PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO
Por: lize1994 • 1/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.286 Palavras (6 Páginas) • 1.384 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO
PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO – 80h
UNIDADE 1
SUPERVISÃO EDUCACIONAL
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Conceitue Supervisão, destacando as atribuições do supervisor escolar e a relevância desta função na contemporaneidade.
R= Supervisão, significa “visão sobre”. Assim a supervisão educacional significa visão sobre todo processo educativo, para que a escola possa alcançar objetivos da educação e os objetivos específicos da própria escola, tendo como objetivo maior favorecer a atuação dos professores na melhoria da qualidade da educação. O supervisor é conhecido como especialista da educação, responsável por tornar a prática educativa flexiva, receptiva às inovações a às transformações no plano social, científico e tecnológico. O supervisor tem a tarefa de coordenar, acompanhar e orientar o ensino aprendizagem e, assim contribui para o bom nível da educação. Na prática diária, o trabalho do supervisor educacional se apóia em princípios filosóficos e diretrizes educacionais, contribuindo com o valor científico. O supervisor é o agente do relacionamento professor-aluno, na formação de valores éticos através de uma ação cooperativa para que a educação atinja seus objetivos, envolvendo a todos que participam do processo educacional.
- O conceito de supervisão escolar sofreu algumas alterações ao longo do tempo, passando por três fases: Fiscalizadora, Construtiva e Criativa. Explique cada uma delas.
R= Fase Fiscalizadora: Tem como objetivo o cumprir as leis de ensino, professores em situação legal e cumprir datas e prazos, verificação de documentos escolares.
Fase Construtiva: Está ligada à supervisão orientada e reconhece a necessidade de melhorar a atuação dos professores. Surgem os cursos de aperfeiçoamento e atualização dos professores.
Fase Criativa: Trata-se de um trabalho coletivo, que visa à participação de todos que estão envolvidos no sistema educacional. Estimula e orienta, de maneira democrática e científica, desenvolvendo profissionais capazes de melhorar o ensino aprendizagem.
- Explique o Projeto de Lei nº 4.106, de 2012 (lei que regulamenta a profissão de supervisor educacional), expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.
R= O projeto de Lei n°4.106, de 2012 foi criado para estabelecer diretrizes para a atuação do profissional de supervisão. Segundo a referida lei, existem vários requisitos a serem cumpridos para que o indivíduo se torne um profissional de supervisão, a mesma também aponta em quais fontes o profissional pode atuar. A mesma é de grande importância, pois é uma ferramenta que além de regular a profissão de supervisor, colabora para assegurar a qualidade do ensino dentro das escolas.
- Escolha três dificuldades e problemas enfrentados pelo supervisor escolar, elencados no item 7.2, e argumente sobre cada um.
R= Trabalho fragmentado: se dá as atividades treinamentos/ capacitações e aplicações em sala, não estão alinhados, não acontece de uma forma freqüente e integrada.
Falta de tempo para estudar, dificuldade em planejar: essa dificuldade remete as questões da hora atividade (por exemplo) que as vezes não é suficiente para suprir a demanda de tempo gasto na pesquisa e preparação de uma aula adequada, que prejudica todo andamento do processo, de ensino aprendizagem, planejado pela equipe pedagógica.
Direção administrativa, com pouco interesse no pedagógico da escola: problema ocorrido quando o segmento administrativo da escola (sobre tudo a direção), não dá suporte para a equipe pedagógica exercer suas funções.
- No texto “A identidade e atuação do pedagogo no contexto escolar no estado do Paraná” Freitas explicita como é exercida a função de Supervisor escolar no estado do Paraná. Faça uma síntese do texto (mínimo 10 linhas), apresentando os pontos principais.
- Buscando a definição do papel do supervisor pedagógico, Vasconcelos (2003), começa por aquilo que a supervisão não é. O que não é função de um supervisor escolar, segundo o autor? Você concorda? Justifique seu posicionamento.
R= Não é função de um supervisor escolar ser fiscal de professores, tarefeiro, quebra-galho, tapa buraco, não é coringa, não é generalista. Vasconcelos define o supervisor como o articulador do projeto político pedagógico da instituição no campo pedagógico, com a função de organizar a reflexão, a participação e os meios de concretizar a tarefa da escola, a qual é propiciar que todos os alunos aprendam e se desenvolvam como seres humanos plenos.
E sim, eu concordo com tudo isso, os professores não devem se sentir menos que um supervisor pedagógico, mas sim dar a importância necessária a esses profissionais, que se colocarem um supervisor pedagógico para tapar buracos toda vez que outro professor falta, irá gerar uma desorganização no ambiente escolar.
UNIDADE 2
O SUPERVISOR EDUCACIONAL
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Relacione cinco características que um supervisor precisa desenvolver para dar conta dos desafios atuais e explique-as.
R=
- Qual a diferença entre a ação supervisora tradicional da renovada? Em sua opinião, qual destas práticas as escolas adotam, atualmente? Justifique a sua resposta.
R= Tradicional fiscaliza o trabalho pedagógico e o ensino-aprendizagem. , o supervisor deve ser um facilitador, ter o conhecimento como um dado absoluto, agir de maneira natural diante dos problemas
- Muitas são as ações do supervisor. Escolha três ações que você considera principais e explique-as.
- Analisando o seu perfil, você julga ser capaz de exercer as funções de um supervisor? Justifique.
- O supervisor se depara com diversos tipos de conflitos dentro da escola. Neste sentido, o que significa ser um mediador do ensino-aprendizagem?
- Faça uma síntese, relatando as principais ideias do texto “O Papel do Supervisor Frente às Novas Tecnologias” e aponte a importância desta ferramenta no contexto escolar. (Mínimo de 15 linhas).
- Sabemos que o PPP e o regimento escolar são indispensáveis ao bom funcionamento da escola e que cada instituição é responsável pela construção coletiva de ambos. Cite algumas possíveis contribuições do Supervisor escolar neste processo de construção.
UNIDADE 3
FUNÇÕES E PRÁTICAS DA SUPERVISÃO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Explique as funções técnicas, administrativas e sociais da supervisão escolar, destacando a importância de cada uma.
- É função do supervisor diagnosticar as necessidades educacionais, oferecer sugestões e auxiliar o professor na resolução de problemas. Com base no texto “Funções da supervisão”, escolha quatro funções da supervisão e descreva de que forma você desenvolveria cada uma das funções escolhidas.
- Faça uma análise crítica, relacionando o texto “A prática da supervisão” à realidade das escolas nos dias de hoje.
- O currículo está relacionado ao trabalho do Supervisor. Como deve ser sua atuação para contribuir de forma significativa diante dos desafios educacionais atuais?
- Faça uma análise relatando cinco desafios encontrados pelo supervisor, na atualidade? É possível que ele cumpra sua função diante de tais desafios? Justifique sua resposta.
- Diante do que você estudou até o momento, elabore um texto argumentando sobre a importância do supervisor educacional para a escola.
UNIDADE 4
A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- De acordo com os seus estudos, apresente as tarefas que o supervisor educacional deve realizar na elaboração do projeto pedagógico.
2. No texto de Cíntia Marantes Rech, a autora destaca que o supervisor escolar deve articular todo o conjunto escolar (professores, alunos, pais, direção, comunidade educativa em geral) e buscar um projeto único. Nessa perspectiva como deve ser o trabalho do supervisor?
...