Psicologia da educação
Por: Evolua • 21/4/2017 • Resenha • 470 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
Como as atividades desenvolvidas nas aulas de educação física podem contribuir para a educação moral dos alunos, com foco na diminuição da violência e na melhoria das relações entre os alunos. Para responder essa questão, utilize o livro didático e as aulas conceituais da disciplina.
O profissional de educação Física tem um importante papel dentro das aulas para contribuir com a educação moral e assim diminuição da violência e melhoria da relações interpessoais em geral.
A participação esportiva ajuda no desenvolvimento de competências de vida, levando o aluno a se socializar, respeitar, a entender a importância de regras. No esporte, em jogos ou qualquer atividade em grupo, é necessário a interação, o respeito, e acima de tudo existem regras que devem ser seguidas para o bom funcionamento de qualquer atividade ou esporte.
Para isso o profissional da educação física deve fazer a introdução do esporte, orientando em toda pratica de exercício que os alunos devem respeitar fatores de diferenças biológicas, físicas, psicológicas, sócias, naturais, afetivas e estruturais.
Além das aulas de educação física contribuírem para o lado motor, elas contribuem também para o cognitivo e sócio moral. Podemos estimular essas questões, oferecendo desafios, estimulando sempre o respeito das regras e fatores acima citados, e lembrando e evidenciando diferenças individuais.
Podemos estimular o desenvolvimento sociomoral nas aulas reconhecendo e encorajando gestos positivos, discutindo a forma de sentir quando não houver respeito, e expressando insatisfação quando houver o desrespeito.
As competições oferecidas nas aulas, oferecem a oportunidade dos alunos a aprenderem a perder, a lidar com o sucesso, a aceitação, a ansiedade e o respeito ao adversário.
A indústria cinematográfica nos mostra grandes exemplos em filmes como Coach Carter, Duelo de Titas, que retratam a importância do profissional de educação física na formação da ética moral e na diminuição da violência de seus alunos.
Esses filmes são boas alternativas para que nós futuros formadores, possamos construir um processo metacognitivo motivacianal aplicando a psicologia evolutiva e assim nos inspirando a dar aos nossos futuros alunos uma educação moral*, e uma sociedade menos violenta**.
*A educação moral pode ser definida como: [...] aquela que almeja a formação de pessoas que pensam, atuam e se relacionam de acordo com os valores da justiça, da bondade, da solidariedade, do respeito, e tantos outros que nos tornam mais humanos, se não virtuosos e capazes de uma convivência harmônica com os demais (ARISTÓTELES, 2000 apud D’AUREA-TARDELI; DE PAULA, 2001, p. 60)
**Classificação em níveis da violência escolar: (Elaborada por Charlot, Negrão e Guimarães (2004, p. 404)
- Violência propriamente dita – golpes, ferimentos, violência sexual, roubos, crimes, vandalismo etc. Incivilidades – humilhações, palavras grosseiras, falta de respeito etc.
- Violência Simbólica ou Institucional – falta de sentido de permanecer na escola, ensino com desprazer, conteúdos sem interesse para os alunos, violência nas relações entre professores e alunos, negação da identidade dos professores e absenteísmo e indiferença dos alunos.
...