Psicogenese
Por: avance • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 262 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
A observação do contexto social onde a criança (menina) e do adolescente (garoto) no desenvolvimento da psicogênese do desenvolvimento infantil, fez-se observar que:
1. A criança ao ser observada e filmogravada no ato de estudar, demosntrou a o desenvolvimento da motricidade como linguagem ou expressão de sentimento. Talvez, por se sentir intimidada ao ser observada no seu ato de estudar, não desenvolveu a fala (oratória) como instrumento de comunicação.
2. O adolescente se encontra numa fase de construção da personalidade do eu, tendo como ação, o afastamento ou recusa, da participação da irmã na atividade de jogar futebol. Não era de esperar-se o contrario, pois, a não aceitação de ajuda ou convívio com indivíduos de idade diferente e ou até igual, é sempre precedido de uma recusa por parte do individuo que está em uma fase construtiva do seu eu. A participação de terceiros poderá interferir nas ações as quais pensa ele em executar.
Análise do comportamento do individuo, a luz da psicogênese de Wallon, prestou-se muito a formação do atual/ futuro professor. A compreensão de algumas atitudes elucidadas pela criança e adolescente, no ensino fundamental, que antes se encontravam no obscurantismo da ignorância, foi ilumida por meio do estudo da teoria walloniana e conseguinte, a análise de campo, que fora eficaz para estabelecer a relação teoria-prática docente. Afinal, não há docente sem haver a construção do saber (nas suas esferas).
O ideário de Wallon, estabelecido na sua teoria da psicogênese do desenvolvimento inantil está na emoção.
As sociedades se formaram, por meio da emoção no comportamento dos grupos entre si e com a natureza.
...