Portifolio Sequencia Didatica
Por: jaciara98 • 20/8/2016 • Trabalho acadêmico • 974 Palavras (4 Páginas) • 661 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15][pic 16]
SUMÁRIO[pic 17]
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1. INTRODUÇÃO
Trabalhar com sequencias didáticas é muito importante, principalmente porque permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, envolvendo atividades variadas buscando oferecer aos alunos a possibilidade de desenvolver suas capacidades de leitura, escrita e expressão oral nas mais diversas situações do cotidiano.
Portanto, este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequencia didática direcionada a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, objetivando desenvolver suas habilidades na leitura e escrita, apontando cinco atividades que visam despertar sua imaginação e criatividade, evidenciado alguns conceitos relativos aos termos ensinar e aprender, tendo como base as disciplinas estudadas neste semestre.
2. DESENVOLVIMENTO
Sabe-se que ensinar e aprender são processos diferentes e que também que envolvem sujeitos diferentes, professor e aluno; além disso, envolve uma série de fatores que influenciam diretamente nos dois processos. Na tirinha, referenciada no texto, pode-se observar que o ensino era centrado no professor, onde os alunos eram meros reprodutores, e a professora era quem moldava seus conhecimentos.
O que devemos fazer é analisar e buscar entender os alunos, transformando o fazer pedagógico, propondo metodologias inovadoras que predam a atenção do aluno, que desperte-os para o pensar, para a tomada de decisão, desenvolvendo assim sua autonomia, enquanto sujeitos ativos no processo de aprendizagem.
O professor deve provocar situações de aprendizagem, tendo em vista as necessidades dos alunos, buscando dinamizar o ensino e transformar a aprendizagem em algo significativo para o aluno. O professor é quem orienta, quem promove a relações de ensino e aprendizagem, é que cria situações problematizadoras, pois queremos inserir na sociedade alunos questionadores, formadores de opiniões, críticos e reflexivos, deixando de lado esses velhos paradigmas tradicionais de ensino e colocando o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem.
Se analisarmos essa tirinha, pode-se concluir que é necessário que haja constante transformações nas práticas educativas, ressaltando a importância de um ensino pautado na responsabilidade, na construção da identidade do aluno, de valores sendo visto como mediador do processo de ensino e aprendizagem, valorizando os princípios éticos e valores humanos.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMA: Poemas
SÉRIE: 5º ano do Ensino Fundamental
OBJETIVOS:
- Perceber as especificidades da linguagem poética;
- Ler poemas ajustando a leitura ao texto escrito;
- Desenvolver a linguagem oral nas crianças.
RECURSOS:
- Livro de poemas; papel A4; lápis grafite; lápis de cor; TV; Vídeo; cartolina, cola, tesoura.
MOTIVAÇÃO:
- Nesta sequencia didática, será utilizado um vídeo intitulado de O Bicho de Manuel Bandeira, além de despertar para a poesia, também chama atenção para outros temas atuais, ressaltando que os poemas de Manoel Bandeira são melancólicos.
TEMPO ESTIMADO PARA AULA:
- As atividades serão desenvolvidas em 04 horas/aulas
DESENVOLVIMENTO:
- No primeiro momento explicar o que são poemas, ler um poema para que eles possam entender em seguida perguntar aos alunos se eles já viram alguém recitando poesias. Estimular os alunos a refletir, apresentando um vídeo sobre a temática apresentada, intitulado de O Bicho do autor Manoel Bandeira.
- No segundo momento os alunos farão a leitura dos poemas, observando cada estrofe; em seguida os alunos irão fazer uma interpretação escrita de suas poesias de acordo com o roteiro que a professora irá distribuir, levando os alunos a refletir sobre o poema apresentado. Em seguida cada aluno fará a leitura de suas interpretações enfatizando as sensações que o poema despertou.
- No terceiro momento as crianças serão organizadas em grupos de quatro alunos, onde receberão a copia de uma poesia de Manoel Bandeira. O grupo selecionará um aluno para fazer a leitura da poesia enquanto os demais farão um cartaz registrando os principais trechos da poesia, as principais sensações expressas.
- No quarto momento acontecerá a apresentação dos cartazes elaborados pelos grupos, o grupo selecionará quem mais se destacar na leitura de poesia para apresentar o trabalho, o aluno fará a leitura da poesia explicando o cartaz.
- No quinto momento, após o entendimento dos aspectos relativos a poesia, cada aluno irá receber uma folha de papel e escrever uma poesia de autoria própria, poderá utilizar de um a dois trechos da poesias já trabalhas em sala para dar inicio ou para organizar as ideias, a professora irá solicitar que o aluno faça ilustrações no trabalho, no final cada aluno irá fazer a leitura de sua poesia e fazer a exposição no mural da escola.
AVALIAÇÃO:
...