Partes da dissertação
Trabalho acadêmico: Partes da dissertação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nataliavago • 25/9/2014 • Trabalho acadêmico • 1.241 Palavras (5 Páginas) • 264 Visualizações
DISSERTAÇÃO
O que é dissertar?
É expor, interpretar, explicar, discutir uma ideia, manifestar um ponto de vista sobre um determinado assunto, com fundamentação.
Essa fundamentação pode ser feita através da apresentação de fatos, explicações, justificativas e também através da apresentação de argumentos.
Antes de iniciar um texto dissertativo, deve-se refletir muito sobre o tema proposto. Caso o tema seja muito amplo, deve-se especificá-lo, pois isso facilita o trabalho de organização das ideias. Por exemplo, o tema NATUREZA poderá ser tratado sob diferentes prismas: o pregresso tecnológico e preservação ambiental, a importância da natureza na vida humana, a poluição ambiental nos grandes centros urbanos etc.
Partes da dissertação:
a) Introdução
Na introdução, deve-se apresentar a ideia central que será desenvolvida em todo o texto.
“A nave espacial chamada Terra é uma verdadeira casa da sogra, em que cada um, com treinamento adequado ou não, faz o que bem entende.”
Essa frase resume, de maneira clara, breve e objetiva, a ideia central do texto e, ao mesmo tempo, pressupõe um desenvolvimento, exige uma fundamentação.
b) Desenvolvimento
O desenvolvimento é a parte em que são apresentados os diferentes aspectos da ideia central; constitui a fundamentação exigida pela primeira parte do texto.
E importante que, antes de começar a escrever o desenvolvimento, se elabore um plano onde são colocados apenas os aspectos que estão de acordo com o objetivo que se quer atingir (seleção) e é indicada a ordem em que esses aspectos aparecerão no texto (ordenação).
Há várias formas de se ordenar o desenvolvimento. Veja:
1-Enumeração - as características do assunto são detalhadas;
2-Contraste - são mostradas semelhanças e diferenças entre os dois objetos, duas ideias, dois seres;
3-Causa-conseqüência - indicam-se as causas e as consequências dos fatos apresentados;
4-Exemplificação - são fornecidos exemplos que ilustram o que se expõe na introdução.
c) Conclusão
A conclusão retoma a ideia central, agora enriquecida pela fundamentação, sintetizando-a, resumindo-a.
Para uma boa conclusão, é importante que o desenvolvimento tenha sido organizado de forma coerente, a partir do objetivo proposto.
EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO OBJETIVA
A casa da sogra (Mário Guimarães Ferpi)
Se a Terra é comparável a uma nave espacial em que se encontra toda a Humanidade, não é preciso tomar com ela, no máximo, as mesmas cautelas que tomamos quando enviamos ao espaço uma nave incomparavelmente menor, com apenas poucas pessoas dentro? No entanto, essa nave é tripulada por gente rigorosamente selecionada e preparada, e, para protegê-la, existe toda uma retaguarda altamente especializada e treinada. Enquanto isso, a nave espacial chamada Terra é uma verdadeira casa da sogra, em que cada um, com treinamento adequado ou não, faz o que bem entende. Estes derrubam matas e as incendeiam, destroem animais de maneira mais absurda e cruel, aqueles poluem as águas com petróleo e os mais variados produtos químicos altamente tóxicos, terceiros liberam radioatividade em explosões nucleares ou de outras formas, outros desviam cursos de água, inundam regiões, represam rios, drenam ambientes que abrigam fauna e flora especificas, rasgam a superfície do solo, iniciando um processo de erosão acelerada, que sabem quando e como acabará. É preciso por ordem nesta casa da sogra. É preciso tirar de alguns a liberdade de fazerem mal a muitos, a eles mesmos inclusive. É preciso modificar nossos conceitos de civilização e de progresso. É preciso chegar à compreensão de que é melhor termos menos por tempo indefinido do que termos muito por tempo extremamente limitado.
Não é preciso ser um grande economista para saber que não podemos emitir cheques, indefinidamente, contra nossa conta bancária, sem cuidar do capital depositado no Banco. No entanto, o que temos feito até hoje é emitir cheques contra o Banco chamado Natureza, sem cuidar do capital desse Banco. No primeiro e no segundo caso um dia chegará em que emitiremos cheques sem fundo.
Existem em nossa civilização um descompasso muito grande entre o progresso cientifico e tecnológico de um lado, e o progresso moral de outro. Este não acompanhou aquele na mesma escala, e enquanto não se fizer maior progresso mora, para diminuir, ao menos, a defasagem existente, as soluces propostas sempre serão precárias e insuficientes.
Vamos estudar o texto:
a) Que outro titulo você daria ao texto?
b) Qual o tema do texto em estudo?
c) Quais os recursos expressivos que o autor utiliza, no início da composição? Comente-os.
A DISSERTAÇÃO OBJETIVA tem as seguintes características:
• Impessoalidade;
• Clareza de raciocínio;
• Linguagem precisa;
• Abordagem direta e objetiva do assunto.
TEXTO DISSERTATIVO COM ELEMENTOS NARRATIVOS E DESCRITIVOS
Ás árvores (Ignácio de Loyola Brandão)
As
...