Psicologia da Educação
Por: 612236 • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 358 Palavras (2 Páginas) • 255 Visualizações
NAYANE EVANGELISTA GOMES
1253526
PORTFÓLIO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Trabalho de Conclusão da disciplina de
Psicologia da Educação do curso de
Pedagogia da Universidade de Franca
Tutora: Sílvia Helena Alvarenga
Divisa Alegre
2013
O brincar é uma das formas mais comuns de comportamento humano, principalmente durante a infância; é uma necessidade para o desenvolvimento infantil. O faz de conta é um exemplo, pois através dessa brincadeira as crianças aprendem a aceitar regras que a própria brincadeira lhe impõe, ela representa papéis recriando situações que lhe foram agradáveis ou, não, só que quando faz isso na brincadeira ela faz de maneira prazerosa, não correndo riscos reais.
Felizmente hoje em dia, percebe-se uma maior preocupação com a formação das crianças, tanto os pais, como educadores procuram uma forma de as tornarem responsáveis e equilibradas, e o brincar é uma excelente ferramenta para desenvolver essas qualidades Através das brincadeiras as crianças desenvolvem várias capacidades como: atenção, memória, imitação, imaginação, além de refletirem sobre a realidade e a cultura da qual fazem parte. A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, trazendo assim efeitos para o processo de aprendizagem e estimulando o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.
“Brincar é a fase mais importante da infância do desenvolvimento humano neste período por ser a auto ativa representação do interno-a representação de necessidades e impulsos internos” (FROEBEL, 1912,PP.54-55).
É de suma importância a participação dos adultos, nesta fase, tanto dos pais como educadores, eles devem estimular a imaginação das crianças, despertando ideias, e as questionando, para que elas mesmas encontrem as soluções, assim além de estimularem seu interesse e imaginação estarão demonstrando seu amor.
A criança brinca por necessidade e ao brincar está aprendendo e aprimorando seus sentidos como visão, audição, e seus movimentos; e vai conhecendo como são e para que servem os objetos e brinquedos. Nas brincadeiras adquire habilidades para usar as mãos e o corpo entra em contato com o ambiente além de desenvolver sua linguagem e pensamento e a se relacionar com as pessoas. Dessa forma o brincar tem fundamental importância no período da infância que é a base para o desenvolvimento humano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
www.SlideShare.net/pedagogiaufpa/a-importância-do-brincar2.
...