Programa de Melhoria da Educação Carioka
Artigo: Programa de Melhoria da Educação Carioka. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: susaneh • 7/9/2014 • Artigo • 545 Palavras (3 Páginas) • 252 Visualizações
geografia
O município cuida exclusivamente da educação infantil e ensino fundamental, e o governo estadual do ensino médio.
O IDBE (Índice de desenvolvimento da educação básica), do Rio de Janeiro numa escala de zero a dez, possui nota seis, o que é considerado razoável.
Mesmo possuindo uma nota razoável no IDBE, as notas da prova Brasil mostra que esses dados não são muito bons como parecem. Com a criação da progresão continuada , onde os alunos não podem repetir o ano letivo, houve uma elevação do índice, mas não uma melhora no ensino, os alunos estavam passando de ano basicamente sem aprender.
Em 2008 propuseram ao prefeito do município um programa para dar um salto de qualidade da educação carioca. O programa focava a melhoria da aprendizagem geral, com foco nas áreas consideradas vulneráveis a violência, pois nesses locais a uma dificuldade maior para aprender e ensinar, Daí houve a criação do projeto Escolas do Amanhã, que foi desenvolvido para atender essas situações.
Dentro desse projeto houve também a criação de um conselho chamado “ Parceiros da Educação Carioca”formado por personalidades envolvidos com educação no Rio, para aconselhar a execução do programa, os parceiros da educação se reúnem uma vez por mês para acompanhar a evolução doa números e a implantação de cada projeto.
O programa incluiu os seguintes projetos e ações:
• Revisão geral de português e matemática, foram distribuídos matérias para professores e alunos, em seguida foram aplicadas duas provas, uma para identificar analfabetos funcionais, e outra para verificar crianças que apesar de alfabetizadas, não dominavam o que deveria ter sido na série anterior.
• Recuperação de aprendizagem, Foram capacitados 850 professores para realfabetizar os alunos de 4º e 5º anos, produziram também cadernos de reforço escolar de português e matemática, para distribuição nas escolas.
• Avaliação de aprendizagem, decidiu-se fazer provas internas, a partir de provas elaboradas pela secretária com ajuda de especialistas nos temas em foco e outras externas. Decidiu- se também aplicar a prova Rio, como avaliação externa anual, pois isso vai permitir a construção de uma série anual e o acompanhamento da evolução desses alunos, que dois anos depois serão submetidos a prova Brasil.
A partir daí criou-se o IDERio, que possue os mesmos dados do IDEB, assim será possível saber se as notas dos alunos evoluíram, e se essa melhora não se deu com a exclusão dos alunos reprovados ou levados a abandonar a escola.
Foi estabelecida uma meta para cada escola para melhorar seu IDEB, cada diretor assinou um termo de responsabilidade e compromisso, comprometendo-se a buscar esse resultado.
Observou – se que a violência pode ser um dos fatores que estão dificultando, e afastando os alunos das escolas, é de suma necessidade que mantenha as crianças mais tempo longe de lugares violentos. Para isso criou-se o programa Escolas do amanhã, ela contém,basicamente educação em tempo integral, metodologia de ensino mais dinâmico, laboratórios de ciências e ,mães comunitárias.
Com a criação desses projetos e ações ficaram alguns aprendizados como:
• Comunicação
...