Paulo Freire
Por: 195552 • 12/4/2015 • Resenha • 288 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
De acordo com Soares (2014 p. 117) “Paulo Freire foi um dos maiores, se não o maior, educador brasileiro a um método de ensinar a ler e escrever que ele teria criado”. Sua forma de alfabetizar os adultos foi inovadora.
Não devemos reduzir Paulo Freire a um método de alfabetização ou a um método de alfabetização de adultos. Soares (2014, p. 118) afirma “quando se fala em alfabetização, pensa-se logo no método de alfabetizar, no caminho pelo qual se levará a criança ou adulto a aprender a ler e a escrever”. Isto é, do mais simples ao mais complexo, para quem não conhece pensa- se logo em métodos com silábico, palavração e assim por diante. Dessa forma método de alfabetização é algo restrito e Paulo Freire não se encaixa nesse contexto.
Paulo Freire na verdade criou uma concepção de alfabetização, uma concepção de educação levando a liberdade e a conscientização, democratizando a cultura, incentivando a reflexão e posicionando o homem a sua posição de direito.
Segundo Soares (2012), Em sua proposta ele seleciona palavras do universo dos alfabetizandos essas palavras devem seguir uma sequencia adequada dos fonemas- grafemas, mas que sejam carregadas com significados sociais, culturais, políticos e de suas vivencias. Essas palavras são chamadas de temas geradores. Assim o alfabetizando não é considerado aluno e sim participante de um grupo, o professor é um coordenador de debates e as aulas são dialogadas formando um circulo de cultura.
Com isso conclui-se que ele não criou-se um método e sim um teoria da educação e da pedagogia. Segundo Paulo Freire (apud Soares, 2014 p 121): “alfabetização é definida como conscientização, politização, meio de tornar o homem consciente, de sua realidade e de sua possibilidade de transforma-la”.
...