Planos Genéticos da Teoria de Vygotsky
Por: 172401 • 29/1/2017 • Resenha • 585 Palavras (3 Páginas) • 6.676 Visualizações
Os Planos Genéticos da Teoria de Vygotsky
Ele considerou os Planos Genéticos para entender o que influência no potencial de aprendizagem do ser humano. A partir do que aprendemos? Da Filogênese, da Ontogênese, da Sociogênese e da Microgênese, da influência desses quatro planos no nosso desenvolvimento.
- A Filogênese: (Refere-se à evolução de cada espécie: Filo = divisão, separação em “tribos” e gênese = evolução, origem):
Refere-se à história do desenvolvimento animal, a história do desenvolvimento de uma espécie, inclusive do Homem. Esse desenvolvimento nos mostra os limites e possibilidades da nossa espécie ao longo dos anos.
Exemplo: Ser bípede (andar com os dois pés nos permite erguer o corpo e pegar objetos em lugares mais altos; movimento de pinça (nos permite pegar objetos pequenos apenas com os dois dedos); não ter asas (nos impede de voar e nos torna dependentes da tecnologia, do avião)
- A Ontogênese: (Refere-se à evolução biológica de cada espécie. Onto = Ser, ser um indivíduo e gênese = evolução, origem)
A Ontogênese tem característica biológica e se refere ao desenvolvimento de um ser de determinada espécie, refere-se ao desenvolvimento físico de cada espécie.
Exemplo: A maioria dos bebês primeiro engatinham e depois andam; os cachorros depois de nascerem primeiro abrem os olhos e depois andam; o sapo primeiro são girinos e vivem na água, depois criam patas e podem ir para a terra.
- A Sociogênese: (Refere-se às influências sociais que recebemos da sociedade em que vivemos. Socio = sociedade, meio ambiente e gênese = evolução, origem)
A Sociogênese refere-se à história da cultura na qual o sujeito está inserido e que segundo Vygotsky influência totalmente a aprendizagem do ser humano.
Exemplo: A copa do mundo que será no Brasil. Mesmo que não gostemos de futebol é impossível não ser influenciada por esse evento, porque a maioria fala do assunto e muito da nossa rotina mudará na época da copa, então mesmo sem time podemos até torcer!
O Homem não tem asas para voar, mas graças aos avanços sociais, a busca do ser humano de diminuir o tempo entre longas distâncias, fez com que se inventa-se o avião e esta invenção mudou a forma de pensar e de locomoção de muita gente ao longo dos anos.
- A Microgênese: ( A história de vida de cada indivíduo. Micro = pequeno, no caso individual e gênese = evolução, origem)
A Microgênese refere-se à história de vida de cada sujeito e ela é construída ao longo da existência. Aqui podemos pensar no não determinismo do aprendizado, porque o sujeito poderá mudar, aprender, fazer diferente ao longo da vida, de acordo com o que capta, aprende na convivência com os outros e com a sua capacidade pessoal (a ontogênese)
Exemplo: Você ensina duas criança a amarrarem os sapatos, depois você observa que as duas aprenderam só que uma demora mais que a outra e uma amarra de um jeito diferente daquele que você ensinou, mas o resultado é o mesmo, as duas amarram os sapatos.
...