Parâmetros definidores do desenvolvimento
Por: henkert04041999 • 6/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.553 Palavras (7 Páginas) • 2.982 Visualizações
Centro Universitário Claretiano
Rayla da silva Henkert RA: 8028150
Atividade no Portfólio
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para aproveitamento parcial da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.
[pic 1]
São Miguel do Guaporé RO
2019
Com base nas leituras do Capítulo 3: Aprendizagem do Capítulo 4: Desenvolvimento,do livro: Fundamentos Psicológicos da Educação, bem como da Unidade 3 do CRC – Psicologia da Educação, estudados no primeiro e segundo ciclos de aprendizagem, elabore um texto de, no máximo duas páginas, buscando responder as seguintes questões:
1) Quais os parâmetros definidores do desenvolvimento? Cite e explique
sucintamente cada um deles.
Desenvolvimento e mudanças quantitativas e qualitativas; Desenvolvimento e sequências ordenadas; Desenvolvimento e maturação; Desenvolvimento e período crítico ou sensíveis; Desenvolvimento e a interação hereditariedade e ambiente; Eventos biológicos compartilhados, eventos culturais compartilhados, eventos individuais não compartilhados; Períodos de desenvolvimento socialmente determinados.
- Desenvolvimento e mudanças quantitativas e qualitativas:
Quantitativas- Dizem respeito aos acréscimos, quaisquer que sejam estes: físicos, de conhecimento, de vocabulário, de relações sociais em rede.
Qualitativas- Referem-se a funções e habilidades que são adquiridas ou surgem por impositivos biológicos. Tanto mudanças quantitativas quanto qualitativas ocorrem ao longo da vida do indivíduo e tendem a manter-se relativamente estáveis por um certo período variável ao tempo.
- Desenvolvimento e sequências ordenadas:
São sequências típicas da espécie humana. Da concepção ao nascimento, a formação do bebê segue uma sequência que vai da fecundação do óvulo pelo espermatozoide até as primeiras divisões celulares, transformação em embrião, depois em feto e, finalmente, o bebê pronto para vir ao mundo.
- Desenvolvimento e maturação:
Por maturação entendem-se o surgimento de padrões geneticamente determinados, seja em relação a mudanças físicas, seja em relação a comportamentos. Esses padrões surgem dentro de uma sequencia relacionada a momentos específicos e, em geral, incluem a prontidão para novas habilidades.
- Desenvolvimento e período crítico ou sensíveis:
As expressões crítico e sensíveis são usadas para designar esse momento de maior sensibilidade ou susceptibilidade. O exemplo mais famoso é o estudo que o etólogo Konrad Lorenz (1903-1989) realizou com gansos e patos. Lorenz descobriu que gansos, ao saírem dos ovos, seguem qualquer coisa que estiver se movimentando a sua frente.
- Desenvolvimento e a interação hereditariedade e ambiente:
Envolve identificar o papel e a importância de fatores hereditários e fatores ambientais nos processos de desenvolvimento.
- Eventos biológicos compartilhados, eventos culturais compartilhados, eventos individuais não compartilhados:
Eventos biológicos compartilhados- Referem-se às sequencias geneticamente determinadas e que são experienciadas pelos membros de nossa espécie.
Eventos culturais compartilhados- Dizem a respeito às práticas grupais e experiencias oferecidas aos indivíduos e que são, em geral, vivenciadas por todos ou pela maioria dos membros de um lado do grupo.
Eventos individuais não compartilhados- São constituídos por todas as experiencias e mudanças particulares na vida de um individuo que exercem um efeito determinante no restante de seu desenvolvimento.
- Períodos de desenvolvimento socialmente determinados:
Sem dúvida que muitos aspectos do desenvolvimento são decorrentes de nossa dotação genética e de nossa história evolutiva. Parte das mudanças parece seguir etapas bem definidas que ocorrem em períodos específicos e estão presentes nos diversos agrupamentos culturais humanos.
2) Aponte duas características que marcam o desenvolvimento físico, cognitivo e
social na infância.
- Desenvolvimento Físico
Desenvolvimento pré-natal: Fecundação do óvulo pelo espermatozoide como o instante inicial de uma longa jornada de mudanças. Após a fecundação, inicia-se a fase germinativa, nas primeiras 36 horas, quando ocorre a primeira divisão celular chamada de mitose. Essa divisão multiplica-se até formar uma espécie de massa de células que se desloca e se fixa à parede do útero.
Desenvolvimento físico pós-natal: Momento do parto e os cuidados imediatos como altamente decisivos para o bebê. Não se trata apenas do tipo de parto (se cesariano ou natural); trata-se das condições gerais de saúde da mãe, do atendimento médico especializado e do apoio emocional presente ou ausente. Caso a mãe demonstre algum problema de saúde, é possível que o bebê seja afetado; por exemplo: a manifestação de herpes genital ou alteração demasiada da pressão arterial trazem repercussões sérias ao futuro desenvolvimento da criança.
- Desenvolvimento cognitivo
De um modo geral, refere-se à aquisição de conhecimentos. Em Psicologia, seu sentido, apesar de abrangente, está ligado aos processos conhecidos como atividades mentais superiores, ou seja, linguagem, pensamento, raciocínio, solução de problemas, aquisição de conceitos.
Desenvolvimento cognitivo envolve mudanças qualitativas nas atividades mentais superiores. As pesquisas em Psicologia procuram descrever os processos de linguagem e pensamento como sendo básicos para o entendimento dos demais aspectos do desenvolvimento cognitivo.
...