Projeto de inclusão
Por: Nubia Cavalcante • 26/11/2015 • Projeto de pesquisa • 718 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
PROJETO DE INCLUSÃO LEITURA/AS QUATRO OPERAÇÕES
SUMÁRIO
1 TEMA 2
2 TÍTULO 3
3 OBJETIVOS 4
3.1GERAL 4
3.2 ESPECÍFICOS 4
5 JUSTIFICATIVA 5
6 METODOLOGIA 6
6.1 AÇÕES 6
7 CRONOGRAMA 7
8 AVALIAÇÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 TEMA
Projeto de inclusão de Matemática e Língua Portuguesa.
2 TÍTULO
Projeto de inclusão: leitura/as quatro operações para alunos com dificuldade de socialização.
3 OBJETIVOS
3.1 GERAL
• Investigar as dificuldades encontradas por alunos com necessidades educacionais especiais da Escola Estadual Caldas Novas na prática de socialização.
• Inserir esses alunos no contexto sala de aula utilizando para isso suas fortalezas nas disciplinas de Matemática e Língua levando-se em consideração a implantação dos jogos educativos nas aulas de Matemática como alternativa para se aprender brincando e no momento da contação de história como formas de interação entre os pares.
3.2 ESPECÍFICOS
• Aplicar os jogos educativos em contextos apropriados ao ensino das disciplinas.
• Estimular o aprendizado da matemática e da leitura através do lúdico.
• Oferecer condições para que a leitura e a escrita, fundamentais na aquisição da linguagem, sejam exploradas através dos jogos educativos trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa.
5 JUSTIFICATIVA
O presente Projeto de Inclusão, coordenado pela professora de apoio Aparecida Cátia, busca analisar do ponto de vista pedagógico, didático e metodológico as dificuldades socialização de alunos com necessidades educacionais especiais, para tanto se faz necessário abordar as fortalezas que esses alunos apresentam nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.
A dinâmica proposta tem como cunho os jogos educativos e a contação de histórias como solução para os momentos de interação. Essas dinâmicas foram escolhidas porque acredita-se que através dos jogos interativos e da contação de histórias os alunos possam se interessar mais e, assim, adquirir maior competência em suas dificuldades.
Segundo Baron (1985) na história da matemática os egípcios saíram à frente quando, por volta do ano 4.000 a.C., a vida de algumas comunidades primitivas tornou-se mais complexa na medida que a economia ia evoluindo, os habitantes das vilas perceberam a necessidade em inventar uma maneira mais eficiente e rápida de efetuarem cálculos.
Do ano 4.000 a.C. até hoje muita coisa mudou, e, embora a matemática seja uma ciência exata as maneiras de se ensinar se adaptam às dificuldades dos alunos e a proposta aqui apresentada envolvendo os jogos pode representar muito bem o conhecimento de mundo que o aluno tem.
Quanto à linguagem escrita é o principal instrumento de aprendizagem dentre os instrumentos que a criança, em sua primeira fase escolar, necessita adquirir para fazer as inferências relacionadas à sua leitura de mundo.
Segundo Mallmann (2008), de certa forma, a aprendizagem da língua materna, quer escrita, quer oral, é um processo permanente, nunca interrompido.
Assim, pode-se dizer que
...