Projeto Político Pedagógico
Por: LouiseCristovao • 20/6/2018 • Trabalho acadêmico • 598 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
Disciplina: 907055 - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Questão 1/1 | Valor da questão: 21,00 |
O projeto político-pedagógico não é um documento elaborado para ser arquivado ou enviado para as autoridades educacionais no sentido de cumprir uma obrigação e uma exigência legal. É um processo de mudança daquilo que precisa melhorar na prática educativa e a criação de uma identidade, que pode ser capaz de concretizar os anseios e as necessidades dos sujeitos educativos.
Ele não tem um fim em si mesmo, mas é um processo contínuo com finalidades explicitas. Cite e explique quais são essas finalidades.
O projeto político-pedagógico é o orientador do trabalho escolar, é o elemento mediador para a efetivação da gestão democrática, na qual todos passam a ter vez e voz e, assim, provocar a corresponsabilidade na construção de uma escola de maior qualidade e comprometida com a democratização do acesso ao saber, para todos.
É evidente que o PPP construído corretamente não vai garantir que a escola se transforme magicamente em uma instituição de melhor qualidade, mas pode sim, permitir que os envolvidos tenham consciência de seu caminhar, interfiram nos limites, aproveitem as potencialidades e resolvam as dificuldades detectadas com melhor qualidade e abertas para uma sociedade em constante mudança. Nesta perspectiva é que o Projeto Político Pedagógico (PPP) deve ser avaliado continuamente para que, efetivamente garanta suas ações e objetivos.
O documento deve tratar da parte teórico-metodológica que visa encaminhar os desafios de uma forma sistematizada, consciente, científica e participativa, ressignificando as finalidades e objetivos da Instituição. A importância deste documento está em delinear o horizonte da caminhada, estabelecendo a referência geral, expressando o desejo e o compromisso da equipe envolvida.
O Projeto Político Pedagógico é a busca de um rumo, de uma direção. É um compromisso coletivo objetivando melhorar a sua prática educacional. É compreendido numa perspectiva dinâmica, como um espaço para mudanças e reflexões das práticas, das possibilidades e das limitações que surgem em nosso dia-a-dia. Enquanto educadores sintonizados com os avanços da ciência, da tecnologia e da educação e que ousam reinventar as relações pedagógicas onde o encantamento e o prazer pelo conhecimento são ingredientes, buscamos reunir e explicitar os princípios norteadores da Instituição e os fundamentos que balizam a conduta dos que nela trabalham. Trata-se de um processo e não de um documento conclusivo.
A relevância do projeto político-pedagógico está na sua função de ajudar a resolver os problemas da escola, transformar a prática e atenuar a resistência.
O PPP tem como finalidades:
- Estabelecer diretrizes básicas de organização e funcionamento da escola, integradas às normas comuns do sistema nacional e do sistema ou rede ao qual ela pertence.
- Definir coletivamente objetivos e metas comuns à escola como um todo.
- Possibilitar ao coletivo escolar a tomada de consciência dos principais problemas da escola e das possibilidades de solução, definindo as responsabilidades coletivas e pessoais.
- Reconhecer e expressar a identidade da escola de acordo com sua realidade, características próprias e necessidades locais.
- Estimular o sentido de responsabilidade e de comprometimento da escola na direção do seu próprio crescimento.
- Definir o conteúdo do trabalho escolar, tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais para ensino, os Parâmetros Curriculares Nacionais, os princípios orientadores da Secretaria de Educação, a realidade da escola e as características do cidadão que se quer formar.
- Dar unidade ao processo de ensino, integrando as ações desenvolvidas seja na sala de aula ou na escola como um todo, seja em suas relações com a comunidade.
- Estabelecer princípios orientadores do trabalho do coletivo da escola.
- Criar parâmetros de acompanhamento e de avaliação do trabalho escolar.
- Definir, de forma racional, os recursos necessários ao desenvolvimento da proposta.
...