PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PCC UNESA
Por: Marcelo Garrit • 6/12/2019 • Artigo • 740 Palavras (3 Páginas) • 412 Visualizações
[pic 1]
CURSO: Matemática EAD
DISCIPLINA: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
TÍTULO: Desenvolvimento e Aprendizagem Infantil.
Aluno: Marcelo de Pinho Garrit 201902188918
Professora: Marília Cammarossano
Rio de Janeiro, 15 de novembro de 2019
OBJETIVO:
Este trabalho tem como objetivo identificar as características do desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e social em crianças, através da observação realizada sob a ótica das diferentes teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
INTRODUÇÃO:
Através da observação do cotidiano uma criança, pretende-se identificar as etapas de desenvolvimento e relacionar de forma simples e direta a teoria e a prática.
Serão utilizadas as teorias de Jean Piaget, que defendem a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais global, Segundo a qual, a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
Além das elaboradas Sigmund Freud, tido como o pai da psicanálise, que considera que as emoções sofridas na infância moldam a personalidade de todos os indivíduos na fase adulta, classificando o desenvolvimento em três fases: Oral (0 a 1 ano); Anal (1 a 3 anos), fálica (3 a 6 anos) e Sexual ( partir dos 12 anos); e de Erick Erickson, que considerou insuficientes as fases propostas por Freud e sugeriu sugerindo oito fases de desenvolvimento: Confiança x desconfiança (até 1 ano); Autonomia x Vergonha/ Dúvida ( 2 e 3 anos); iniciativa x Culpa (4 e 5 anos); Construtividade x inferioridade (6 aos 11 anos); identidade x Confusão de papéis (12 ao fim da juventude); Intimidade x isolamento (jovem adulto); Produtividade x estagnação (meia idade) e Integridade x Desesperança (velhice).
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Para realização desta proposta de prática Curricular, foi necessária a observação do cotidiano de uma criança, em seu ambiente escolar e residência durante uma semana.
Sujeito de observação: Gael de Lima
Idade: 3 anos e 10 meses.
Escolaridade: Pré-II
Local de observação: CEFEL Creche Escola.
Gael foi observado pelo período de uma semana e, mesmo este sendo um curto período para uma análise mais detalhada, é possível identificar que trata-se de uma criança, segundo Piaget, em sua fase pré-operatória, com uma comunicação verbal plenamente eficaz e um vocabulário mais rico que o observado em seus colegas de classe, porém, como esperado, com alguns erros de concordância e tempo. Seu comportamento, tal qual descrito por Jean Piaget, é egocêntrico e com muito curioso. O animismo foi outra característica desta fase evidenciada durante o período de observação, quando por exemplo, durante determinada brincadeira o brinquedo atingiu sua perna e ele deixou de brincar com o mesmo por ele ser “malvado” por tê-lo machucado.
...