Projetos e Praticas de Ação Pedagógica Ensino Fundamental
Por: JackelineN • 20/5/2022 • Projeto de pesquisa • 1.176 Palavras (5 Páginas) • 139 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –
ENSINO FUNDAMENTAL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
“O FUTURO DEPENDE DE NÓS”
Jackeline Niedermeier de Oliveira RA: 0594798
UNIP – Universidade Paulista. Polo de Marechal Cândido Rondon, PR
2022
- TEMA
O projeto aqui proposto tem como objetivo o estudo de conteúdos do ensino fundamental, tais como, meio ambiente e suas vertentes: água, lixo, plantas e animais, tecnologia, corpo humano e alimentação.
Título do Projeto: O FUTURO DEPENDE DE NÓS
- SITUAÇÃO PROBLEMA
A degradação ambiental é assunto recorrente nos noticiários de todo o mundo nos últimos anos. Temas como efeito estufa, aquecimento do planeta, derretimento das calotas polares, queimadas, poluição da água, ar e solo são destaque para a sociedade atual, sendo assim, são temas importantes a serem estudados e pesquisados.
Além disso, o desperdício de alimentos ao final do horário de intervalo das crianças da escola tem chamado a atenção, e diante do mesmo, enxerguei um novo conteúdo para abordar, trazendo assim a consciência sobre o desperdício de comida e também, sobre a importância da mesma em nossa alimentação e saúde.
- JUSTIFICATIVA
A intenção deste projeto é fazer com que os alunos agreguem conhecimento científico, e também, reconheçam que a ciência é um mecanismo que pode trazer novas descobertas. O projeto será trabalhado de forma interdisciplinar, desenvolvendo todas as dimensões do conteúdo, envolvendo todas as áreas de conhecimento, proporcionando condições de conhecimento de ciências, entrelaçado a natureza lúdica, fazendo a utilização de: textos informativos, instrucional, jornalísticos, artigos científicos, atividades práticas, controle experimental, artes, vídeos.
- EMBASAMENTO TEÓRICO
Este projeto aborda questões interdisciplinares relacionados às ciências. Visa organizar e uma feira de ciências na escola, envolvendo os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, da cidade de São Pedro do Iguaçu, PR.
A finalização do projeto com a feira de ciências é uma maneira de socializar as
Produções e contribuir com a difusão do conhecimento entre a comunidade escolar. A ênfase será para que a produção dos trabalhos se de coletivamente e com aspecto interdisciplinar. O projeto da feira de ciências pretende colaborar com o desenvolvimento do protagonismo através da pesquisa, investigação e socialização dos resultados que serão apresentados pelos alunos a comunidade escolar.
O projeto da feira de ciências permite também que os educandos vivenciem experiências concretas, e se trata de um assunto que faz parte do currículo do 4º ano do ensino fundamental.
- PÚBLICO ALVO
Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, da cidade de São Pedro do Iguaçu, PR.
- OBJETIVOS
- OBJETIVOS GERAIS
Unir conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida no mundo de hoje e em suas evoluções históricas. Formular questões, indicar e propor soluções para problemas reais, a partir de elemento das Ciências Naturais, usando conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar. Estimular no aluno a capacidade de desenvolver seus projetos e não ficar somente no método de ensino tradicional, buscar contextualizar de maneira que faça sentido para si mesmo e para a comunidade a qual a escola está inserida.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a natureza como um todo, sendo um ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
- Aprender sobre preservação respeito e cuidado com a natureza;
- Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e comuns que devem ser promovidos pela ação coletiva;
- Desenvolver a competência leitora e de compreensão de textos informativos e científicos;
- Incentivar a pesquisa;
- Conhecer a evolução da tecnologia;
- Saber utilizar conceitos científicos básicos associados a meio ambiente, alimentação, corpo humano e tecnologia;
- Saber valorizar o trabalho em grupo, como um meio de construção coletiva do conhecimento;
- Despertar curiosidade, respeito à diversidade de opiniões, ter persistência na busca e compreensão das informações.
- PERCURSO METODOLÓGICO
Plano de Ação:
- Convidar os alunos a participar do projeto;
- Levantar conhecimentos prévios sobre o tema;
- Buscar materiais para a realização de projetos e atividades;
- Buscar formas de envolver o conhecimento e aprendizagem;
- Orientar os alunos para a busca de informações;
- Unir os problemas a prática social dos alunos ao seu cotidiano;
- Colocar os alunos em contato com os temas a serem desenvolvidos;
- Despertar a sua curiosidade e motivá-los para a aprendizagem;
- Organizar uma feira expositiva de ciências sobre os temas abordados e trabalhados;
Etapa 1: Apresentar o tema para os alunos com textos informativos e científicos, levantar os conhecimentos prévios e, e despertar o interesse dos mesmos para as futuras experiências.
Etapa 2: Iniciar estudos ao meio ambiente e suas vertentes: animais, água, lixo, solo e plantas de maneira lúdica e teórica para que assim, possam compreender o conteúdo trabalhado em sala de aula.
...