Psicologia da Educação
Por: Dany e Bella Almeida • 19/11/2016 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
Curso: Licenciatura em Matemática
AP_II
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Contribuições da Educação
A importância da Psicologia da Educação
Educação Infantil
1. Aprimorar o contacto do educador com as crianças, evitando erros educacionais, pois terá maior conhecimento, podendo planejar melhor e de forma mais ajustada os projetos pedagógicos a ser desenvolvidos em sala de aula.
2. Auxilio no entendimento de cada fase do desenvolvimento da criança e que cada uma dessas deve ser estudada de forma completa e complexa (levando em consideração seus limites emoções e descobertas), sendo respeitado o seu tempo de aprendizado e da construção do saber.
Alfabetização
1. A facilitação do aluno a entender o processo como algo edificante e necessário, descortinando a idéia de que ler e escrever são obrigatórios sob pena de castigos e xingos diversificados.
2. A reformulação e promoção das práticas pedagógicas instituídas, repensadas como sendo uma condição necessária, a ser praticada de modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de inserção do aluno na sociedade
Formação de Professores
1. A criação de estratégias, instrumentos e recursos para que o professor possa manejar o seu ato pedagógico. Ocupando um papel de agente intermediador entre um conhecimento mais amplo, organizado e rico de informações e o ser que está diante dele, no caso o aluno.
2. Contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar sua atividade, constitua e transforme seus saberes docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor.
Referências Bibliográficas
APOSTILA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, A Importância da Psicologia para a Educação. Educação a Distância, Cruzeiro do Sul Educacional, Professores Ms Pascoal Ferrari e Dra Rosana Tosi Costa, pág. 10 a 16, 2014.
...