PRÁTICA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APENAS UMA REFLEXÃO
Por: Fabrício Pain • 13/7/2020 • Projeto de pesquisa • 891 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
CLÁUDIA LÚCIA PASSOS
A PRÁTICA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APENAS UMA REFLEXÃO
GOVERNADOR VALADARES
2020
UNIVERSIDADE DE UBERABA
A PRÁTICA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APENAS UMA REFLEXÃO
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba, como parte dos requisitos para obtenção do título de Pedagogo.
Orientador: Prof.
UBERABA - MG
2020
JUSTIFICATIVA E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA
A principal motivação para sustentar o presente projeto de pesquisa, reside na importância que o tema possui para a Educação Infantil atual, sendo o lúdico considerado um dos instrumentos que fomentam um aprendizado de qualidade para a criança, a partir das técnicas que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais nesse processo.
Fazer uma reflexão a respeito do lúdico na Educação Infantil é notório, pois de acordo o relato de Kiskimoto (2000, p.32) “Para Piaget ao manifestar a conduta lúdica, a criança demonstra o nível de seus estágios cognitivos e constrói conhecimentos”. Com isso o fato de inserir brincadeiras, jogos, atividades interativas nos primeiros anos da Educação Infantil é algo que tem acrescentado no percurso da criança na escola. Com atividades lúdicas a criança começa a desenvolver sua capacidade de imaginação, abstração e aplicar ações relacionadas ao mundo real e ao fantástico.
Pode-se refletir ainda através dos relatos de Carneiro e Dodge (2007, p.91) que afirmam:
Para que a prática da brincadeira se torne uma realidade na escola, é preciso mudar a visão dos estabelecimentos a respeito dessa ação e a maneira como entendem o currículo. Isso demanda uma transformação que necessita de um corpo docente capacitado e adequadamente instruído para refletir e alterar suas práticas. Envolve, para tanto, uma mudança de postura e disposição para muito trabalho.
Desta forma o presente trabalho visa refletir a respeito da importância de trabalhar com o lúdico na construção do conhecimento na Educação Infantil, uma vez que auxilia no desenvolvimento da imaginação, do raciocínio, da criatividade. Da mesma maneira, na construção do sistema de representação, envolvendo a aquisição da leitura e escrita, visando à formação dos aspectos motor, cognitivo, físico e psicológicos das crianças.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Fazer uma análise bibliográfica e investigativa da importância da prática do lúdico na educação infantil onde favorece o processo de ensino-aprendizagem e torna o sujeito mais consciente de seu papel na sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar através da reflexão as práticas docentes no dia-a-dia das instituições de ensino de Educação Infantil, a fim de modificá-la, no que se refere ao lúdico. Sendo assim, verificar o trabalhar com o lúdico é importante na construção do conhecimento na Educação Infantil, uma vez que auxilia no desenvolvimento da imaginação, do raciocínio, da criatividade.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O presente trabalho busca fundamentar, através da reflexão, questões voltadas para a aplicação do lúdico durante o processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. A partir dessa abordagem verifica-se que a infância é uma das fases na qual a criança está começando a desenvolver suas habilidades e potencialidades. Portanto, torna-se importante proporcionar-lhes momentos prazerosos e educativos, envolvendo brincadeiras, jogos, brinquedos, contação de histórias, faz-de-conta, fazendo com que ela se sinta livre para que possa usar a imaginação.
Aborda-se na visão de Piaget e Inhelder (2001), o lúdico incentiva a criança a agir de maneira ativa, reflexiva, questionadora, curiosa, torna-a um ser social, que cria e respeita as regras impostas pela sociedade, tendo em vista diversas brincadeiras e jogos que representam uma situação-problema. Sendo está resolvida pela criança, em que a mesma descobre a solução de forma criativa e inteligente, possibilitando-lhe o desenvolvimento intelectual.
Sendo assim a abordagem do presente estudo relaciona-se a respeito da reflexão que é feita sobre a revisão bibliográfica da prática do lúdico na educação infantil. Com isso os conceitos trabalhados na educação infantil atualmente, entende-se que a vivência lúdica no contexto escolar abre caminhos para a integração de vários aspectos do ser humano, bem como na esfera emocional, corporal, cognitiva, espiritual e possibilita cada sujeito participativo (aluno e professor) a se perceber enquanto um ser único e relacionar-se melhor consigo mesmo e com o mundo, o que implica um enfrentamento mais autêntico frente ás suas dificuldades.
METODOLOGIA
O atual trabalho de pesquisa pretende atender os objetivos propostos de reflexão, visando relatar aspectos encontrados da realidade vivenciada no ambiente escolar com comprometimento e seriedade. Com isso a metodologia tratada é investigativa através de revisões bibliográficas que vivenciaram a experiência do lúdico na Educação Infantil.
Os estudos analisados apresentam grande relevância e êxito na aplicação do lúdico considerando as informações coletadas, pois percebeu-se a necessidade de atividades lúdicas dentro da sala de aula, no âmbito da Educação Infantil, visto que as mesmas potencializam e auxiliam no desenvolvimento das crianças, nos diferentes aspectos (cognitivo, físico, psicológico, motor e social).
...