PPAP - PROJETO EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: douglasjulia • 17/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 21.468 Visualizações
[pic 1]
UNIP INTERATIVA
Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Práticas e Projetos de Ação Pedagógica – Educação Infantil
Tema: Jogos e Brincadeiras na Aprendizagem Escolar
NOME RA
FRANKSLANY SILVA DOS SANTOS | 1703672 |
polo miguelópolis
2018
Titulo: Jogos e Brincadeiras na Aprendizagem Escolar
Subtítulo: Os Jogos e o Lúdico na Aprendizagem Infantil
Projeto apresentado ao curso de Pedagogia a Unipinterativa como requisito de aprovação da disciplina de Projeto e Práticos de Ação Pedagógica.
POLO MIGUELÓPOLIS-SP
2015
SUMÁRIO
TEMA .................................................................................................................. 04
1. JUSTIFICATIVA ........................................................................................... 04
2. SITUAÇÃO PROBLEMA ............................................................................ 04
3. PÚBLICO ALVO ........................................................................................... 04
4. OBJETIVOS ................................................................................................... 04
5. EMBASAMENTO TEÓRICO ..................................................................... 05
6. PERCURSO METODOLÓGICO ................................................................ 05
7. RECURSOS .................................................................................................... 05
8. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES .......................................................... 06
9. AVALIAÇÃO ................................................................................................. 06
REFERENCIAS ................................................................................................. 06
TEMA: JOGOS E BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR.
1. JUSTIFICATIVA
Pensando em como a brincadeira faz parte da vida da criança, incluir o jogo e a brincadeira no campo educacional tem como propósito o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança e construção do conhecimento.
Segundo Piaget (1978) os jogos são apenas para fins de entretenimento, também contribuem para o desenvolvimento intelectual, físico e mental dos indivíduos, fazendo com que os mesmos assimilem o que percebem da realidade.
Portanto é por meio dos jogos e do lúdico que a criança compreenderá que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal.
2. SITUAÇÃO PROBLEMA
Devem ser planejadas com base em momentos significativos dos jogos, apresentando sempre algum obstáculo e exigindo que as crianças decidam qual é a melhor ação a ser adotada.
3. PÚBLICO ALVO
Crianças da educação infantil.
4. OBJETIVOS
O presente trabalho de jogos e lúdico na aprendizagem escolar tem o objetivo de fortalecer os processos interativos e enriquecer a cultura infantil, contribuir para o desenvolvimento da criatividade, criar uma série de situações que envolva equilíbrio e outros desafio corporais para as crianças com o uso de objetos, obstáculos e alvos. Os jogos garantem situações de aprendizagem aprimorando o desenvolvimento cognitivo e social da criança com atividades que abrangem o desenvolvimento motor, atenção, memorização e a percepção espacial, entre outras habilidades com o objetivo de revelar a importância do aprender brincando, através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras.
5. EMBASAMENTO TEÓRICO
Para apoiar essa pesquisa utilizou-se a teoria de kishimoto (1994), que ressalta, em sua obra, que o brinquedo proporciona à criança um mundo imaginário, onde se dá inicio a criação do lúdico de cada um. A concepçãode Kishimoto sobre o homem como ser simbólico, que se constroi coletivamente e cuja capacidade de pensar está ligada á capacidade, é fundamental para propor uma nova “pedagogia da criança” ressalta ainda que o jogo, vincula-se ao sonho, à imaginação, ao pensamento e ao símbolo. Segundo Macedo, Petty e Passos, o trabalho com jogos permite criar e agir situações de aprendizagem mais formativa, porque faz da observação uma melhor forma de atribuirvalor e promover as produções de cada criança. Ainda Cória-Sabini eLucena, os jogos e brincadeiras são vistos como parceiros ativos na aprendizagem, cabendo ao professor respeitar suas características e formas de pensar.
...