Projeto Entre Nós
Por: carlasofiadias • 14/10/2017 • Projeto de pesquisa • 1.651 Palavras (7 Páginas) • 232 Visualizações
ÍNDICE
JUSTIFICAÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------- 2
PREÂMBULO -------------------------------------------------------------------------------------------- 3
RESUMO DO PROJECTO ------------------------------------------------------------------------ 5
PLANO DE ACÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------ 7
1- Competência a desenvolver pelo mediador -------------------------------------------------- 7
2- Competência a desenvolver pelos co mediadores ----------------------------------- 8
3- Competência a desenvolver nos alunos co mediadores ------------------------- 9
EVIDÊNCIAS DE SUCESSO ----------------------------------------------------------------------- 10
AVALIAÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------------- 11
JUSTIFICAÇÃO
De acordo com O Modelo CAF e o Modelo IGE a Escola Secundária Maria Lamas definiu as áreas de melhoria a efectuar, de modo a contribuir para a sua identificação como uma referência de e para a comunidade educativa.
Neste âmbito, surge o presente projecto, inserido na área de melhoria relativa ao Desenvolvimento pessoal e social, com a seguinte descrição:
“Elaboração de projectos tendo em vista a diminuição de problemas ao nível do aproveitamento; comportamento e assiduidade dos alunos. Estes projectos devem promover o reforço da auto-estima e expectativas escolares dos alunos, bem como do seu nível de envolvimento/integração na escola”.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
PREÂMBULO
Na sociedade actual, a escola enfrenta múltiplos desafios quer ao nível dos conhecimentos e competências, quer ao nível dos valores, comportamentos e atitudes que condicionam a forma de estar e intervir na sociedade.
O papel da escola é, por isso, cada vez mais complexo e exigente, uma vez que, por um lado deve proporcionar aos alunos a aquisição de competências que lhes permitam assumir com sucesso um papel social e profissional construtivo e por outro lado, proporcionar-lhes a aquisição de competências transversais, comportamentos e atitudes, que são a base para o exercício de uma cidadania responsável, solidária e participativa.
As exigências do mundo actual e da comunidade onde estamos inseridos, apelam á necessidade de criar recursos pedagógicos interventivos, ajustados às necessidades individuais dos alunos, para que estes possam atingir o sucesso escolar e social, indo ao encontro de uma aprendizagem significativa, saudável e de sucesso.
Actualmente somos constantemente invadidos por notícias sobre a conflitualidade, os comportamentos anti-sociais e a violência nas escolas. Neste sentido, é pertinente uma actuação urgente e eficaz a este nível, insistindo e persistindo nas Escolas para que esta problemática não tome proporções maiores. A escola terá de se organizar em função de um novo tipo de racionalidade, capaz de garantir a coerência entre os objectivos que se propõe atingir, os conteúdos dos currículos, os processos didácticos, assim como ao conjunto de relações interpessoais que se venham a desenvolver ao longo deste processo de intervenção educativa.
A existência de situações de agressividade e de incivilidade nas escolas tem evoluído de um assunto interno para um tema recorrente quer na agenda educativa, quer nos meios de comunicação. Tal situação levou a um aumento de insegurança e de insatisfação na comunidade escolar.
Embora na Escola Secundária de Maria Lamas não se tenham verificado problemas graves ao nível da violência, é necessária uma atenção especial sobre a indisciplina que existe. Urge actuar de forma atempada e eficaz ao nível da prevenção e ao nível da resposta adequada nos casos em que a indisciplina ocorre.
São abrangidos pela noção de indisciplina todos os comportamentos que reflictam o propósito de perturbar os processos de aprendizagem que decorrem na escola, dificultando o exercício da função docente e, todos que perturbem a convivência da comunidade escolar no seu todo.
O presente projecto vai ao encontro do lema definido no Projecto Educativo desta escola, “ Por uma Educação de Qualidade”, visando contribuir para a melhoria do ambiente da escola, que passa necessariamente pela existência de uma coordenação para a prevenção e combate à indisciplina.
“ É também muito importante nunca deixar que se esqueça que a escola nunca poderá ser um “paraíso”, enquanto a sociedade for um “inferno”; nunca poderá ser uma ilha de felicidade num mundo infeliz; um oásis de paz num deserto de violência.” In, Para Combater a Indisciplina nas Escolas - Parecer nº1/2002, do Conselho Nacional de Educação. |
RESUMO DO PROJECTO
O presente projecto tem como finalidade a criação da figura de Mediador que implementará um conjunto de medidas que visam optimizar a disciplina na sala de aula e nos espaços comuns, aumentando deste modo a participação da comunidade educativa na manutenção de uma cultura de paz, de cidadania e de sã convivialidade.
O projecto visa analisar a indisciplina numa perspectiva de diagnóstico, de prevenção e de superação dos conflitos, através do diálogo, em que um terceiro, o mediador, neutro e imparcial, auxilia os indivíduos a comunicar, a negociar e a alcançar compromissos mutuamente satisfatórios.
A Escola pode encontrar na Mediação uma abordagem para a transformação criativa dos conflitos, aceitando aproveitá-los como uma oportunidade de crescimento e de mudança, um potencial educativo e de formação pessoal para a resolução dos problemas da vida, actuais e futuros.
...