TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador Construindo Brinquedos e Brincadeiras

Por:   •  21/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  5.692 Palavras (23 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Jessica Barbosa de Jesus

Juliana Conceição Ferreira de Azevedo

Luzia de Fátima de Assis

Sandra Regina de Camargo

Sidnei Soares Torquato

Construindo brinquedos e brincadeiras

Brincando e alfabetizando

Vídeo do Projeto Integrador

< https://youtu.be/80sdcSUPyLU >

Peruíbe - SP

2020

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO[pic 1]

Construindo brinquedos e brincadeiras

Brincando e alfabetizando

 

 

Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador III para o curso de PEDAGOGIA da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

Tutora: Mayara de Oliveira Maia Silva                                                              

Peruíbe - SP

2020

JESUS, Jessica Barbosa de; AZEVEDO, Juliana Conceição Ferreira de; ASSIS, Luzia de Fátima de; CAMARGO, Sandra Regina de; TORQUATO, Sidnei Soares. O uso de brinquedos e brincadeiras. 00f. Relatório Técnico-Científico. Licenciatura em Pedagogia – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Mayara de Oliveira Maia. Polo Peruíbe, 2020.[pic 2]

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo abordar e compreender o auto índice de crianças em idade escolar, entre 6 e 8 anos, em processo de alfabetização e com pouco grau de letramento, questionando trabalhos docentes descontextualizados que priorizam apenas a decodificação de palavras que desprezam a cultura em que o educando está inserido, deste modo, introduzir o jogo infantil de forma lúdica e prazerosa favorece o aprendizado, já que ele auxilia, tanto no desenvolvimento social quanto emocional do aluno. Foi feita uma análise acerca dos métodos sintéticos e analíticos para a alfabetização em massa como proposta de multiletramento envolvendo brincadeiras, para traçar metas diante dos novos desafios encontrados no século XXI.

Palavras-chave: alfabetização; lúdico; métodos; multiletramento.


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1– Sorveteria das sílabas.....................................................................        19

Figura 2– Ideia inicial.........................................................................................        19 Figura 3– Jogo da amarelinha...........................................................................        19

Figura 4– Elaboração da brincadeira..............................................................        20 

Figura 5– Amarelinha das palavras.................................................................        20

Figura 6– Amarelinha das palavras.................................................................        20 

Figura 7– Amarelinha das palavras..................................................................21

Figura 8– Amarelinha das palavras..................................................................21

Figura 9– Amarelinha das palavras..................................................................21

 Figura 10– Amarelinha das palavras................................................................21

[pic 3]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................... 6

2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................................8

2.1. Problemas e objetivos............................................................................................8

2.2. Justificativa............................................................................................................9

2.3. Fundamentação teórica.......................................................................................10

2.4. Aplicação das disciplinas estudadas no Projeto Integrador..................................13

2.5. Metodologia.........................................................................................................14

3. RESULTADOS.......................................................................................................18

3.1. Protótipo inicial.....................................................................................................18

3.2. Protótipo Final......................................................................................................19

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................22

REFERÊNCIAS..........................................................................................................24

ANEXOS………..........................................................................................................25

1. INTRODUÇÃO

A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento da criança uma vez que auxilia no processo de ensino/aprendizagem e diante da escassez de brincadeiras que ocorre ao longo do Ensino Fundamental, esta pesquisa busca criar uma atividade/brincadeira que incentive e estimule esta aprendizagem de um modo lúdico e divertido. Pois, o brincar por brincar é proveitoso e necessário para o desenvolvimento da criança sim, porém, não agrega valores específicos ao processo de alfabetização e letramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com