PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Augusta Amorim • 11/3/2020 • Trabalho acadêmico • 1.273 Palavras (6 Páginas) • 589 Visualizações
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – ENSINO FUNDAMENTAL
POSTAGEM 3: ATIVIDADE 1+ ATIVIDADE 2 = EXAME
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
CUIDAR DA NOSSA HIGIENE É CUIDAR DA NOSSA SAÚDE
TEMA
O Projeto se desenvolverá a partir da temática da saúde. Mais precisamente sobre higiene pessoal enquanto meio de promoção da saúde e prevenção de diversas doenças.
SITUAÇAO PROBLEMA
Atualmente tem se mostrado cada vez mais significativo entre os adultos a necessidade do autocuidado que cada um deve desenvolver consigo como fator, inclusive, de boa saúde mental e psíquica. Defende-se a ideia de se ter tempo para cuidar-se, “embelezar-se” e de desfrute de bons momentos. Entretanto, é desde a infância que os cuidados com a higiene, as vestimentas, e os próprios pertences devem ser desenvolvidos. Que bons hábitos de higiene são capazes de evitar a proliferação de inúmeras doenças já se sabe. Mas é possível ir além: aprender a se cuidar em todos os aspectos, e, desde sempre, influencia na maneira de se enxergar e eleva a autoestima resultando em autoconfiança e segurança.
Diagnosticou-se em sala uma constante com vários alunos do 2º ano B que estavam chegando para as aulas com o uniforme sujo e com mau cheiro. Alguns educandos além do odor forte, apresentavam mau-hálito e piolho. As crianças que apresentavam esses problemas começaram a ser alvo de bullying e isolamento por parte dos outros colegas.
JUSTIFICATIVA
A ideia de desenvolver este projeto surge então a partir da observação dos problemas decorrentes da má higiene pessoal como piolho, mau cheiro, mau hálito,uso de roupas sujas, falta de cuidado com unhas, cabelos, orelhas e objetos pessoais e também cáries nos dentes.
O problema fica ainda mais evidente quando é possível observar que essas crianças passaram a ser marginalizadas pelos demais colegas, sofrendo ataques de bullying e isolamento. No momento do recreio e das atividades de educação física os alunos não conseguiam se inserir no grupo, pois eram rejeitados pelos outros que os apelidavam e faziam chacotas.
Por meio desse projeto de intervenção busca-se acolher os alunos ensinando-os sobre a importância de se cuidar.
EMBASAMENTO TEÓRICO
A criança deve ser atendida em sua integralidade. No livro “Saúde e Educação: Muito Prazer! – Novos Reinos no Atendimento à Queixa Escolar” as autoras afirmam que o objetivo da saúde escolar é atender a integralidade da criança.
A criança precisa ser vista de maneira a ser entendida no seu ambiente social mais amplo, na família, na escola, no seu grupo de amigos. A escola, dentro de uma perspectiva educativa que se integra a outros setores na busca de transformação social, pode ser uma aliada da saúde e vice-versa.
Ao abordar o tema dos desafios e contradições na educação escolar, Maria das Graças Ferriani, ensina que a educação e a saúde são dois pilares de sobrevivência humana que estão em eterna construção e desconstrução. É a partir de um compromisso ético que se é possível promover saúde escolar através da articulação entre os setores da educação e saúde; através da interdisciplinaridade; envolvimento dos grupos de alunos; famílias; educadores, num contínuo processo crítico avaliativo dos saberes e práticas de saúde escolar (FERRIANI, 1997).
As situações de falta de higiene, quando identificadas, necessitam de intervenção rápida e de ações que se perpetuem.
Neste sentido, a partir do presente projeto pensou-se em criar momentos em que a turma possa aprender de forma lúdica sobre a temática higiene levando os conhecimentos adquiridos de forma autônoma para suas casas e os desenvolvendo junto às suas famílias.
Além disso, como o público alvo está no Ciclo de Alfabetização, as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática também permearão o projeto nos mais diferentes momentos dando a ele uma proporção multidisciplinar.
PÚBLICO ALVO
O projeto “Cuidar da nossa higiene é cuidar da nossa saúde” será realizado com alunos da turma do 2° ano do ensino fundamental I. Geralmente crianças nessa faixa etária aceitam bem atividades diferentes e desafios propostos pela professora.
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Garantir que as crianças compreendam que a higiene do corpo auxilia na nossa saúde, a fim de estimular maior autonomia e dedicação a essa questão, visando alcançar uma diminuição da incidência das doenças como pediculose, cárie, e a transmissão de vírus.
Objetivos específicos:
Demonstrar que cuidar-se é também um ato de amor próprio que deve ser cultivado. Conhecer e valorizar o próprio corpo com adoção dos hábitos de higiene compreendendo que o termo saúde engloba o indivíduo, o ambiente e a sociedade. Apropriar-se de diferentes saberes e conhecimentos por meio de reflexão, do diálogo e da problematização de questões do cotidiano, desenvolvendo, por meio de leituras, vivências, experimentações, pesquisa, registros e atividades de apropriação do sistema de escrita alfabética e de matemática.
PERCURSO METODOLÓGICO:
Inicialmente será trabalhado o conceito de higiene, saúde, e os hábitos de higiene, produtos de higiene pessoal e as doenças
...