PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – ENSINO FUNDAMENTAL
Por: marycotrim2021 • 26/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.225 Palavras (5 Páginas) • 572 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – ENSINO FUNDAMENTAL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
VIOLÊNCIA ESCOLAR
NOME: Marinalva Cotrim do Nascimento RA: 0530974
Polo Campinas - Centro
ANO 2021
NOME: Marinalva Cotrim do Nascimento RA: 0530974
Violência Escolar
Trabalho de intervenção pedagógica, realizado da disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da Instituição Universidade Paulista – UNIP.
Polo Campinas - Centro
ANO 2021
Sumário
- Tema4
- Situação Problema4
- Justificativa.................................................................................................... 4
- Embasamento Teórico5
- Público-Alvo5
- Objetivos6
- Percurso Metodológico 6
- Recursos7
- Cronograma7
- Avaliação e Produto Final8
- Referências Bibliográficas8
- Tema
Bullying na infância
- Situação Problema
O bullying é uma forma de agressão que tem se destacado nos últimos anos principalmente no meio escolar. O bullying se caracteriza por agressões psicológicas como exclusão, indiferença, agressão verbal, insultar, ofender, falar mal, atribuir apelidos ofensivos afetando a moral, dar empurrões e pontapés, criar boatos humilhantes, criar situações vexatórias, inventar apelidos que ferem a dignidade, captar e difundir imagens (inclusive pela internet, que configura um caso de cyberbullying), ameaçar presencialmente e por mensagens, excluir de atividades sociais ou pedagógicas (como trabalhos em grupo). Os professores devem estar atentos á prática do bullying nas escolas entre os alunos e observar o comportamento da criança que está sofrendo algum tipo de violência. As consequências do bullying podem ser devastadoras e irreversíveis para a vítima. Os primeiros sintomas são: Isolamento social da criança, que não se vê como alguém que pertence àquele grupo, queda no rendimento escolar, autoestima diminuída, quadros de depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e outros distúrbios psíquicos.
- Justificativa
A necessidade de realizar este projeto veio mediante a prática do bullying no ambiente escolar, a fim de dar suporte, aos alunos que sofrem com o bullying, e até mesmo os que praticam tal ação, desenvolvendo então um canal de comunicação, e trazendo estratégias para a construção de um projeto.
- Embasamento Teórico
Bullying é um termo de língua inglesa caracterizada por gestos que intimidam e agridem pessoas tanto verbal, psicológica e fisicamente.
Para Cleo Fante (2005), consiste em um tipo de violência que
[...] se apresenta de forma velada, por meio de um conjunto de comportamentos cruéis, intimidadores e repetitivos, prolongadamente contra uma mesma vítima, e cujo poder destrutivo é perigoso à comunidade escolar e à sociedade como um todo, pelos danos causados ao psiquismo dos envolvidos (FANTE, p. 21, 2005).
A prática do bullying pode ocorrer de maneira verbal, física ou psicológica, afetando crianças e adolescentes trazendo sérias consequências e comprometendo todo o processo de aprendizagem, gerando dificuldades de relacionamentos e de concentração, queda do rendimento e reprovação. Para Lopes (2005, p. 169) afirma que as crianças vítimas de bullying podem sofrer uma série de prejuízos à saúde como a depressão, ansiedade, irritabilidade, agressividade, pânico, insônia estresse entre outros sintomas. Quanto ao agressor, também sofre com as consequências de seus atos. Sofre por suas atitudes indisciplinadas e pela dificuldade de se adaptar as regras, o que acaba levando-o ao prejuízo na aprendizagem e evasão escolar, podendo desenvolver comportamento de risco como a prática de violência em outros contextos sociais. Lopes (2005), explica que o indivíduo que apresenta um comportamento agressivo na infância e adolescência pode apresentar comportamento cada vez mais violento persistindo na idade adulta.
- Público – Alvo
Crianças do ensino fundamental I do 1° ao 5° ano.
- Objetivos
Objetivo Geral: Contribuir para prevenir e coibir a prática do bullying nas escolas.
Objetivo Específico: Fazer com que os alunos entendam as causas e consequências do bullying, além de promover o autoconhecimento para que os alunos saibam como lidar com sentimentos e emoções sem usar a violência. Orientar professores e demais profissionais a perceberem os sinais de bullying no ambiente escolar e como intervir.
- Percurso Metodológico
Será promovido palestra com a presença de um profissional da área da psicologia, informando e conscientizando sobre os tipos de bullying (físico, verbal, psicológico e o cyberbullying) suas consequências, como reconhecer e agir diante desta situação. Fazer a roda da conversa com os alunos, trazendo o tema bullying explicando o significado e origem da palavra e suas consequências. Realizar um momento de reflexão a respeito do tema possibilitando a interação e troca de informação e a participação de todos nas propostas e ideias a serem trabalhadas durante a formação do projeto.
...