PORTIFÓLIO PEDAGOGIA 6 SEMESTRE UNOPAR
Por: FERAPSILVEIRA • 28/9/2016 • Seminário • 1.030 Palavras (5 Páginas) • 2.481 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
Sistema de Ensino Presencial Conectado
licenciatura em PEDAGOGIA
Fernanda Aparecida silveira
Portifólio individual
projeto político-pedagógico quanto à diversidade e ao processo de inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais.
Disciplinas: | Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares; Educação e Tecnologia em Educação; Cidadania, Diversidade: Relações Étnico-Raciais; Seminário Interdisciplinar III. |
Profs. | Edilaine Vagula; Sandra Vedoato; Vilze Vidotti; Cyntia Simioni; Fabio Luiz e Carlos Eduardo Gonçalves. |
Semestre | 3º |
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho individual busca entender como funciona o PPP de cada município. A pesquisa foi elaborada de acordo com o projeto político pedagógico da Escola de Ensino médio Paulo Freire, para tentarmos entender melhor como é construído um ppp de uma Escola. Na qual será apresentado todo o seu desenvolvimento e as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, destacando as dificuldades do projeto. Colocando em pauta, o que teve progresso de acordo com a diversidade e a inclusão de alunos com necessidades educacionais e especiais nas escolas atualmente. E assim explicar melhor qual situação educacional de acordo com cada município, mostrando a importância do projeto político pedagógico no espaço escolar.
2. OBJETIVO
Analisar a proposta da escola expressa no projeto político- pedagógico quanto a diversidade e ao processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.
3.DESENVOLVIMENTO
A entrevistada foi a pedagoga Cristina Gueiros coordenadora da Escola de Ensino Médio Paulo Freire.
- A escola desenvolve projetos sobre a diversidade e a inclusão? Quais? Conte-nos um pouco sobre a proposta dos projetos.
Sim. Por meio de palestras motivacionais e reuniões mensais colocamos em pauta os principais problemas da escola. A nossa proposta baseia-se em direito a educação para todos, respeito a adversidade entre outras coisas.
- Como o preconceito, a discriminação e o bullying são tratados na escola? Como você tem orientado os professores?
Nós procuramos enfrentar o problema com bastante cautela, pois ainda é muito presente no âmbito escolar. Primeiramente informamos aos docentes quais seus direitos e deveres para adequá-los as propostas de nível nacionais. Trabalhamos principalmente com a importância do respeito mútuo.
- A escola oferece o atendimento educacional especializado através das salas de recursos multifuncionais?
Ainda não contamos com esse apoio, mas recentemente chegou o primeiro micro-ônibus com apoio para cadeirante, e aos poucos lutamos para recebermos salas de recursos multifuncionais.
4) O PPP é construído e realimentado com frequência por meio de um trabalho coletivo?
Infelizmente não, pois a desinteresse da maioria em muda-lo. Vejo que há muita falta de motivação nos antigos pedagogos.
O projeto analisado foi o da escola de ENSINO MÉDIO PAULO FREIRE.A escola foi inaugurada a 5 anos, ela esta estalada em um prédio bem conservado , contém 08 salas de aula, possui um laboratório de informática, quadra coberta banheiros etc. Contém 11 professores, 1 Diretora, 1 secretária geral ,funciona em dois período vespertino e noturno.
A escola, prima por uma educação de qualidade buscando desenvolver um projeto político pedagógico escolar junto a sociedade, mesmo porque essa escola e formada por vários tipos de alunos: negros, brancos , morenos , pardos,etc. Abrange alunos de diferentes lugares como os da zona rural e acampamentos do MST entre outras ,procurando sempre dar palestras sobre a diversidade e a inclusão de alunos com necessidades especiais . Apesar de não ser uma escola modelo de inclusão e não possuir uma sala equipada com recursos multifuncionais para assessorar os alunos com algum tipo de deficiência, esta sempre fazendo projetos, juntamente com professores, e diretores, para estar sempre preparada para receber os alunos com algum tipo de deficiência. A proposta da escola e, fazer com que os alunos especiais se adaptem a escola, mesmo quando ela não oferece uma boa estrutura para recebe –lós . A diversidade e um tema muito interessante para ser discutido em sala de aula, pois e onde se concentra e vivenciam-se as diferenças que existem na sociedade que são inúmeras. A inclusão também e necessária para que se tenha uma sociedade mais justa para todos , lembrando que é com ajuda da escola que se constrói uma sociedade, onde todos tem direitos e deveres. esse motivo tanto a inclusão quanto a diversidade tem que ser discutido e analisando , dentro e fora da escola .
...