POR QUE SE TORNAR UM PROFESSOR REFLEXIVO
Por: Jacquebadia • 20/11/2016 • Trabalho acadêmico • 671 Palavras (3 Páginas) • 370 Visualizações
UNIDADE 1 - POR QUE SE TORNAR UM PROFESSOR REFLEXIVO_
AI3- PRODUÇÃO TEXTUAL
Aluna: Jacqueline Badia R.A. 481505 tutora: Aline sala: 5
Considerando que é uma aula de matemática cujo conteúdo é sobre frações, já de antemão, percebemos que é um tema em que o professor dispõe de várias estratégias de ensino, pois as frações podem ser compreendidas em diferentes sentidos. A professora aproveitando-se de tal benefício, recorre a exemplos simples como chocolates que é algo inerente ao cotidiano dos alunos e que, de acordo com a fala dela, as crianças dividem os chocolates em diferentes formas. Isso evidencia o caráter pedagógico do conteúdo que aparece tanto na fala quanto na postura da professora.
O conhecimento pedagógico do conteúdo, como uma das bases do conhecimento, que abarca o conhecimento do conteúdo específico e outros tipos de conhecimento, é notado nas estratégias de ensino da professora que expõe o problema a partir dos diferentes resultados e instiga os alunos a “chegarem”nas respostas por modos diferentes de resolução. Tendo em vista o conhecimento prévio deles e as formas de divisão que eles compreendem.
É notória a postura da professora enquanto mediadora do processo pedagógico. Ela facilita a apreensão do conteúdo por eles relacionando com a experiência, no caso, o desenvolvimento dos vários modos de divisões e da busca de novos raciocínios para a resolução do problema. A professora transforma o conteúdo a ser ensinado em conteúdo aprendido por eles.
No decorrer da aula e na fala da professora, os alunos , num primeiro momento, aparentam dificuldades em compreender os números que eles colocaram e que, no caso, esses números representam as frações. Trata-se da linguagem matemática inserida pela própria professora. Ela sendo aquela que detém o conhecimento do conteúdo específico e que numa postura mediadora frente aos alunos, mantém a relação estreita entre a teoria e a prática.
Sobre os conhecimentos construídos e acionados na aula, destacam-se os elementos que contemplam o raciocínio pedagógico: transformação, instrução, avaliação, reflexão e nova compreensão.
No caso da transformação, a professora retoma o problema da aula anterior, antecipa e expõe na forma de cartaz os resultados para que os raciocínios dos alunos já sejam demonstrados. Outro fato, são os alunos organizados em grupos para que haja um trabalho colaborativo e em equipe e a sugestão de resolver o problema na lousa para que visualizem e assim, compartilhem as estratégias.
Em relação à instrução, a professora observa os diferentes raciocínios e os diferentes modos de resolução por cada um dos alunos ou por cada grupo. Ao observar como eles resolvem e as idéias que eles empregam, ela os questiona, acompanha os raciocínios, discute, explica, corrige os erros, enfim, intervém com a linguagem matemática e com suas competências e habilidades no processo que envolve a construção do conhecimento por eles. Como exemplo, quando ela os questiona sobre o porquê de 1/6, ou quantas partes devem dividir o chocolate para que não sobre e assim por diante.
...