Psicologia
Por: Andressahh • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.470 Palavras (6 Páginas) • 263 Visualizações
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Acadêmica: Andressa Siqueira de Oliveira ( 465643 )
Profº Alelis Izabel de Oliveira Gomes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia ( PED 0543 ) – Psicologia da Educação e Aprendizagem
05-11-2012
RESUMO
A psicologia é a responsável por conhecer e compreender o ser humano, em todos os seus aspectos e a todo o instante, pois o ser humano está em constante transformação. Estudaremos sobre a Psicologia na Educação e os fundamentos dessa disciplina, uma visão histórica da área, suas teorias e conceitos e a Psicologia na Educação na realidade Brasileira e seus limites e dificuldades enfrentadas.
Palavras-chave: Uma visão histórica da área. Psicologia na Educação. Psicologia na Educação na realidade Brasileira.
1 - INTRODUÇÃO
A palavra psicologia é de origem grega, e quer dizer Estudo da Alma. A ciência do comportamento humano. A psicologia tem como função compreender e entender o ser humano e o funcionamento de sua mente, com o tempo passou a ser chamada de ciência que estuda o comportamento do ser humano em todos os seus aspectos.
A psicologia da educação estuda o psicológico dos problemas do dia-a-dia na educação, e tem como o proposito estudar as mudanças que acontece com os seres humanos que participam das atividades educacionais, e auxilia a todos que estão à volta do aluno para que ele tenha um melhor rendimento. A psicologia na educação não atende somente nas escolas onde os alunos irão aprender, mas também nos lugares onde ela convive com outras pessoas e se modifica através do ambiente em que está.
Hoje a psicologia é vista como um apoio aos professores, coordenadores e todos que estão ligados a educação, pois ela os auxilia a ter um melhor rendimento com os alunos, ajudando na elaboração de trabalhos que ajudem a eliminar a dificuldades que alguns alunos tem em alguns matérias. A psicologia tenta auxiliar no aspecto mental e emocional do aluno, fazendo com que ele descubra suas habilidades e aprenda a lidar com suas dificuldades.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 UMA VISÃO HISTORICA DA ÀREA
A psicologia surgiu através da filosofia e das ciências naturais, pois a filosofia procurava decifrar o funcionamento da mente, as ciências naturais tentava compreender os mecanismos corporais que eram conduzidos pela mente. O primeiro indício da psicologia foi a adoção de um método cientifico, que foi usado para tentar resolver os problemas psicológicos. O primeiro laboratório de psicologia do mundo foi criado por Wilhelm Wundt, em 1879. Em 1892 foi criada a APA, Associação Psicológica Americana. Daí então foi surgindo os primeiros conceitos da psicologia, o primeiro foi Ciência do Comportamento, pelo psicólogo William McDougall.
A Ciência quer dizer conhecimento, e a palavra Psicologia quer dizer o estudo da alma ou espirito, sendo assim Psicologia é uma ciência que estuda os comportamentos e os processos mentais. A psicologia em geral tenta determinar o objeto, os métodos que são usados no estudo e os princípios gerais.
Já a Psicologia da Educação surgiu nas primeiras décadas do século XX, através da necessidade de um profissional que pudesse auxiliar a comunicação e entre a psicologia e a educação.
2.2 PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
A psicologia da educação tem a função de estudar os processos de ensino e de aprendizagem, tentando entender e compreender a mente do aluno.
Segundo Anastácio Silva (2003),
[...] a psicologia da educação se define como uma ciência que estende o conhecimento psicológico ao entendimento do processo educativo do individuo e do trabalho escolar; ela se constitui em um campo de conhecimento que direciona sua produção para a investigação das condições educativas ligadas ao desenvolvimento do ser humano ( p. 2 )
Como o proposito da psicologia é contribuir para o progresso da humanidade, um dos primeiros campos que a psicologia achou como contribuir foi na área da educação, onde ela ajudaria a se formar seres humanos que soubessem e intendesse sua própria mente, e que pudessem proporcionar um bom rendimento escolar e assim contribuir com o progresso da sociedade.
Através da psicologia da aprendizagem, da psicologia do desenvolvimento e da psicologia das diferenças e a psicometria, a psicologia da educação atingiu seu estatuto cientifico. O estudioso da psicologia da aprendizagem americano Thordinke, dizia que as propostas educacionais tinham que ser baseadas nos estudos das pesquisas científicos. O estudioso Claparède dizia que a pratica pedagógica devia estar baseada nos conteúdos sobre o desenvolvimento humano, através dessa ideia se fez a base para a constituição da psicologia do desenvolvimento. Por fim a psicologia das diferenças e a psicometria era a união do estudo e da medição das características humanas, ajudando a educação com técnicas para serem aplicadas nos alunos pra o reconhecimento das capacidades deles.
Para Goulart (2000) o especialista em psicologia educacional, estava preocupado com o futuro da educação, segundo ele jamais seria possível melhorar a educação se as disciplinas relacionadas à educação fossem descaracterizadas:
[...] A psicologia da educação compreende, pois, a utilização de conclusões obtidas em diversas áreas das ciências psicológicas sobre assuntos que interessam especificamente a educação e a investigação de problemas relacionados a pessoas sob ação educativa. (GOULART, 2000, pg14).
A psicologia escolar surgiu para compreender o porque certas crianças tinham alguns fracassos no sistema escolar, então surgiu outras disciplinas interligadas para auxiliar como a psicopedagogia que surgiu para ajudar no tratamento de algumas dificuldades de aprendizagem especificas.
Hoje tanto o psicólogo como o psicopedagogo pode atuar como pedagogo e vice versa, pois as disciplinas estão interligadas uma a outra e são utilizadas como especializações uma das outras.
2.3 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA REALIDADE BRASILEIRA
...