Projetos Pedagógicos
Por: pombasbaleadas • 15/6/2018 • Projeto de pesquisa • 13.595 Palavras (55 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1]
ASSOCIAÇÃO UNIFICADA DE ENSINO RENOVADO OBJETIVO
UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
LICENCIATURA
TEMA:
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ALUNA: ANNA LÚCIA MARIA DA SILVA
MATRÍCULA: PI1520214
ALUNA: FRANCISCA JANAÍNA RIBEIRO DA SILVA OLIVEIRA
MATRÍCULA: PI1520342
ALUNA: FRANCISCA SILVANY PEREIRA
MATRÍCULA: PI1520481
ALUNA: LUANA DA CONCEIÇÃO SILVA
MATRÍCULA: PI1520914
ALUNA: MARIA NATALINA DE SOUSA SILVA
MATRÍCULA: PI1511177
TERESINA
2018
ANNA LÚCIA MARIA DA SILVA
FRANCISCA JANAÍNA RIBEIRO DA SILVA OLIVEIRA
FRANCISCA SILVANY PEREIRA
LUANA DA CONCEIÇÃO SILVA
MARIA NATALINA DE SOUSA SILVA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto para conclusão de curso submetido à Associação Unificada de Ensino Renovado Objetivo Universidade Paulista - UNIP como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciatura plena em Pedagogia.
Orientador: Prof. Esp. Kleiton Fernandes Oliveira
TERESINA
2018
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientandas: Anna Lúcia Maria da Silva
Francisca Janaína Ribeiro da Silva Oliveira
Francisca Silvany Pereira
Luana da Conceição Silva
Maria Natalina de Sousa Silva
Orientador: Prof. Esp. Kleiton Fernandes Oliveira
Aprovado em _____ de ____________ __ de ______.
TERESINA
2018
AGRADECIMENTOS
RESUMO
O presente trabalho objetiva analisar a dinâmica e os efeitos dos projetos e práticas de ações pedagógicas utilizados na Educação Infantil.
Primeiramente, através de um esboço teórico, apresentam-se os fundamentos históricos e principiológicos que fundamentam a pedagogia de projetos. O estudo desenvolvido recorre às bases metodológicas desenvolvidas por teóricos como Jean Piaget, Henry Wallon e Lev Vygostky. Ato contínuo, realiza-se uma reflexão acerca da formação social da criança através das práticas realizadas em sala de aula, bem como faz-se a demonstração prática dos projetos já realizados em determinadas escolas do ensino infantil.
O desenvolvimento das práticas pedagógicas pressupõe referências, critérios e objetivos que visem o aprimoramento da ação educativa, assim como o acompanhamento e registro do desenvolvimento integral da criança (conforme Art. 29 da LDB).
A pedagogia de projetos nasce no seio do movimento da Escola Nova, tendo como principais teóricos, os filósofos John Dewey e William Kilpatrick, os quais evidenciam a importância da participativa crítica e coautora do aluno junto ao professor no desenvolvimento das atividades propostas.
A função do projeto é a de tornar a aprendizagem real e atrativa para o aluno, tratando a educação em um plano de trabalho agradável, sem impor os conteúdos programáticos de forma autoritária. Dessa forma o aluno pesquisa, busca e obtém informações, lê, interage com os colegas, faz investigações, formula hipóteses, registra dados, calcula, reúne o material, e por fim, o converte em construção e ampliação de novas estruturas cognitivas. Ao participar de um projeto, o aluno envolve-se em uma experiência educativa, onde o processo de construção do conhecimento deve estar associado às práticas vividas. Nesse sentido os conteúdos disciplinares, antes teóricos e abstratos, passam a constituírem meios para ampliar a formação dos alunos e sua interação coma realidade, de forma crítica e dinâmica.
Ficou demonstrado através da explanação de atividades práticas, como se desenvolve um projeto pedagógico e quais os resultados aferidos, tanto no que tange à criança quanto ao educador. Destaca-se a linha de trabalho realizado através das atividades montessorianas, bem como com o desenvolvimento da aprendizagem com as brincadeiras, contos e processos lúdicos.
Concluiu-se, ao final, pelo exímio benefício da pedagogia de projetos para a construção do saber das novas gerações pós modernas, as quais exigem uma dinâmica de aprendizagem sócio interativa e multidisciplinar.
ABSTRACT
The present work aims to analyze the dynamics and effects of the projects and practices of pedagogical actions used in children's education.
First, through a theoretical outline, we present the historical and principiológicos foundations that substantiate the pedagogy of projects. The study developed resorts to the methodological bases developed by theorists such as Jean Piaget, Henry Wallon and Lev Vygostky. Continuous act, a reflection is held about the social formation of the child through the practices performed in the classroom, as well as the practical demonstration of the projects already carried out in certain schools of children's education.
...