Paulo freire
Por: suze miguel silva • 9/5/2015 • Relatório de pesquisa • 517 Palavras (3 Páginas) • 469 Visualizações
Alfabeto móvel jogo do “pare Já”
Nos primeiros dias de aula o professor deve apresentar o alfabeto em letras para os alunos, e por se tratar de crianças no inicio da alfabetização, o alfabeto móvel é muito utilizado para que o aprendizado aconteça. O professor deve planejar diversas atividades ajudando o aluno a interagir com o alfabeto, para que ele reconheça e reproduza as letras.
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A escrita é um grande desafio para o professor e treinar o aluno de uma forma prazerosa ira contribuir de forma divertida. E uma atividade do alfabeto móvel aplicada em forma de jogo ira auxiliar de forma eficaz no processo de alfabetização estimulando o aluno a aprender criando uma ponte para o processo da escrita e leitura. E “uma dessas atividades é o jogo do para Já”: Este é um jogo precisa de ficha do alfabeto móvel que ira reunir de três a quatro pessoas formando grupos. A professora escolher um tema e indica a letra. Ex amimais com letra F. E com as fichas do alfabeto cada grupo ira forma o maior numero de palavra com nomes de animais que comece com a letra F.
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E com um determinado tempo estipulado quando o professor disser “Pare já” vence o grupo que montou o maior numero de nomes de animais com a letra F. é um jogo fácil de ser confeccionado escreve o alfabeto em folha de sulfite recorta e cola na tampa de garrafa pet. e distribui aos alunos. O jogo do “pare Já” ira trabalhar nas crianças o social afetivo. Regras de jogo, memorização e raciocino do aluno. E ajuda a compreender que se trocamos uma letra transformamos uma palavra em outra palavra. A compreender a silaba como unidade fonológica.
Jogo das palavras
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Outro método no qual se pode utilizar pelo lúdico como explicar para os alunos no sobre as silabas tônicas é através do jogo das palavras este jogo é aplicado para aluno das 4ª serie no qual poderá pratica e fixar a classificação de palavras quanto ao Tonico. Às vezes são acentuadas ou não dependendo da regra gramatical. Para este jogo deve forma um grupo de três participantes e no jogo se utiliza três marcadores, um tabuleiro e fichas de palavras. Em seguida é feito um sorteio para decidir quem ira iniciar a jogada. A cada rodada um participante tira uma ficha e Le para o grupo, cada pessoa deve dizer qual é a classificação da palavra se é oxítona, paroxítona ou proparoxítona. E o grupo que acerta a classificação anda uma casa no tabuleiro, ganha quem completar a volta no tabuleiro em primeiro lugar. Neste jogo o aluno ira desenvolver a consciência fonológica por meio da exploração dos sons das palavras, e a comparação às palavras quanto a semelhanças e diferenças sonoras.
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