PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Por: kocamari • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.845 Palavras (12 Páginas) • 299 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Alda Maria dos Santos Silva RA 178580
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: A importância da Psicologia para a
Pedagogia
Professora: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Disciplina: Psicologia da Educação
Santo André
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................................... 03
1 A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA.................................. 04
2 TEORIAS........................................................................................................................... 06
3 QUADRO CONCEITUAL................................................................................................. 07
4FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS............................................................................................................................. 09
5. MAPA CONCEITUAL............................................................................................ 11
6- A IMPORTANCIA DO JOGO NA EDUCAÇÃO.......................................................... 12
7-JOGOS................................................................................................................................. 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................. 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................. 17
INTRODUÇÃO
O presente trabalho de pesquisa denominado “A importância da psicologia para a pedagogia”, tem como objetivo principal compreender e responder a pergunta: qual a importância da psicologia para a pedagogia e qual a sua contribuição no processo ensino/aprendizagem.
A interface da psicologia com a pedagogia, enquanto áreas do conhecimento humano, estão intrinsicamente relacionadas, e o estabelecimento dessa complexa relação, é constatada desde os tempos remotos, no processo da construção destes saberes, a educação, foi um dos meios para o desenvolvimento da psicologia, sendo que a fundamentação científica da educação, estruturava-se na psicologia
Segundo Antunes,
[...]as demandas da educação constituíram-se em fatores determinantes para o desenvolvimento e a consolidação da psicologia como área especifica de saber e campo de práticas”. (ANTUNES, 2003, p.139).
Desde então essas duas áreas do conhecimento humano estabelecem diálogos, que ganham contornos diferentes de acordo com o contexto no qual se desenvolvem.
1-A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA.
A utilização da área do conhecimento da Psicologia , na pedagogia é uma ferramenta muito importante, considerando que o ensino-aprendizagem reside no conhecimento de que a educação é um processo efetivamente complexo, impactante no desenvolvimento humano ,obrigando neste sentido, que leve em consideração , a totalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra inserido, tendo em mente que a educação apresenta múltiplos contextos ,espaços de vivencias e participação social definidos dentro da educação, propriamente dita.
No âmbito da psicologia, a psicologia da educação é o ramo, que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas ramificações: a eficiência eficácia das estratégias e táticas no processo educacional, os mecanismos e processos de aprendizagem nas crianças e adultos (mais próximo da psicologia do desenvolvimento); a análise do funcionamento da organização escolar enquanto instituição de ensino (se entrelaçam com a psicologia social). Neste contesto, a atuação e o desenvolvimento das ações dos psicólogos educacionais, se dá conjuntamente com os educadores de modo a reforçar e tornar mais significativo os processos de aprendizagem para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem.
Objetivam, não apenas atenderem as necessidades da criança na escola, bem como, tem as suas ações, se dá em outras áreas onde as experiências escolares geram impactos.
Alguns profissionais de psicologia, que atuam na educação, focam o seu trabalho no desenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem, tais como, no caso da Desordem por défice de atenção com hiperatividade, problemas emocionais ou problemas comportamentais. Destarte, fica sob a responsabilidade do educador, o compromisso de aperfeiçoamento profissional, renovar os modelos que direcionam seus atos para acolher a dimensão biopsicossocial do aprendiz, tendo como produto desse diálogo, três aspectos: a realidade de quem aprende, a realidade do objeto a ser aprendido e a realidade de quem ensina. Entender essas realidades postas de “ensinar /aprender e “aprender ensinando” ,demonstra a importância do educador sempre estar revendo as práxis pedagógicas estabelecidas ,partindo do pressuposto de que cada educando ,carrega uma historicidade de vida, oriundas das relações sociais na qual estão inseridas, sendo portanto importante respeitar essas capacidades, e tal compreensão fundamenta e justifica a preocupação em repensar os modelos educacionais, de forma ética, com maior eficiência e eficácia, garantindo a socialização.
Neste sentido, para a educação, a psicologia fornece subsídios para elaboração e desenvolvimento do planejamento Curricular da Escola, em todas as modalidades de ensino, propiciando compreender e conhecer as diversas fases do desenvolvimento do ser humano, uma melhor assimilação e compreensão da aprendizagem.
2-TEORIAS
No contexto da educação, os psicólogos educacionais desenvolvem e aplicam as mais variadas teorias de ensino e aprendizagem, com o pressuposto de explicarem como se processa a aprendizagem, estruturadas em princípios científicos, éticos e filosóficos. As mais aceitas neste sentido são: Cognitivismo Construtivismo, Cognitivismo social, Teorias motivacionais, Teorias do desenvolvimento Behaviorismo. Dentre estes princípios teóricos de aprendizagem, se destacam: o modelo associacionista, na qual a concepção da aprendizagem é estabelecida pela ligação entre estímulo e resposta, neste sentido, destaca-se o condicionamento clássico de Pavlov e o condicionamento operante de Skinner.
...