Projeto multidisciplinarIII
Por: JOSIFER • 16/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.549 Palavras (7 Páginas) • 218 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
NOME: JOSIANE FERNANDES DE SIQUEIRA BORGES RA 7707630314
NOME: MARCELA KARINA DOS SANTOS RA: 7983717101
NOME: PANMELA APARECIDA DE CARVALHO RA: 9978024049
Atividade Prática Profissional entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III” do 2º Bim/2015, sob orientação do tutor Luís Gustavo Martins de Souza.
TAUBATÉ
2015
INTRODUÇÃO
O trabalho realizado vem nos apresentar a importância de trabalhar com projetos e os objetivos que podem ser alcançados através dessa metodologia que envolve o criar, construir e faz com que haja uma participação por parte de todos.
No decorrer do trabalho foi elaborado um projeto do quais assuntos como desigualdades sociais, taxa de mortalidade infantil, costumes e dificuldades de diferentes regiões foram abordados tornando- se assim um projeto atraente e criativo.
Para a realização do trabalho foram utilizados os seguintes meios: leitura do PLT, análise de filmes, pesquisas bibliográfica e de material teórico.
"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas, não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram homens criativos, inventivos, descobridores." (Piaget)
A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM PROJETOS
Os textos lidos têm como objetivo mostrar a importância de uma nova forma de ensinar, através de novos caminhos e conteúdos que trazem uma aprendizagem construtivista, tornando os alunos construtores de seus próprios conhecimentos. E é através desta nova forma de ensinar que o professor deixa de ser um transmissor de informações prontas e passa a ser um criador de situações, o professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno. A criação de um ambiente de confiança, respeito às diferenças e reciprocidade encoraja o aluno a reconhecer os seus conflitos e a descobrir a potencialidade de aprender a partir dos próprios erros. O professor que trabalha com projetos de aprendizagem deve sempre respeitar os diferentes estilos dos seus alunos, bem como desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada. Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos é parceiros e sujeitos de aprendizagem e cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento. Trabalhar com projetos significa lidar com ambiguidades, soluções provisórias, variáveis e conteúdos não identificáveis a priori e emergentes no processo. Tudo isso se distingue de conjecturas pela intencionalidade explicitada em um plano que inicialmente é um esboço ou design caracterizado pela plasticidade, flexibilidade e abertura ao imprevisível, sendo continuamente revisto, refletido e reelaborado durante a execução. O projeto envolve pesquisas de campo, entrevistas, visitas à biblioteca e pesquisa na comunidade, ser baseado em questões e problemas que as pessoas enfrentam em sua vida profissional, sua vida cotidiana, na escola e em torno das necessidades da comunidade. Quando se planeja se faz importante discutir esclarecer as responsabilidades com os alunos no início do trabalho, o que se espera do professor e dos alunos no projeto. A orientação aos alunos para as metas do projeto requer tempo e paciência. Os alunos podem trabalhar em pequenos grupos ou com grupo inteiro. Cabe ao professor incitar o aluno a tomar consciência de suas dúvidas temporárias e certezas provisórias (Fagundes et al., 1999), ao mesmo tempo em que o ajuda a articular informações com conhecimentos anteriormente adquiridos e a gerenciar o seu desenvolvimento.
PROJETO EDUCATIVO E SUA RELEVÂNCIA EM EDUCAÇÃO
Podemos concluir através de socialização dos textos que o projeto é um modo de organização e planejamento de conteúdos, que envolvem uma determinada situação onde o objetivo é estabelecer propósitos didáticos. Favorecendo o desenvolvimento, autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de diversas áreas do saber. Através da busca de informações relevantes para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema.
O conceito de projeto é a antecipação de algo pretendido que ainda não foi realizado, através do projeto se permite que o aluno aprenda fazendo, aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. O professor pode trabalhar diferentes tipos de conhecimento, que estão representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender. A mediação do professor é de grande importância, sendo fundamental, pois, ao mesmo tempo em que o aluno necessita reconhecer sua própria autoria no projeto, ele também precisa sentir a o acompanhamento do professor, que ouve, questiona e orienta, favorecendo a construção de conhecimento do aluno, implica a criação de situações de aprendizagem que permitem ao aluno expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.
Com a nova prática pedagógica de trabalho pode-se proporcionar aos alunos diversas maneiras de aprender, inovando e ajudando a resolver as dificuldades do ensino tradicional, maneira de idealizar educação, envolvendo professor, aluno, os recursos disponíveis e a interdisciplinaridade das disciplinas. Por este método de aprendizagem se busca melhorias ao processo educacional, a escola se torna capaz de criar espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver e criar um trabalho em equipe, integrando tecnologias novas para proporcionar uma cultura do aprendizado nova.
A pedagogia de projeto, torna os saberes mais atrativos, ainda que requeira mudanças na percepção de ensino e aprendizagem, e na postura do professor, que depara com obstáculos no seu desenvolvimento. Em síntese este tipo de trabalho é representado na formação de pessoas dinâmicas, críticas e prontas para o conhecimento em sociedade.
PROJETO: MUDAR O MUNDO
JUSTIFICATIVA
O mundo contemporâneo vive uma grande diversidade sejam elas culturais, políticas, econômicas, étnico-raciais. A partir deste contexto surge a importância de trabalhar esse tema tão amplo com nossos alunos, que são carregados de informações o tempo todo e que à medida que vão se socializando no mundo vão percebendo as grandes desigualdades que nele existem. Nossa sociedade passou por diversas mudanças antes nossas avós tinham um número exagerado de filhos e isso ia se repetindo de geração em geração, as mulheres não tinham tanta relevância na sociedade, acesso à saúde e a educação eram precários e nossas crianças trabalhavam ao invés de estudar, portanto, a sociedade continuou com seu processo de evolução, porém muitos dos problemas persistem, crianças que na infância deveria apenas estudar trabalham para manter as despesas da casa, em algumas regiões elas trabalham e estudam, as meninas engravidam precocemente, diversos casos de inclusão sem profissionais adequados, crianças que são multifuncionais que vivem como os adultos que são repletos de afazeres. Partindo disso esse projeto visa através de pesquisas e diversas outras fontes levar o educando a elaborar um pensamento critico reflexivo e consciente a respeito da sociedade em que vive.
...