PSICOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
Por: vipirescampos • 31/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.520 Palavras (7 Páginas) • 414 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM
REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
Ângela Maria Alves-------------------------------------------------------------RA: 2816814856
Jane Aparecida da Silva Izac--------------------------------------¬-----¬¬¬-------RA: 2868949740
Joice Cristina Viana-------------------------------------------------------------RA: 2855183822
Sandra da Silva Coimbra-------------------------------------------------------RA: 2851210379
Viviana Pires de Campos-------------------------------------------------------RA: 2816709902
Desafio Profissional
Entregue como requisito para conclusão das
disciplinas “Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem e Redes Sociais e Comunicação” sob orientação da professora-tutora presencial “Cecíla Godinho”
SOROCABA
Setembro/2015
INTRODUÇÃO
Existem diversos benefícios na convivência com os animais, não só físicos e mentais, mas também no comportamento e no aprendizado dos alunos em sala de aula. Através da interação com os animais, as crianças aprendem ter noções sobre suas; obrigações, respeito responsabilidades e a preservação da vida de todos os seres vivos.
O princípio do método apresentado leva em conta a capacidade do animal de evocar emoções comunicativas nos seres humanos, principalmente nas crianças, estabelecendo uma sólida ligação entre eles. Em termos gerais, a terapia assistida por animais pode ser uma forma única e inovadora de lidar com: doenças, distúrbios comportamentais e mentais e défice de atenção e dificuldade de aprendizado.
O trabalho que se segue, traz relatos e informações sobre o desenvolvimento infantil interagindo com animais de estimação para benefícios terapêuticos e comportamentais. Abordaremos os pontos chaves da pauta pesquisada destacando diversos benefícios na convivência com os animais através de relatos e pesquisas mostrando os resultados positivo das terapias assistidas por animais para ajudar no desenvolvimento dos alunos, estimulando seu aprendizado.
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ZOOTERAPIA
Os Benefícios Terapêuticos e os eventuais riscos que envolvem a Zooterapia
Endereço da página na internet que apresenta a terapia assistida por animais
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/zooterapia/
www.bolsademulher.com/pet/conheca-os-beneficios-que-terapias-com
Objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada A terapia tem como objetivo é trabalhar com o animal como uma ferramenta no processo terapêutico, nas técnicas de reabilitação reeducação físico psíquico (mental e educacional) social e sensorial onde pode melhorar a qualidade de vida podendo ser tratado o psicológico e físico ao mesmo tempo.
Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais A relação entre o ser humano e o animal é de suma importância, principalmente nos tratamentos terapêuticos que envolvem animais. Os animais são ensinados a ajudar as crianças em diferentes atividades, criando formas de entreterimento e aprendizagem, trazendo melhora no comportamento, défice de atenção e no tratamento de doenças, podendo até mesmo, fazer parte no processo de cura de diversas patologias e problemas comportamentais.
Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais No contexto escolar, a inteiração da criança com animais vem promovendo melhoras no comportamento e na aprendizagem, estimulando a vontade de aprender e fortalecendo sua autoestima e autoconfiança na aprendizagem e socialização.
Benefícios: Melhora do sistema imunológico, estimula a interação social, diminui o nível de stress, facilita o processo de aprendizagem tais como leitura, memorização, concentração e socialização.
Riscos: crianças que demonstram medo pelos animais, gatos arranharem as crianças ou cães derrubarem as crianças.
MAPEAMENTO DO PERFL DA TURMA
Escola: Arca de Noé
Ano: 2 ano
Números de alunos: 22 Meninos: 12 Meninas: 10
Perfil da turma: Esta turma, no geral, apresenta comportamento adequado para a faixa etária; mostram-se dispostos a aprender, entretanto, algumas crianças apresentam certas dificuldades em seus comportamentos e aprendizagens dificultando o andamento da turma. Alguns são agitados, outros tímidos, entretanto, demonstram bastante vontade de aprender. Sendo assim na sala de aula tem alunos com diversos graus de dificuldades e comportamentos.
Faz parte da turma dois alunos com patologias congênitas: um com autismo e o outro aluno com um disturbo de dislexia. Esses dois alunos apresentam bastante dificuldade de aprendizagem e uma grande agitação dentro da sala de aula agindo com mau comportamento entre os colegas de classe e pouco interesse nas aulas.
Objetivo da terapia: Os objetivos a alcançar com a intervenção da terapia com animais em sala de aula está relacionado ao conteúdo proposto pela terapia Interdisciplinado com as disciplinas já propostas no conteúdo programático do plano de aula. O objetivo maior da terapia está na diferença de comportamento da criança com a intervenção do animal em classe durante as aulas, deixando-as mais calma com resultados surpreendentes na apropriação dos conteúdos pedagógicos.
DESCRIÇÃO DOS ALUNOS QUE NECESSITAM DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Henrique e Felipe são dois meninos do 2º ano,
...