Psicologia da Educação
Por: neosa • 15/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.371 Palavras (10 Páginas) • 204 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO GUARULHOS
CURSO PEDAGOGIA
DISCPLINAS NORTEADORAS – FUNADAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
NOME: NEUSA DO CARMO DE SOUZA SANTOS RA: 2862105633
NOME DO TUTOR: ELIANE ANUNCIAÇÃO
Guarulhos/ São Paulo
2015
INTRODUÇÃO:
Tecnologias na educação espaços escolares e não escolares:
O computador é uma tecnologia presente no cotidiano dos alunos e dos professores e que exerce certa influência direta sobre todos, e que se torna ferramenta importante e atua como facilitador da aprendizagem.
Como o suporte dessa ferramenta o professor terá condições de desenvolver diversas formas de aprimorar as suas didáticas para auxiliar na aprendizagem dos alunos e também no seu próprio aprendizado.
É uma ferramenta tecnológica que deve servir como base da criação da informática na sala temática, para criação de figuras educacionais, etc.
O computador serve para proporcionar as crianças com deficiência maior independência e qualidade de vida. Este ajuda na inclusão social através da sua aplicação entre outros e com auxílio de acessórios na comunicação, e também na mobilidade. Também proporciona a Integração dos alunos e professores com a família, amigos e sociedade.
Com o suporte dessa ferramenta o professor terá condições de desenvolver diversas formas de aprimorar as suas didáticas para o ensino dos alunos.
Com o uso do computador as mesas podem ficar dispostas de forma a facilitar o trabalho em equipe e não em fileiras, como em uma sala tradicional.
Alguns exemplos que podem ser aplicados na sala temática: Mapas, livros, paradidáticos, DVS com filmes temáticos, livros, revistas entre outros recursos.
Passo 1
Desenvolvimento:
Ambiente/Sala Temática: Sala de informática |
Usuários: Alunos e Professores. |
Recursos tecnológicos: Mídia digital: computador, impressora, Mídia eletrônica: leitura eletrônica, televisão Mídia impressa: revistas, informativos e jornais |
Justificativa e estratégias de uso: Para melhor aproveitamento serão divididos os horários para a utilização da sala pelos alunos e professores. Na sala teremos software especifico como: planilha eletrônica, programas didáticos para diversas series escolares, programas para aprendizagem, língua portuguesa, matemática. Os computadores funcionaram em redes, sendo que haverá um servidor que permitirá o uso dos programas a partir de senhas. |
Objetivos: Ajudar os alunos e professores a ficarem atualizados, despertar nos alunos uma grande curiosidade, e além da aquisição de conhecimentos sobre as tecnologias da informação e da comunicação inseridas na maioria das atividades fundamentais e proporcionar aos adolescentes e alunos a ver o computador não apenas como uma máquina, mas como um instrumento pedagógico que contribui para uma aprendizagem mais dinâmica , interativa e prazerosa , criando assim novo olhar sobre as novas tecnologias da informação. |
Aplicação de Tecnologias assistias: Usar aparelhos adaptadores para uso de computadores, Como exemplos: (Pulseiras de peso), (Estabilizador de punho e abdutor de polegar),( Hastes fixada na cabeça para digitação), (Teclado com máscara coberta), Softwares especiais de acessibilidade, Estes recursos proporciona a pessoa com deficiência , maior independência , qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação , mobilidade, controle de seu ambiente , habilidades de seu aprendizado , trabalho e integração com a família , amigos e sociedade. |
Passo 2
Projetos esperança com tecnologia para a educação:
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) está transformando a vida em uma sociedade, mudando os serviços e equipamentos, usados em casas, industrias, empresas, lojas, e escritórios, bancos e hospitais.
Ao discutir o assunto, e preciso lembrar a disparidade de condições entre as escolas do pais, pois algumas já trocaram por tabletes e notebooks com que os alunos acessam a internet e a intranet, outras carecem de meios alimentares como espaço mas fazem um trabalho digno nas condições em que atuam.
Certos recursos devem ser incorporados ao instrumental educativo, pois permite por exemplo, ver células vivas em três dimensões, observar galáxia diante de um telescópio em orbita e acessar exposição de arte e ciências em museu de todo mundo.
Consideramos tudo isso passamos a pensar e propor uma reflexão sobre o serviço que acontece na sala de recursos multifuncionais onde se efetiva na ação do projeto.
O presente artigo se reconstitui num trabalho de uma ong esperança que objetivou analisar a construção do projeto esperança com tecnologia para educação verificando de forma este expressa especificado do futuro dessas crianças, propondo fazer um recorte do deferido desafio, este texto discute a importância do projeto na construção de uma escola que é capaz de conviver, valorizar e fortalecer esta produção sobre a esperança com tecnologias para educação.
As tecnologias supõem a liberação do tempo ocupados em tarefas rotineiras e contribuem significativamente para aumentar o acesso à informação.
Mas as informações por si não acarretam conhecimentos, e a construção do conhecimento e do professor, alunos e adolescentes.
E aqui se situa precisamente o papel das novas tecnologias da educação: seu uso deve liberar o tempo que agora é utilizado para comunicar informação, e permitir que as informações sejam dedicadas à construção de conhecimentos e vínculos, sociais e mais profundo.
...