Projeto Alimentação Sudável
Por: ROSAGRAZI • 9/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.130 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Nome da escola: C.M.E. I Alceu Rochadel da Silva
Diretor (a): Rosineide David dos Passos Crispim
Coordenador (a): Raquel Terezinha Duarte Inácio
Professor (a) regente: Daniela Francisco Ramos
Turma: Infantil III Período: Vespertino
Nome do (a) Acadêmico (a) Estagiário (a): Graziela Silva da Rosa
Poliana Pereira Conceição
TEMA: Alimentação Saudável
Uma alimentação saudável trás diversos benefícios: Previne muitos males (como obesidade, colesterol, diabetes, desnutrição e anemia), além de melhorar o humor e dar ânimo e força para encarar o dia.
Percebendo a necessidade de conscientizar a população (e as crianças), preparamos este projeto de alimentação saudável para incentivar o hábito nas crianças de ingerir alimentos como frutas, legumes e verduras são essenciais para que elas cresçam e se tornem adultos fortes e saudáveis. A alimentação saudável no espaço escolar implica a integração de ações em questões fundamentais; ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por maio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
JUSTIFICATIVA:
É preciso desenvolver hábitos alimentares sadios nos alunos (e consequentemente em seus núcleos familiares), e conscientizá-los da importância de uma boa alimentação regrada e nutritiva, para que tenham boa saúde.
SITUAÇÃO PROBLEMA:
A obesidade infantil tem crescido muito no Brasil nas últimas décadas e pode estar relacionada a fatores hereditários, mas também a maus hábitos alimentares e sedentarismo. De acordo com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 (IBGE) indicam que em 20 anos, os casos de obesidade mais do que quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos, chegando a 16,6% entre os meninos e 11,8% as meninas. (BBC, 2011). A escola como uma instituição de grande influência na vida das crianças, é o lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde, e o desenvolvimento de uma alimentação saudável. Parte-se do pressuposto que uma ação desta natureza não se desenvolve plenamente tendo como alvo somente os alunos, porém deve envolver toda a comunidade escolar objetivando a construção de um conhecimento crítico que estimule a busca de condições para um viver mais saudável.
PÚBLICO ALVO:
Infantil III (crianças entre 3 e 4 anos ), com o objetivo de proporcionar a eles uma alimentação saudável que não prejudique a saúde .
OBJETIVOS:
- Reconhecer a importância de uma boa alimentação equilibrada que não prejudiquem nossa saúde.
- Conscientizar os alunos a conhecer os hábitos alimentares.
- Reconhecer a importância dos alimentos para que possamos ter uma boa saúde.
- Incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Com a alimentação saudável junto podemos desenvolver bons hábitos alimentares nas crianças e uma boa alimentação vai promover nos alunos uma consciência do que é favorável ou desfavorável à saúde.
Segundo V ITOL O, GA GL IA NONE e GRA ZINI (1998) hábitos alimentares na infância tendem a se solidificar na idade adulta sugerindo-se a educação nutricional como disciplina na escola.
Uma boa alimentação é aquela que mantém o organismo em estado de saúde, ou seja, com osso e dentes fortes, peso e estatura de acordo com o biótipo do indivíduo, boa disposição, resistência às enfermidades, vontade de trabalhar e divertir-se, para isso se faz necessária uma dieta balanceada que contenha variados nutrientes com múltiplas funções. (MONTEIRO e COSTA, 2004).
O comportamento alimentar de uma criança reflete nos processos de crescimento e desenvolvimento em todos os aspectos. Com a devida atenção e cuidados pode-se promover uma maior expectativa de vida do adulto futuro. É importante lembrar que uma criança não deve ficar muito tempo sem se alimentar, porque ela depende do alimento para o seu desenvolvimento, assim deve-se estar precavido para uma alimentação balanceada. (ZANCUL, 2004).
...