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Projeto Adaptação

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

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PROJETO ADAPTAÇÃO

Período: Mês de Março

Turma: Pré 1A

Ano Letivo: 2015

Objetivo Geral:

  • Proporcionar ao aluno um ambiente seguro, com um espaço que propicie o seu desenvolvimento integral com segurança, confiança, expressividade e autonomia.

Objetivos Específicos:

  • Transmitir segurança e confiança aos pais e alunos;
  • Demonstrar afeto pelo aluno;
  • Fazer com que o aluno sinta-se bem no ambiente escolar;
  • Promover a socialização;
  • Conhecer o ambiente da escola;
  • Proporcionar momentos livres de jogos e brincadeiras;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Estimular a motricidade fina e ampla;
  • Estimular a atenção e concentração;
  • Desenvolver o gosto pela literatura infantil;
  • Estimular a criatividade; e a imaginação;
  • Desenvolver e estimular hábitos de higiene pessoal;
  • Conhecer e identificar personagens do circo;
  • Estimular e desenvolver a expressão visual.

Atividades:

  • Músicas;
  • Jogos de encaixe;
  • Brinquedos livres;
  • Dança da cadeira;
  • Espantalho;
  • Quebra-cabeça;
  • Vivo ou morto;
  • Escravos de Jó;
  • Batata quente;
  • Passa anel;
  • Balão de Gás;
  • Revista;
  • Jogo das cores, formas, quantidades e dentro e fora;
  • Espelho.

Desenvolvimento:

- Dança da cadeira: Com utilização da música, o aluno dança ao redor das cadeiras, na paralisação da música tem que sentar-se, quem não conseguir, sai da brincadeira, assim a brincadeira continua até que sobre um aluno.

- Espantalho: Forma-se duas equipes com o mesmo número cada uma, sendo que um aluno de cada equipe deverá ser o espantalho. A professora prende a mesma quantidade de grampos na roupa de cada espantalho. Dado o sinal de início, os primeiros de cada equipe começam a tirar os grampos dos espantalhos, colocando-os dentro de um pote. Dado o próximo sinal, os dois participantes entregam os potes para os próximos da fila, que continuam a brincadeira. A brincadeira continua até que todos os grampos sejam retirados. Depois disso, inicia-se novamente a brincadeira escolhendo outros espantalhos. A equipe ganhadora será quem retirou todos os grampos primeiro.

- Vivo ou morto: Vivo, os alunos ficam em pé e Morto os alunos ficam agachadas. Ganha quem não errar nenhuma vez.

- Batata-quente: Os alunos deverão permanecer sentados em círculo, voltadas para o centro. Um aluno deverá iniciar a brincadeira se retirando da roda e, de costas para o grupo deverá dizer: "Batata - quente, quente, quente, quente... queimou! (Enquanto isso, os alunos da roda passam a bola para o outro colega). Dito queimou, o aluno que estava com a bola irá ao lugar do jogador que inicia a brincadeira, dando continuidade ao jogo.

- Passa-anel: Os alunos deverão ficar sentados em meia lua com as mãos fechadas, um aluno colocará um anel na mão de um colega, enquanto outra tenta adivinhar com quem está o anel. Assim, a mesma terá três chances, se acertar, passará o anel, caso não adivinhe, o aluno que estava com o anel na mão, fará a continuação da brincadeira.

- Escravos de Jô: Os alunos deverão permanecer sentados em um círculo com uma pedra em cada mão. Inicia o jogo cantando a música:

Os escravos de Jô
Jogaram cachangá
Tira, bota
Deixa o Zé Pereira ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue - zigue - zá (BIS)

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