Projeto Integrador para a Pedagogia
Por: Giseli Berti • 16/4/2023 • Artigo • 3.602 Palavras (15 Páginas) • 120 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
GERALDA HELENA MIGUEL HERRERA
GILBERTO APARECIDO ALEXANDRINO
GISELI BUENO BERTI
LUCIANA MALAVAZI DESTRO
VERONICA APARECIDA MOURA RODRIGHERO
Projeto Integrador para a Pedagogia VI
Os desafios da gestão escolar e o quadro pandêmico: aprendizagem em foco
Vídeo do Projeto Integrador <https://www.youtube.com/watch?v=sjSresmn0u8 > |
Agudos - SP
2021
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Projeto Integrador para a Pedagogia IV
Os desafios da gestão escolar e o quadro pandêmico: aprendizagem em foco.
Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador VI para o curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), Polo Agudos, sob orientação da professora Thamires Gomes Vieira.
Agudos - SP
2021
HERRERA, Geralda Helena Miguel; ALEXANDRINO, Gilberto Aparecido; BERTI, Giseli Bueno; DESTRO, Luciana Malavazi; RODRIGHERO, Veronica Aparecida Moura. Projeto Integrador para a Pedagogia VI: Os desafios da gestão escolar e o quadro pandêmico: aprendizagem em foco. Pedagogia – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutora: Thamires Gomes Vieira, Polo Agudos, 2021.
RESUMO
A pandemia causou uma defasagem em relação a aprendizagem dos alunos, em especial aos que se encontravam em processo de alfabetização. Dessa maneira, a pergunta de pesquisa busca compreender “Quais estratégias foram encontradas pela gestão escolar para amenizar esse quadro preocupante em relação a alfabetização dos alunos”. Investigar as estratégicas traçadas pela gestão escolar para o combate a defasagem referente a alfabetização dos alunos dos anos iniciais durante a pandemia.
PALAVRAS-CHAVE:
Ensino híbrido; atividades remotas; aulas virtuais; alfabetização; busca ativa; tecnologias assistivas; mídias digitais.
HERRERA, Geralda Helena Miguel; ALEXANDRINO, Gilberto Aparecido; BERTI, Giseli Bueno; DESTRO, Luciana Malavazi; RODRIGHERO, Veronica Aparecida Moura. Projeto Integrador para a Pedagogia VI: Os desafios da gestão escolar e o quadro pandêmico: aprendizagem em foco. Pedagogia – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutora: Thamires Gomes Vieira, Polo Agudos, 2021.
ABSTRACT
KEYWORDS:
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1 ................................................................................................................. 19
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 7
2. DESENVOLVIMENTO 8
REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
Em um ano letivo considerado normal, as aulas nos estabelecimentos de ensino públicos ou privados da educação básica ocorre de forma presencial, com alunos e professores nas salas de aula. Entretanto, em virtude da pandemia relacionada ao novo Coronavírus (COVID-19), em março de 2020, o governo brasileiro declarou emergência de saúde pública por causa do surto do vírus, o que o transformou numa pandemia. Umas das medidas tomadas para o controle dos casos foi a suspensão temporária das aulas presenciais nas escolas de todo o país.
Com essa medida, as aulas foram readequadas para o modo do Ensino Remoto Emergencial (ERE), adotado em situações das quais o meio virtual funciona como um apoio, e não como um meio principal para a aprendizagem dos alunos (OLIVEIRA et al., 2020)
Esse advento possibilitou a construção de novas estratégias e recursos em relação à didática do professor da educação básica como forma de contemplar o ensino e aprendizagem do aluno. O modo de mediar o conhecimento para o aluno foi modificado com a pandemia.
Assim, o ensino e aprendizagem a distância, antes contemplada somente em cursos de Educação Superior passou a fazer parte do cotidiano da vida dos professores da Educação Básica brasileira, por meio do ERE, exigindo o preparo não só de a equipe gestora, como também de pais e alunos a essa nova modalidade de ensino.
Esse tipo de ensino e aprendizagem são considerados como parte do Ensino Híbrido, isto é, o aprendizado por interatividade, flexibilidade dentro do espaço virtual e real. De acordo com Santos (2009, p. 6), “a educação online é o conjunto de ações de ensino-aprendizagem ou atos de currículo mediados por interfaces digitais que potencializam práticas comunicacionais interativas e hipertextuais”.
Dessa forma, consoante com o tema proposto para o Projeto Integrador VI, esse trabalho tem como escopo a busca em compreender “quais estratégias foram estabelecidas pela equipe gestora e pedagógica para amenizar esse quadro preocupante em relação a alfabetização dos alunos”. Os objetivos específicos buscam investigar as estratégias planejadas pela gestão escolar para o combate a defasagem referente à alfabetização dos alunos dos anos iniciais durante a pandemia e os recursos utilizados para amenizar este quadro de analfabetização tão preocupante.
...