PROJETO MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
Por: Mari58 • 30/3/2020 • Projeto de pesquisa • 8.357 Palavras (34 Páginas) • 461 Visualizações
ca
SISTEMA DE ENSINO À DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MARÍLIA GRAZIELLA DANTAS PALMA GOMES
[pic 1]
MUSICALIZAÇÃO NA INFÂNCIA:
Breve Histórico, Leis e Atividades Práticas para a Educação Infantil
[pic 2]
MUSICALIZAÇÃO NA INFÂNCIA:
Breve Histórico, Leis e Atividades Práticas para a Educação Infantil
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.
Orientadora: Prof. Natália Gomes dos Santos.
Birigui
2018
GOMES, Marília Graziella Dantas Palma. Musicalização na Infância: breve histórico, leis e atividades práticas para a educação infantil. 2018. 30 páginas. Projeto de Ensino (Graduação licenciatura em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Polo da cidade de Araçatuba, 2018.
RESUMO
O tema e linha de pesquisa desde Projeto é a musicalização infantil, com enfoque a crianças de 4 e 5 anos. Primariamente, há uma breve reflexão da importância e os efeitos que a música tem no ser humano, seguido do histórico da educação musical, chegando até os dias de hoje com os documentos educacionais oficiais que orientam o trabalho do professor de educação infantil e a Lei 11.769/08, que torna obrigatório o ensino de música na educação básica. A pesquisa sobre musicalização na educação infantil se deu de forma bibliográfica, com os autores: Laura C.S.C. Cava, autora do livro da disciplina de ensino de Arte e Música (UNOPAR); Teca Alencar de Brito; Luis Ellmerich; Paula C.S Gonçalves entre outros. Mesmo com a problemática de falta de formação específica em música para os pedagogos na rede pública, o projeto tem o objetivo de educar as crianças musicalmente, numa proposta que vá além do superficial, oferecendo aos educandos atividades lúdicas e voltadas ao saber musical, com conhecimento dos parâmetros do som, ritmo, silêncio, os diversos gêneros musicais, confecção de instrumentos musicais com sucata e recicláveis e o desenvolvimento do uso da voz com o canto entre outros. Tais atividades promovem interação, prazer, ampliação de saberes além de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A avaliação das atividades se dará por observações diárias, registros e portfólios. Apesar das dificuldades que o professor certamente encontrará no trajeto da realização do projeto, fica acima delas o desejo de adaptação, aprimoramento e busca por conhecimento incessante.
Palavras-chave: Ensino de Música; Educação Infantil; Projeto de Ensino.
SUMÁRIO
1 Introdução .5
2 Revisão Bibliográfica .7
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino 16
3.1 Tema e linha de pesquisa 16
3.2 Justificativa 16
3.3 Problematização 17
3.4 Objetivos 18
3.5 Conteúdos 18
3.6 Processo de desenvolvimento 19
3.7 Tempo para a realização do projeto 25
3.8 Recursos humanos e materiais 27
3.9 Avaliação 27
4 Considerações Finais 28
5 Referências 29
INTRODUÇÃO
É indiscutível que somos seres musicais. E a música remete sentimentos, sejam eles bons ou ruins, e pode despertar tranquilidade ou agitação.
Este Projeto de Ensino consiste em uma breve análise de elementos históricos da educação musical e as leis educacionais, inclusive as vigentes.
Desenvolveu-se embasado no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, volume 3, bem como na ideia de ir além de práticas musicais superficiais, mas sim propostas concretas e específicas.
O Projeto de Ensino proposto é direcionado na linha de pesquisa da Docência na Educação Infantil, com atividades curriculares direcionadas à Musicalização de crianças de 4 e 5 anos, ou seja, Pré “I” e Pré “II”.
Justifica-se pela grande importância que a música tem, pois, além de ser um elemento obrigatório no currículo escolar, está presente no dia a dia de todas as pessoas e isso inclui principalmente as crianças.
A problemática está em buscar esclarecer alguns pontos importantes sobre a Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008, já que o professor das escolas públicas não tem o aparato de um especialista formado em música, sendo assim, como o pedagogo em questão pode trabalhar a musicalização de forma prática e eficaz?
O objetivo geral deste Projeto de Ensino é educar musicalmente, oportunizar às crianças diversos gêneros, ampliando seus saberes culturais. Promover conhecimentos musicais diversos, mas principalmente o despertamento prazeroso e artístico.
De forma geral, os conteúdos contemplarão os 7 eixos temáticos que são sugeridos para a Educação Infantil, com maior enfoque nos eixos “Música”, “Movimento”, “Artes”, “Identidade e Autonomia”, em duas atividades focadas na musicalização.
As atividades devem ser desenvolvidas durante todo o ano letivo, sendo que as duas principais atividades de musicalização realizadas em um semestre cada. Foi proposta a confecção de instrumentos musicais com sucata e a formação de um coral de vozes infantis, promovendo, portanto, além do crescimento intelectual e prazer individual, a interação do aluno-professor-escola-família.
Para isso, foram utilizados recursos como sucatas, materiais recicláveis, tintas, rádio, computador com internet, literaturas como “Festa do Céu” (Angela Lago), “A volta ao mundo” (Mary e Eliardo França), “Barulho demais” (Max Velthuijs), fitas k-7, cd’s, entre outros.
Propõe-se que a avaliação consista na observação diária, registros, portfólios e no interesse das crianças pelas atividades a serem desenvolvidas.
O presente Projeto de Ensino foi embasado em pesquisas bibliográficas, como já citadas, de documentos legislativos educacionais, bem como de alguns autores, do qual destaco alguns: Laura Célia Sant’Ana Cabral Cava, Teca Alencar de Brito, Luís Ellmerich, Janaína Trasel Martins, Paula Cristina S. Gonçalves, entre outros que tanto contribuíram com suas pesquisas e saberes sobre a música e sua relação com a educação.
...