TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Sociedade

Por:   •  20/8/2015  •  Resenha  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Sociedade dos Poetas Mortos

Autor: Tiago Santos da Silva

ti_sds@hotmail.com

Professor: Vera Rejane Coelho

Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC/Lages

Curso: Ciências Biológicas – 5º fase

Disciplina: Didática

RESUMO

O objetivo do filme é mostrar em uma escola tradicional e conservadora um novo professor tem uma forma diferente de ensinar. Este professor faz com que seus alunos pensem por si mesmos, e questiona o currículo perfeito adotado pela instituição, através desses métodos diferentes obtém a admiração dos alunos e ensina-os a viver o hoje com muita intensidade. Vemos a relação professor-aluno vivida neste contexto e a pressão tanto da parte docente da escola, como dos próprios pais ao serem contrários à metodologia adotada pelo novo professor. Os desafios enfrentados e as conseqüências de decisões precipitadas ainda dos imaturos alunos em lidar com suas paixões.

Palavras-chave: Professor. Metodologia. Conservador. Liberdade.

1 INTRODUÇÃO

        O filme “Sociedade dos Poetas Mortos” é um drama vivido em uma escola tradicional dos anos 50 para jovens rapazes que se baseavam em quatro pilares, eram eles: tradição, honra, disciplina e excelência. O clássico possui sua trama envolvendo um novo professor de literatura da instituição que possui uma metodologia diferenciada para trabalhar com seus alunos, valorizando neles o seu pensamento dando autonomia e liberdade mesmo em uma sociedade conservadora. O filme é de origem americana dirigido por Peter Weir, possui um grande elenco composto por Robin Willians, Robert Sean Leonard e Ethan Hawke. O filme representa uma obra clássica de como a metodologia do professor interfere na relação com o aluno. O professor utiliza o questionamento e desafia seus alunos criando neles a motivação para a autonomia e a pró-atividade necessária para que descubram o potencial dentro de si, expressando suas ideias e buscando alcançar seus objetivos. Fatos estes que teriam que ser vividos com muita responsabilidade e arcar com as conseqüências de uma sociedade conservadora, que não estava pronta para este novo modelo de construção do pensamento. 

  1. DESENVOLVIMENTO

O personagem do novo professor de literatura John Keating trouxe inspiração aos alunos daquela classe, desafiando-os a seguirem suas paixões pessoais trazendo uma filosofia de vida baseada no termo latim Carpe diem que significa “aproveite o dia” no sentido de aproveitar a vida, pois ela dura pouco e no fim todos somos a mesma coisa: adubo. “O professor que chega àquela escola revoluciona a maneira dos alunos pensarem. Ele representa a emoção e os sentimentos reais a eles, peça fundamental para que alguém possa se tornar um aprendiz de verdade” (ZAPAROLLI, 2011). Os alunos além do aprendizado e admiração viram no professor um exemplo a ser seguido formando a “Sociedade dos Poetas Mortos” um grupo de leitura escondido nas madrugadas, isso mostra o professor não apenas como alguém que ensina, mas a sua missão de ser mestre, tanto que seus alunos queriam ser como ele, no seu modo de vida. O professor ensinou-os também a olhar o mundo de outra ótica, estavam aprisionados nos livros e não viram que os próprios livros poderiam ser a fonte para sua liberdade, eles ganharam um novo sentido. A missão do professor está aí, dar um novo sentido às coisas e fazer com que este sentido seja a motivação para o aluno realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com