TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da educação

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Jundiaí

Psicologia da Educação

ATPS - Atividades Práticas Supervisionadas

Teorias psicológicas e suas aplicações na prática educacional

Jundiaí / SP

02/12/2014[pic 2]

[pic 3]

Faculdade Anhanguera de Jundiaí

Psicologia da Educação

ATPS - Atividades Práticas Supervisionadas

Teorias psicológicas e suas aplicações na prática educacional

Atividade Prática Supervisionada apresentada ao curso de Pedagogia

da Faculdade Anhanguera de Jundiaí, com requisito para a avaliação da Disciplina Psicologia da Educação para obtenção e atribuição de   nota da atividade avaliativa.

Jundiaí / SP

02/12/2014

SUMARIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

QUADROTEORIAS PSICOLÓGICAS....................................................................5

VYGOTSKY..............................................................................................................5

FREUD.......................................................................................................................6

PIAGET......................................................................................................................71º PLANO DE AULA ...............................................................................................9

2º PLANO DE AULA .............................................................................................10

CONCLUSÃO .........................................................................................................11


INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta 3 teorias psicológicas com o objetivo de mostrar que a adoção de cada uma delas conduz de uma maneira específica de avaliar o processo de ensino-aprendizagem propondo alguma forma de renovação educacional no qual o professor é muito além de transmissor, ele é o mediador, aquele que instiga e cria possibilidades ao educando de construir o seu conhecimento e evoluir para que as suas habilidades se desenvolvam.


Pedagogia – 1ª série – Psicologia da Educação

                        Quadro: “TEORIAS PSICOLÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA EDUCACIONAL”

Teorias Psicológicas

Principais autores e conceitos

Visão pedagógica sobre a aprendizagem

Contribuição para prática educacional

SÓCIO-INTERACIONISTA

Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934)

Na teoria sócio interacionista Vygotsky enfatizava o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento,propondo que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da interação social em que duas pessoas estão envolvidastrocando e gerando novas experiências no meio mediadas pela

Mediação Simbólica: Instrumentos e Signos.

Mediação é a compreensão sobre o funcionamento psicológico; um processo de intervenção de um elemento intermediário (instrumentos e signos) numa relação; a relação deixa então de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento num processo de desenvolvimento que envolve a interação individual com o meio físico e social em que vive.

Zona de Desenvolvimento proximal.

“A zona de desenvolvimento proximal da criança é a distância entre seu desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas e o nível de seu desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.” Vygotsky(1998).

Para Vygotsky na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes, todo aprendizado é necessariamente mediado, tornando o papel do educador mais ativo e determinante na ZDP, ou seja, nas funções que estão em processo de desenvolvimento, na distância entre o que a criança já aprendeu entre o que ainda não domina.

Permite aos educadores compreender o sentido interno do desenvolvimento da criança, interagindo com a mesma estimulando a atingir um nível de compreensão e habilidades que ainda não dominam completamente, ampliando assim o seu desenvolvimento cognitivo.

PSICANÁLISE

Sigmund Freud (1856-1939)

Freud afirma que nada ocorre ao acaso; há uma causa para cada sentimento, pensamento e memória revivida, devido à intenção do nosso aparelho psíquico que tem como estrutura o inconsciente (id regido pelo princípio prazer), pré-consciente(ego regido pelo princípio da realidade) intermediário entre o inconscientee o consciente (superego onde mora a nossa moral, censor das funções do ego), determinado pelos fatos que ocorreram anteriormente. E denomina-se Mecanismos de defesaos processos do subconsciente que procura solução para conflitos não resolvidos ao nível da nossa consciência, que são os diferentes tipos de manifestações que a defesa do Ego apresentam; repressão, defesa de reação, projeção, regressão, sublimação, isolamento e transferência.

E Freud descobriu que a grande maioria dos pensamentos e desejos reprimidos se referem aos conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida, ou seja, essas ocorrências deixam marcas profundas na estrutura da personalidade e o período do desenvolvimento dasexualidade infantil é longo e complexa:

Fase Oral: desde que nasce até aproximadamente 1 ano de vida vivenciando prazeres e dores através de pulsões orais, ou seja, pela boca (sugar, comer, morder, cuspir etc.)

Fase Anal: vai do primeiro ao terceiro ano de vida em que a criança aprende a ter o controle intestinal lidando com as frustações de satisfazer suas necessidades.

Fase Fálica: dos três aos cinco anos de vida em que a criança não consegue diferenciar a presença e nas meninas a ausência do órgão genital (pênis).

Período de latência: até a puberdade, em que os impulsos sexuais são reprimidos tornando-se secundários desenvolvendo seus processos cognitivos assimilando os valores continuando assim o desenvolvimento do ego e do superego tornando uma atividade principal dessa criança.

Fase Genital: durante a adolescência, estendendo até a vida adulta em que as pulsões sexuais vem acompanhado da maturação biológica, despertando assim o interesse pelo sexo oposto.

Visão de Freud sobre a pedagogia de maneira que como essas necessidades são satisfeitas determina como a criança faz o relacionamento com outras pessoas e que tipo de sentimento ela possui sobre a si mesma. Esse processo se inicia em fases e continuam agindo durante a vida toda dessa criança.

A tarefa de educar é um grande desafio para todos os educadores e nesse processo a teoria de Freud nos acompanha a todo momento na prática diária. Através da psicanálise foi possível definir o papel do professor e do aluno. De forma, pra que obtenha sucesso em sala de aula os professores devem buscar sempre uma relação afetiva/positiva com os educandos. A psicanálise faz nos compreender que cada aluno é único e tem o seu tempo e forma de aprender.

CONSTRUTIVISMO

Jean Piaget (1896-1980)

O conceito de Piaget era que as pessoas têm seus conhecimentos adquiridos através do que estão preparadas para assimilar e o que mesmo vem desde bebê, através do meio em que vive, agindo sobre objetos, brinquedos, massinhas de modelar, liquido etc. Observando seus filhos e outras crianças Piaget criou a teoria cognitiva no qual a construção do conhecimento ocorre quando acontece reações físicas ou mentais sobre objetos que, incorporando os dados das experiências resultam em assimilação/acomodação, e as assimilações dessas ações dão origem aos esquemas. De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de Estágios;

  • Sensório-motor:Vai desde o nascimento até 2 anos de vida em que o indivíduo descobre o mundo através do seu deslocamento, percebendo que pode atuar nele. Passando a agir não apenas por reflexo, mas direcionam seus comportamentos tendo objetivos a alcançar.
  • Pré-operatório:Vai dos 2 aos 6 anos de idade, em que a criança tem a capacidade de representar o meio onde vive mentalmente, criando as condições de linguagem, havendo desenvolvimento da função semiótica, usando símbolos para representar a realidade.
  • Operatório concreto: Vai dos 6 aos 12 anos de idade, em que a criança começa a pensar logicamente sobre as coisas que acontecem ao seu redor, socializando-se em grupos e reconhecendo uma liderança.
  • Operatório formal: vai dos 12 anos de idade em diante. São desenvolvidas capacidade de se pensar em vários conceitos, e no próprio processo de pensamentos. Há o raciocínio logico, a linguagem esta desenvolvida, possibilitando discussões logicas que cheguem a conclusões.

Piaget visava em sua época, contestar o ensino autoritário, onde professor ditava e o aluno copiava e repetia.

Sua teoria propõe a interação, com atividades desafiadoras que estimulassem o aluno a descoberta e o conhecimento do pensamento infantil ao meio onde vive, pois o conhecimento não se adquire espontaneamente pela criança, nem é transmitido pelos adultos, mas com a interação, resultando onde a pessoa é sempre ativa, procura compreender o mundo que a cerca e tenta resolver dúvidas. Aprendendo através de suas próprias ações, constrói seu pensamento ao mesmo tempo que organiza seu mundo.

Algumas escolas planejam suas atividades de acordo com os estágios de desenvolvimento cognitivo, promovendo uma ampliação do repertorio de atividades. No caso de Piaget em particular não existem receitas, apenas o principal objetivo da formação de homens “criativos, inventivos e descobridores” de pessoas críticas e ativas, na busca constante da autonomia. 


Fontes de pesquisa

WIKIPÉDIA. Lev Vygotsky. 2014. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lev_Vygotsky

PSICOLOGADO. O Período Sensório-Motor de Piaget. 2014. Disponível em: http://psicologado.com/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/introducao-aos-estagios-de-desenvolvimento-de-jean-piaget

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (235.6 Kb)   docx (93.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com