Psicologia
Por: nicolelima23 • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 447 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
Vigotski
Lev Semenovich Vigotski, nasceu na União Soviética, logo após a Revolução de 1917 e a teoria Marxista. Tornou-se referência na Psicologia do desenvolvimento, Psicologia Social, e para a Educação.
A teoria de Vigotski é fundamentada na Psicologia que estuda o homem e seu mundo psíquico, tendo como característica hábitos de vida que o homem possui ao longo de sua existência. Atualmente, o estudo do mundo psíquico fica impossibilitado de ser realizado, pois o mundo está ligado ao mundo externo “mundo material”, não conseguindo separar um do outro, pelo fato de suas necessidades, emoções e desejos serem frequentes, com o objetivo de serem realizadas.
Quando o indivíduo satisfaz suas necessidades, surgirão novas necessidades que terão que ser satisfeitas. Sendo um ciclo de transformação constante de necessidade e atividades, [...” Esse processo histórico é construído pelo homem e é esse processo histórico que constrói o homem”].
O homem autônomo não é aceito na Psicologia Sócio Histórica, pois defende que o indivíduo se desenvolve ao longo de sua vida, com relações interpessoais e através da sua atividade instrumental, as ações de cada indivíduo são definidas pela forma de organização da sociedade.
O homem só pensa, age ou toma atitudes, porque há alguma situação ocorrendo no momento, deste modo o pensamento e a linguagem andam de mãos dadas. A linguagem é o fator principal na formação do indivíduo, dando origem na formação social, e sendo modificado constantemente, pois ela é mediada por emoções, sentimentos e significados.
A cultura está ligada no desenvolvimento humano, o indivíduo se desenvolve atuando na natureza com sua atividade, sendo assim a vida determina a consciência do homem, e as mudanças de cada indivíduo ocorre através das condições sociais da vida.
A aptidão do homem está relacionada ao fato de ter a capacidade de desenvolver várias aptidões, esse desenvolvimento só é obtido através da relação com o outro, pelo contato com a cultura e as atividades desenvolvidas neste meio. Quando há mediações das elações sociais e das atividades desenvolvidas, o homem se individualiza, tornando-se homem, desenvolve suas possibilidades e significa seu mundo.
A subjetividade é uma ponte que integra o interno e o externo, sendo “neutra” , como dimensões de subjetividade, o interno e o externo se integram e desintegram de várias formas.
Concluímos que, para a Psicologia Sócio Histórica conhecer o indivíduo, é preciso conhecer o seu mundo.
...