Portfolio sobre Filosofos da Educação
Por: claudioocosta • 2/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.438 Palavras (6 Páginas) • 1.279 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nesta UTA podemos observar o desenvolvimento da filosofia no Brasil, com fundamentos de vários filósofos onde devemos refletir sobre suas teorias.
A partir desta UTA começamos a compreender maneiras diversas de agir com o aluno tanto ainda criança quanto adolescentes, é necessário interagir de maneira clara e objetiva com uma linguagem diferenciada para cada aluno, pois cada um tem suas limitações e formas de aprender um do outro. Nenhuma turma haverá alunos com a mesma facilidade ou dificuldade de aprendizado, por isso o professor/educador deve identificar e trabalhar com cada aluno dentro de suas necessidades.
Vimos também nesta UTA e começamos a compreender sobre ética na educação tanto para professores, alunos e a sociedade. Como a ética pode influenciar dentro do meio educacional, aprendemos que devemos ter cautela e muita atenção ao lidar com assuntos relacionados a ética.
Também teremos uma visão sobre o pragmatismo e a filosofia analítica, uma visão dos principais pensadores.
1 - CONTEÚDOS NAS PESQUISAS E NO ENSINO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL.
Para Antônio Joaquim Severino cabe a Filosofia da Educação a construção de uma imagem do homem, do sentido de sua existência. Analisar o homem através de sua história, da expressão do agir, sempre relacionando seus valores. A Filosofia da Educação tem o papel de discutir as questões envolvidas na educação: como ocorre o processo de educação, como funciona o sistema e como é transmitida a educação.
Para Severino a existência humana é sempre baseada na realidade histórica social, e a Filosofia da Educação se esforça para desvendar o sentido da educação. Ele cita alguns campos que merecem atenção: O Epistemológico, o axiológico e o antológico. No epistemológico, se refere a pesquisa em educação, construção e discussão para que possamos conhecer a realidade educacional. No axiológico, se refere aos valores e fins na educação, da ética e da política... No Antológico, se refere a existência histórica do homem, a educação como processo de humanização e liberdade.
Agora vamos falar sobre Dermeval Saviani, para ele a Filosofia da Educação é a reflexão sobre os problemas existentes na realidade educacional para isso, devemos refletir sobre a realidade humana, sobre os problemas na educação, e caso os problemas educacionais não sejam esclarecidos a mesma não estará contribuindo para preencher sua função. Os problemas educacionais sempre devem ser verificados e corrigidos para que, de fato a educação aconteça.
Para Moacir Gadotti, a Filosofia da Educação deve responder para que o homem se educa? Para que é por que o homem precisa da educação? E saber se a educação tem fundamentos. A prática da educação deve sempre ser avaliada.
Para os três pensadores, o ser humano deve ser visto através de sua realidade histórica e social e a Filosofia da Educação deve estar atenta a realidade da prática educativa, sempre deve ficar a escuta da realidade para verificar e refletir sobre os problemas que ocorrem para que assim, esteja executando sua função.
A Filosofia da Educação deve refletir sobre os problemas educacionais e buscar fundamentos para a educação.
2 - A QUESTÃO ÉTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Nas duas últimas décadas até os dias atuais podemos vivenciar diversas mudanças no meio escolar. Com essas mudanças podemos observar que devemos ter ciência de que vivenciar a ética no âmbito escolar é a melhor maneira de ensinar aos alunos que ter ética e ser ético é algo opcional. Porém deve-se deixar claro que a ética deve ser praticada constantemente em diversas situações cotidianas e em muitas profissões a ética é algo indispensável.
Atualmente vemos governos, escolas, diretores, pedagogos, professores, alunos ou regiões precárias sendo acusadas como responsáveis pela má educação ou pelo não aprendizado do aluno. Professores/educadores responsabilizando alunos ou pais pela não educação dos alunos, citando alunos como frutas podres estragando as boas, ou o governo pela falta de recursos para uma melhor educação.
Tudo isso nos remete as questões éticas cotidianas, a ética que ensinamos aos nossos filhos alunos e familiares é a ética que praticamos diariamente? Com isto podemos ver que nem sempre somos éticos em nossas vidas, pois sempre agiremos como nos convém porque praticamos uma ética que é egoísta e individualista!
FIGURA 1 - POSTER
3 - O PRAGMATISMO E A FILOSOFIA ANALÍTICA
Para o desenvolvimento do estudo do pragmatismo e da filosofia analítica, há a necessidade de explicar como a lógica é usada na atualidade e como foi usada na antiguidade. Comparando os recursos da lógica, percebemos que seu uso é imperceptível no nosso cotidiano. Na antiguidade Aristóteles esclareceu as regras da lógica, porém até meados do século XIX, pouco foi descoberto sobre o tema. Posteriormente, muitos filósofos chegaram à conclusão de que deveriam explorar mais a disciplina. Foi então que um grupo de filósofos americanos inauguraram uma nova corrente filosófica, o PRAGMATISMO, que tinham como preocupações a linguagem e as questões lógicas, fatos que inspiraram essa nova corrente filosófica. A linguagem contribuiu para a definição de um novo campo de investigação filosófica, a FILOSOFIA ANALÍTICA. O estudo do pragmatismo e a filosofia analítica possibilita a compreensão e o conhecimento da relação que se faz com a filosofia da educação. Os nomes mais representativos dessa corrente são William James, John Dewey e Charles Sanders Peirce.
No pragmatismo e na filosofia analítica, o único critério possível são as consequências práticas que determinada ideia ou ação pode vir a produzir. A verdade pode ser alterada por motivos que possam alterar nosso ponto de vista. John Dewey foi o filósofo pragmatista que mais se dedicou sobre os temas da educação, o pragmatismo, na sua versão era chamado de instrumentalismo, explicando que o pensamento humano não é isolado, e sim é a forma que utilizamos para nos relacionarmos com o meio, coisas e pessoas. O pensamento ajuda na resolução de problemas e a educação prepara o ser humano para pensar da forma adequada. A sala de aula deve proporcionar a investigação científica, apresentando problemas para que os alunos busquem as soluções.
...