Prática de Ensino Integração escola vs Comunidade
Por: Valdeir064 • 22/5/2016 • Trabalho acadêmico • 5.294 Palavras (22 Páginas) • 604 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)
POSTAGEM 3: EXAME (ATIVIDADE 1 + ATIVIDADE 2) RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE + PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
Valdeir Brito Santana RA:1542852
Santa Maria da Vitória - Bahia
2016
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA[pic 2]
COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO MOREIRA ALVES
O Colégio Francisco Moreira Alves é uma instituição pública estadual localizado á Av . Francisco M. Alves, Nº 02-Centro – Jaborandi-BA
FONE: (77) 36832187
INSTITUIÇÃO MANTENEDORA: Secretaria Estadual da Educação do Estado da Bahia
Análise crítica do ambiente físico da ESCOLA
O Colégio Estadual Francisco Moreira Alves, tem uma localização privilegiada por esta situado no centro da cidade, o que facilita o acesso dos alunos tanto proveniente da zona rural quanto da zona urbana, é uma cidade pequena onde não há trafego significativo e as ruas são todas pavimentadas, porém, o fato de está centralizado torna algumas vezes prejudicado por alguns fatores próprios da cidade, tais como: poluição sonora e algumas atrações que em alguns momentos desviam a atenção dos alunos, etc. Os alunos atendidos são heterogêneos, tanto quanto a classe social quanto a faixa etária. No município, não existe escolas particulares.
Todo ambiente escolar é de fundamental importância para os educandos, pois este se torna um espaço cheio de significados, valores e experiências afeiçoadas que podem ser traduzidos positivamente ou/e negativamente.
O espaço físico é adequado à proposta pedagógica?
Sempre que possível sim, pois a proposta é construída de forma congruente ao espaço escolar.
A relação entre o número de alunos e espaço é adequada, nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?
Sim. A escola tem o número de salas de aulas suficientes para atender aos educandos, porém as salas ainda não tem boa ventilação natural, obrigando o uso de ventiladores. Quanto ao pátio o uso torna se inviável durante o dia por ser descoberto e a biblioteca e o laboratório de informática (único laboratório da escola), dividem o mesmo espaço e nem sempre atende as necessidades dos usuários.[pic 3]
O espaço físico, assim distribuído: 01 (uma) diretoria, 01(uma) sala de professores, 01(uma) biblioteca que divide espaço com o laboratório de informática, 1 (um) auditório (Sala multimídia), 1 (um) refeitório, 4 (quatro) banheiros femininos e 03 (três) masculinos,1 (um) banheiro na diretoria, 10 (dez) salas de aula, 01(uma) quadra de esportes descoberta e um pátio para lazer. A escola nos últimos meses estava passando por uma reforma completa tendo todo o teto reformado e todos os compartimentos forrados trazendo um ambiente mais confortável a todos ali favorecidos.
As salas de aula são suficientes para atender a clientela, porém o espaço destinado a biblioteca e ao laboratório de informática não é suficiente para atender a todos, a quadra de esportes e o pátio por serem descobertos também não permitem que as atividades pedagógicas extraclasse propostas sejam desenvolvidas satisfatoriamente por conta da exposição ao sol.
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Quanto á utilização da biblioteca, laboratório e afins: Que atividades são desenvolvidas?
Leitura e pesquisa.
Quem utiliza e com que frequência?
Alunos e professores. O espaço é utilizado diariamente.
Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?
Muitas das vezes sim, por ser um espaço pequeno, uma atividade desenvolvida (na biblioteca) interfere na outra(laboratório), consequentemente além do número de computadores não ser suficientes para a quantidade de alunos, em razão disso os objetivos nem sempre são atingidos.
Que aspectos mereceriam suas críticas e elogios?
O uso da biblioteca nem sempre atende as expectativas, lá não se encontra os acervos necessários para pesquisa, tanto dos docentes quanto dos discentes. O espaço é dividido com o laboratório de informática e isso interfere na concentração dos usuários.[pic 4]
Como foi a participação dos profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?
A Proposta pedagógica da escola é elaborada no inicio do ano letivo durante a semana pedagógica de forma coletiva, onde todos os envolvidos expressam seus pontos de vista sobre o cotidiano escolar, observando-se tanto o que a escola já é quanto o que ela poderá vir a ser. Quanto ao regimento escolar esse é apenas lido e discutido entre todos os atores escolar , pois o Regimento das Escolas do Estado da Bahia é unificado.
Existe um conselho de escola ou algo semelhante? Como funciona? Quais decisões relevantes são tomadas? Os alunos participam? E os pais?
O Conselho de Classe formado por professores e alunos decidem sobre desenvolvimento, aprovação ou reprovação dos alunos. Os Representantes de classe são alunos votados pelos colegas que os representam junto à direção e professores. Há também o Conselho Escolar, o mesmo é composto por pais, alunos, professores, direção e funcionários da escola legitimamente escolhidos por votação, onde toma decisões importantes à escola.
A proposta pedagógica e o regimento escolar propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade
escolar (interna)?
A proposta pedagógica sim. A comunidade escolar tenta refletir sobre os desafios cotidianos da escola, considerando o caráter coletivo escolar e por acreditar que quando se pensa coletivamente e de forma integrada a busca de soluções torna se mais eficaz. Quanto ao Regimento é apenas discutido, mas não elaborado pela comunidade escolar local.
Como é a estrutura organizacional da escola? (apresentar organograma).
...