Pluralidade Cultural
Por: Kaleodavi • 24/10/2018 • Trabalho acadêmico • 3.772 Palavras (16 Páginas) • 142 Visualizações
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SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. REFERENCIAL TEORICO 4
3. PROPOSTA DE TRABALHO DOCNETE..............................................................10
4.CONCIDERAÇÃOS FINAIS...................................................................................14
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.....................................................................15
- 1.INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como base a pluralidade cultural, característica que será desenvolvida na Escola Criança Feliz, situada na Rua Madri, S/N Bairro Padre Miguel, na cidade de Montes Claros BA. A temática Pluralidade Cultural é possível propiciar subsídios à função de aluno e escola, aprendendo muito mais a respeitar as diferenças. A diversidade deve concretizar não só as capacidades intelectuais e os conhecimentos de cada aluno como também seus interesses e motivações.
O presente trabalho foi pensado com o intuito de incentivar e promover ações e reflexões dentro da escola que valorizem a diversidade e o respeito às diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional . A abordagem desse tema será de extrema relevância a partir do momento que as escolas vem buscando a cada ano desenvolver um ensino que procure atender a diversidade cultural de sua clientela, sem exceção dos mais sensíveis aos mais pragmáticos, dos mais competitivos aos mais colaborativos, dos mais lentos aos mais rápidos, dos vindos de famílias estruturadas e aos de lares desestruturados. Historicamente falando, a escola tem dificuldades para lidar com a diversidade. As diferenças tornam-se problemas ao invés de oportunidades para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagens. A escola é um local formado por uma população com diversos grupos étnicos, com seus costumes e suas crenças, é o lugar em que todos os alunos devem ter as mesmas oportunidades, mas com estratégias de aprendizagens diferentes.
Estes nos faz buscar concepções de diversas culturas, étnica que caracteriza o povo Brasileiro, desigualdades econômicas, porém nos oferece uma ampla compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa que iremos aderir suas crenças, costumes e seus valores culturais e sim valorizar, respeitar todo ser humano.
A desigualdade social é atingida ao longo da História, nos grupos sociais o qual a singularidade era mantida nas diferentes culturas Brasileiras, apesar de toda discriminação do preconceito, o Brasil tem elaborado convívio e experiências nas culturas de origem, valorizando as diversidades diante das disciplinas de educação física e da Língua Portuguesa.
2. REFERENCIAL TEORICO
O Pluralismo Cultural é um dos Temas Transversais, contido nos Parâmetros Curriculares Nacionais editados pelo governo brasileiro. A intencionalidade dessa temática diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional. Diz respeito também às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal.
De acordo com Neuza Maria Mendes de Gusmão (1997), a educação assimila o indivíduo à ordem social, integrando-o e diferenciando-o por suas características pessoais, por gênero e por idade. Procura-se garantir aí o equilíbrio da vida em sociedade. A educação acontece no interior da sociedade, composta por diferentes grupos e culturas, visando certo controle sobre a existência social, de modo a assegurar sua reprodução por formas sociais coletivamente transmitidas. Nos dias de hoje, a educação é unanimemente considerada como um dos mais importantes meios de socialização e de promoção do desenvolvimento social e individual, fazendo valer todas as características de interação do sujeito com o mundo. Nesse sentido os sistemas educativos acabam por ilustrar os valores que orientam a sociedade e que esta quer transmitir.
Cada escola possui um cotidiano diferente, composto de projetos políticos pedagógicos distintos, com objetivos e regimentos que vão ajudar na construção de uma identidade própria, respeitando o universo diverso no qual está inserida. Neste sentido, Sonia Penin (1995) afirma que a transformação dos sujeitos que compõem uma escola é construída e transformada a partir da ação dos mesmos. E que o cotidiano escolar reflete sua própria história, como também a da sociedade na qual está inserida. Daí a importância de não negar a história do outro, da sociedade e a sua própria história. Negá-la é negar a própria existência, é negar a possibilidade de transformar algo.
Atualmente, o papel da escola vai muito além de ensinar Matemática, Português, Ciências, História, e Geografia. A escola é uma das grandes responsáveis pela formação do cidadão, preparando o educando para interagir na sociedade, de maneira ética e responsável. Para aprimorar a formação cidadã foram inseridos nos Parâmetros Currículares (PCNs) os Temas Transversais, tornando obrigatória a sua inclusão no currículo escolar, de forma transversal.
O aluno deve desenvolver competências para adaptar-se ao meio, incorporando-as a sua conduta. Cabe o professor promover experiências “que permitam ao aluno educar-se por meio da construção e reconstrução do objeto numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do meio ambiente” (LUCKESI,1994,p.56).
A afetividade refere-se à capacidade, à disposição do ser humano a ser afetado pelo mundo externo e interno por meio de sensações ligadas a tonalidades agradáveis ou desagradáveis. Já a emoção é a exteriorisação da afetividade, é sua expressão corporal, motora. Tem um poder plástico; espressivo e contagioso. (Mahoney 2007,p 17).
Cabe-nos ressaltar, que a pluraridade cultural está despertando interesse no meio educacional, em tolerar diferenças no espaço da sala de aula. A escola dessa forma, compete problematizar e refletir sobre as atitudes de intolerância e de desrespeito ao outro, em relação à sua etnia, religião, raça e etc.
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