Professore reflexivo
Por: Amanda Araújo • 3/9/2017 • Trabalho acadêmico • 655 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
Amanda Araújo Sales
- Discuta as características da formação docente reflexiva
Sabemos que a reflexão é uma capacidade inata do ser humano, desde os filósofos pré-socráticos o ser humano utiliza a reflexão para tentar resolver problemas ou para entender fenômenos da natureza e acontecimentos do dia-a-dia.
Contudo, existem aqueles que, além de utilizar a reflexão no dia-a-dia, estudam e tentam compreender os processos que levam à reflexão. Uma dessas pessoas é o psicólogo e pedagogo norte-americano John Dewey (1859-1952). Dewey (1979) considera o pensamento reflexivo como “a espécie de pensamento que consiste em examinar mentalmente o assunto e dar-lhe consideração séria e consecutiva” (p. 13).
Além de pesquisar sobre a reflexão, Dewey expandiu suas ideias para dentro de sala de aula. Para Dewey um professor reflexivo deveria ter o espírito aberto para novas opiniões e informações; responsabilidade e cuidado (estudo) ao determinar uma ação; e empenho para ter modificações continuas em suas práticas. Ademais, um professor com a formação reflexiva deve instigar seus alunos, problematizar, argumentar e criar hipóteses que possibilitem o aluno compreender e formular uma solução esse processo é descrito por Dewey em vários pontos de sua pesquisa.
Desenvolvendo ideias a partir de Dewey, temos Donald Schön. Ele acreditava que a reflexão deve estar ligada com a ação, portanto, é característica da formação docente reflexiva a curiosidade (tanto do aluno como do professor), o ensino por ações práticas (learn by doing), feedbacks e pensamentos baseado em pesquisas.
- Justifique a formação de professores reflexivos
“[..] constata Schon, os aprendentes são iniciados por um prático, um profissional e sob a sua orientação, aprendem a fazer fazendo e refletindo sobre os problemas, vendo os sob diferentes pontos de vista, construindo soluções para cada caso, verificando a validade das soluções construídas.”
Caso a formação do professor for falha ou voltada para o ensino tradicional, será muito mais difícil que o professor tenha uma docência baseada na reflexão como a citação coloca. Sendo assim, as universidades devem repensar a formação dos seus licenciados, já que muitas vezes vemos um recém formado repetir o mesmo formato de aula que teve.
Como Schon identificou, uma possível estratégia de formação são:
- Experimentação em conjunto (join experimentation): Tanto aluno como professores aprendem juntos
- Demonstração acompanhada de reflexão (follow me): professor explica por exemplos e aluno “copia” o professor, até o ponto em que ele se desenvolve sozinho.
- Experiência e análise de situações homológicas (play in a hall of mirrors): situação de aprendizagem ocorre em paralelo com a da prática profissional (vice-versa)
Corroborando com isso, Dewey diz que “ninguém é capaz de pensar em alguma coisa sem experiência sobre ela”, desse modo, os professores que não possuem a formação de professores reflexivos não estarão plenamente preparados para formarem alunos reflexivos, já que em sua formação, não passaram por esses processos.
...