PROJETO POESIAS: “ENCANTANDO COM CECÍLIA”
Por: Vick2013 • 3/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.487 Palavras (6 Páginas) • 12.259 Visualizações
PROJETO POESIAS: “ENCANTANDO COM CECÍLIA”
JUSTIFICATIVA: A opção por trabalhar com poesias deve-se a importância que este tipo de texto tem para o universo infantil. Os poetas são seres muito especiais que, através da vida, conseguem manter a capacidade de se encantar com as coisas mais simples. Deixando vir à tona a criança que nunca deixaram de ser, brincando com a sonoridade e o ritmo das palavras, eles falam de temas que lhes são próximos, de objetos de seu mundo doméstico, da natureza que os cerca, sempre com sensibilidade e humor.
Assim, Cecília Meireles deixa transparecer em suas poesias as impressões, musicalidade e cores, está presente no livro Ou isto ou aquilo, que fala dos sonhos e fantasias do mundo infantil.
Diante disso, afirmamos a necessidade de incluir no cotidiano da sala de aula a leitura das poesias, para que os alunos possam aprender mais sobre elas e ampliar o repertório de poesias conhecidas. Pois, ouvindo poesias as crianças descobrem outros mundos possíveis, conhecem outros jeitos de brincar, de se entreter e de expressar seus sentimentos.
Assim, o Projeto “Encantando com Cecília” busca fazer uso do fascínio que as poesias exercem nas crianças para desenvolver o conhecimento da estrutura desse tipo de texto (poesias com características diferentes (exemplo: com rima, sem rima, com imagens, com ritmo, com ilustração, etc.).
PRODUTO FINAL: Um recital com as poesias escolhidas pelo grupo ou um CD gravado com as poesias recitadas pelas crianças ou um livro de poesias.
INTERVENÇÃO 1
OBJETIVO: Fazer levantamento dos conhecimentos prévios das crianças acerca do tema do projeto.
- Na roda de conversa a professora deve inserir o tema perguntando às crianças sobre o que elas acham que seja uma poesia, ouvir todas as opiniões, explicar de que se trata de um tipo de texto [...]
INTERVENÇÃO 2
OBJETIVO: Apresentar o projeto poesias.
A professora deve dialogar com as crianças, relatando que neste semestre vamos trabalhar com o projeto poesias, onde estaremos fazendo a leitura de várias poesias, sendo que o produto final será um recital, onde as crianças irão escolher uma poesia preferida para recitar.
- A professora deverá apresentar às crianças o material selecionado para que possam conhecer e manusear (livros e caixa de leitura com poesias de Cecília Meireles).
- Fazer a leitura da biografia e da apresentação do livro “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles/ Ilustrações – Thais Linhares, 6. Edição – Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2002.
- Fazer leitura da poesia: “Pescaria”, fazendo questionamentos como:
- Que tipo de texto vocês acham que é? (poesia)
- Quem conhece outra poesia?
- Socializar as poesias conhecidas.
- Brincar com a poesia “Pescaria” – Cecília Meireles/Ilustrações - Thais Linhares, 6. Edição – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
INTERVENÇÃO 3.
OBJETIVO: Discutir a função social da poesia.
- Na roda, ler a poesia “Colar de Carolina” - Cecília Meireles/Ilustrações - Thais Linhares, 6. Edição – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002 e fazer alguns questionamentos como:
Conversar com as crianças sobre a função social da poesia. Questionar:
- Quando será que lemos poesia?
- Para que a lemos?
- Nós gostamos sempre de todas as poesias que lemos?
- Para que nos serve a leitura de poesias? (entretenimento, expressar sentimentos, brincar, divertir, etc.)
- Brincar com o grupo exercitando a entonação. (ler com entonação e volume alto, ler com entonação e volume baixo, ler sorrindo, ler chorando, ler rápido, ler devagar).
INTERVENÇÃO 4
OBJETIVO: Identificar as rimas presentes na poesia.
- Apresentar na roda: poesia escrita em papel metro (As meninas – Cecília Meireles/Ilustrações - Thais Linhares, 6. Edição – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
- Fazer a leitura oral da poesia.
- Propor questões que viabilizem uma discussão acerca de: rima, sonoridade, silhueta do texto, escolha das palavras, como:
- Vocês perceberam que algumas palavras desta poesia se parecem na sonoridade? Quais?
- Nós podemos substituir essa palavra por outra sem perder a sonoridade? Qual seria?
- Vocês sabiam que quando as palavras de um texto apresentam sons parecidos, damos o nome de rima?
- Expor o cartaz no varal.
Obs.: Essa intervenção deve ser realizada várias vezes durante a execução do projeto para garantir o cumprimento do objetivo estabelecido.
INTERVENÇÃO 5
OBJETIVO: Diferenciar a poesia de outros tipos de textos.
- Conhecer a organização interna estrutural de uma poesia: estrofes e versos.
- Apresentar na roda diversos tipos de texto como lista, história, parlenda, poesia e fazer os seguintes questionamentos:
- Quais desses textos vocês acham que está escrito uma poesia? Por quê?
- Chamar a atenção para a diagramação de cada texto, identificando semelhanças e diferenças entre eles.
- Retomar o cartaz trabalhado na intervenção 4. Reler a poesia do cartaz “As meninas” – Cecília Meireles/Ilustrações - Thais Linhares, 6. Edição – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
- Questionar com as crianças: qual a diferença dela para os textos que você conhece?
- Chamar a atenção para a organização das poesias em estrofes e versos.
- Contar o número de estrofes.
- Explicar o que é verso e estrofe.
INTERVENÇÃO
...