre como se iniciou os fundamentos de nossa educação e abordaremos um pouco do pensamento de Henri Wallon, filosofo e psicólogo Frances que ao longo de toda a vida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças.
Sobre o quanto a filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, pois filosofia e educação caminham juntas. Ela conduz o educando a oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite pensar e repensar.
Finalmente, com as atividades desenvolvidas neste portfólio chegamos a conclusão que elas visam favorecer o crescimento de atitudes de auto-avaliação de nossa prática docente.
2. FUNDAMENTOS SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO
Atividade aplicada: Prática - Página 81.
Procure identificar o perfil cultural dos alunos de duas escolas de sua cidade. Para isso, entreviste professores, alunos, pais, direção e coordenação pedagógica. Levante dados relativos à origem social e familiar, situação financeira, acesso a bens culturais etc.
Ao observar o perfil dos alunos de duas escolas da minha cidade percebi que elas apresentam várias características semelhantes, como origem social e familiar, e situação financeira desfavorável e pouca inserção cultural.
Nossos alunos, ou a grande maioria deles tem procedência de classe média baixa. Na sua maioria de baixa renda salarial, com uma renda aproximada entre um a dois salários mínimos.
Sendo assim, com essa situação é proporcional à falta de informação e cultura existente na comunidade da escola. Somente a escola oferece possibilidades de acesso ao conhecimento formal e de contato com a diversidade cultural e social ao aluno.
Atividades Aprendizagem – Questões Reflexivas - Página 248
1- A partir da leitura das tendências e seus vínculos formativos, explique a relevância da compreensão deste conteúdo para a formação do professor.
A captação deste conhecimento e de todo esse conteúdo leva a conscientização de que a prática pedagógica cotidiana também acarreta consequências mais amplas em termos socias e antropológicos. Possibilitando ao futuro professor a compreensão de que toda a prática pedagógica, consciente ou inconscientemente, tem seus fundamentos calcados em concepções políticas, antropológicas e sociais, e que toda ação educativa implica em consequências. E quanto mais se tiver consciência dessas consequências, melhor será a atividade educativa.
Desta forma as tendências pedagógicas auxiliam os futuros professores na tarefa de vivenciar a sua realidade profissional com um olhar mais capacitado a compreender as diferenças que se colocam a sua frente.
2 - Leia o trecho a seguir:
A educação é uma das vertentes fundamentais para o crescimento da economia, seja pelo efeito direto sobre a melhoria da produtividade do trabalho – formação de trabalhadores mais eficientes, capital humano – seja pelo aumento da capacidade do país de absorção e geração de novas tecnologias.
...