Paulo Freire e Sua Pedagogia
Por: wanessa- • 17/9/2018 • Projeto de pesquisa • 3.645 Palavras (15 Páginas) • 157 Visualizações
EDUCAÇÃO FISICA
A Pedagoga de uma escola, visando promover inovações relacionadas às aulas de Educação Física, chama os professores das diferentes áreas do conhecimento e solicita que cada área mencione um conteúdo específico a ser trabalhado de forma corporal durante as aulas de Educação Física no próximo semestre. Pensando na questão, responda: Como pedagoga, quais os conteúdos você gostaria de receber dos professores das diferentes áreas do conhecimento?
Mais aulas dinâmicas, aulas que envolvam bastante a psicomotricidade, que os professores se dediquem mais a essa área, pois muitos estão focados só no português e matemática e acabam esquecendo que a parte lúdica também é muito importante.
"A Educação Psicomotora se coloca no sentido de uma educação que não se restringe apenas ao saber escolar ou então, ao aperfeiçoamento específico da motricidade, porém, dirige-se à formação da personalidade, à sua expressão e organização através das atividades humanas de relação, realização e criação. Esta compreende a educação do ser humano nos seus aspectos corporais, motores, emocionais, intelectuais e sociais".
In: CARVALHO, Elda Maria Rodrigues de. Tendências da educação psicomotora sob o enfoque walloniano. Psicol. cienc. prof. [online]. 2003.
Baseando-se no texto, considere as seguintes afirmações:
I - O movimento, a afetividade e a força constituem a tríade que Wallon toma como referência constante para buscar compreender a construção do Eu, da personalidade e do homem enquanto ser biológico e social.
II - A Educação Psicomotora busca trabalhar a criança e o grupo em movimento através da ação espontânea ou organizada a priori.
III - A afetividade e a cognição estão sempre em alternância funcional no trabalho com a psicomotricidade.
Quais afirmações estão corretas?
Apenas a II e III.
Considerando os conceitos funcionais da psicomotricidade, os quais podem auxiliar o professor em sala de aula, analise as alternativas:
I - A lateralidade é a propensão que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Esta deve surgir naturalmente, não devendo ser imposta ou influenciada.
II - É uma dificuldade da estruturação espacial: Na escrita não respeita a direção horizontal do traçado (da esquerda para a direita), ocorrendo movimentos descendentes ou ascendentes e não consegue escrever em cima da pauta.
III - A estruturação temporal é essencial para que uma criança aprenda a ler.
IV - A coordenação global diz respeito à atividade dos pequenos músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo.
V - A psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de interagir com os outros (pessoas, objetos, meios) e consigo mesmo.
Quais afirmações estão corretas?
A resposta correta é: I, II, III e V..
"O brincar, a relação com o brinquedo e o jogo, são as principais formas de relacionamento da criança com a realidade".
In: KNAUT, Michelle, Souza Julio. Elementos Constitutivos do Brincar. Série Dissertações. Curitiba: UTP, 2010.
Considerando a importância do brincar e suas diversidades, assinale a alternativacorreta:
Escolha uma:
O brincar é visto como atividade principal da criança. Essa atividade é aquela a partir da qual ocorrem as mais importantes mudanças do desenvolvimento psíquico da criança e dentro da qual se desenvolvem processos psíquicos que preparam o caminho da transição da criança para um novo e mais elevado nível de desenvolvimento.
"O ser humano é uma construção histórica que adquire seus valores e objetivos baseados em estereótipos, em fundamentos alicerçados, atualmente, em uma mentalidade mecanicista legitimada pelo padrão capitalista de qualidade de vida que, caracteriza a realização individual pelo acúmulo de bens materiais. Os reflexos desta mudança comportamental a partir da era pré-histórica são diretos, repercutindo na educação física como responsabilidade inerente de transladação desse raciocínio em beneficio da satisfação e harmonia coletiva".
In: SANTOS, João Francisco Severo. SANTANA, Sibelle Sell. Educação física, saúde e consumismo na sociedade capitalista. Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 80 - Enero de 2005, p.1.
Em relação ao tema, é correto afirmar que:
A resposta correta é:
A auto-imagem é abalada perante a adoção de modelos-padrão, cujas estruturas corporais são consideradas perfeitas, pois são na realidade uma ilusão, recobertas por muita superficialidade e falta de senso crítico..
Marque V para verdadeiro e F para falso, considerando o conteúdo estudado na disciplina:
( ) Nas aulas de educação física, a criança deve ser estimulada à competição.
( ) Com a ascensão do Cristianismo o culto ao corpo era pecado.
( ) Roma por seu caráter religioso combatia a nudez da ginástica.
( ) A beleza do corpo, antes pecaminosa, na Renascença é explorada pelas artes.
( ) A concepção do corpo é dependente da história.
A resposta correta é: F, V, V, V, V.
Considerando que a estruturação espacial é "a tomada de consciência da situação em relação ao próprio corpo em um ambiente, da situação das coisas entre si e da possibilidade de organizá-las perante o mundo que o cerca, uma elaboração e uma construção mental que se opera através de seus movimentos em relação aos objetos que estão em seu meio". Elabore uma atividade para trabalhar com esse conceito funcional da psicomotricidade, descrevendo seu encaminhamento metodológico:
A famosa cama de gato. Prendemos barbante em duas mesas e começamos a trançar. É legal tanto para a parte de concentração, quanto para a parte de estruturação espacial.
Levando em conta o conteúdo estudado na disciplina de Fundamentos Teóricos metodológicos da Educação Física, analise as questões abaixo:
I - Rui Barbosa instituiu a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas brasileiras, na época denominada “ginástica”.
II - A Educação Física seguiu à guisa dos princípios higienistas para um corpo forte e saudável, com atividades ligadas à formação de um corpo masculino robusto, delineado para a defesa e proteção da família e da pátria.
...