PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – 2019
Por: Dane12A • 6/11/2019 • Relatório de pesquisa • 495 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – 2019
ENTREVISTA COM O PROFESSOR(A)
Entrevistada: Pollyana Rodrigues de Almeida
Professora do 6º ao 9º ano do ensino fundamental a rede publica de Resende-RJ.
O que é ensinar?
“Ensinar pra mim é fazer com que o aluno chegue àquele conhecimento. Então o aluno já tem informações, ele já tem bagagem, ele já tem pré-requisitos de qualquer assunto dentro dele e nossa função como professor é lapidar esses conhecimentos e fazer com que esse aluno chegue ao saber, chegue ao ápice que é o ensino”
Como você escolhe seus procedimentos de ensino?
“Os meus procedimentos de ensino vai basear de acordo com as características daquela turma, daquele grupo, daquele aluno, quais são os interesses, os gostos, como é a questão do comportamento deles, aquilo que pode chamar a atenção e o que não pode. Então a gente tem que ter uma noção do nosso publico, daquilo que é atrativo ou não para eles e a partir dai possamos estimula-los , preparar aulas que nada mais é um estimulo para que eles possam aprender
Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?
“Eu me baseio tanto no tradicional quanto no construtivismo. Acredito que algumas coisas da teoria tradicional eu ainda acho relevante porque assim, alguns momentos são necessários a copia, é necessário decorar, mas eu acho que tudo isso pode ser feito de uma maneira lúdica, mostrando para o aluno o porque que esta aprendendo aquilo , qual é a finalidade daquilo na vida dele. Conjugar verbo, por exemplo, a gente tem que decorar, tabuada , a gente tem que decorar. Então são coisas que a gente tem que decorar , tem que exercitar, tem que escrever , te que copiar etc.. Isso são coisas mais do método tradicional mas esse envolver não momento da aprendizagem eu já não gosto muito do tradicionalismo e sim do construtivismo. O que você vai fazer de maneiras mais práticas que seja e atrativas na hora da aprendizagem”
Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula? Como você trabalha os conflitos?
“ As relações não são sempre harmônicas não, as relações são meias acaloradas principalmente na turma do 6º ano que é uma galera que gosta de chamar a atenção, gostam de deboches e brincadeiras não saudáveis. Quando existe esses conflitos, nós temos um combinado, temos algumas regras e aquilo que eles não cumprem eles tem algumas punições a fazer, seja apresentar trabalho sozinho, ou seja cantar o hino na frente da escola inteira, então assim temos algumas punições de acordo com a faixa etária deles. E quando ocorre algum conflito eles precisam realizar uma dessas punições e que foram eles mesmo que escolherem os tipos de castigo. No 7º ano por exemplo que uma turma muito difícil de se lidar foi sentado no inicio do ano e conversado com eles quais seriam as punições caso alguém descumprisse com as regras da sala de aula, então isso tem ajudado bastante para eles se controlarem emocionalmente”
[pic 1]
UNIVERSIDAD
...