Psicologia da educação
Por: carlasmelo • 11/5/2015 • Relatório de pesquisa • 390 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
Jean Piaget, explica em suas teorias que o desenvolvimento do ser humano, no campo do pensamento, da linguagem e da atividade, é construído com seu próprio conhecimento, por isso é um processo construtivo.
Na teoria piagetiana, os esquemas são organizados de ações e pensamentos que dão liberdade para que os indivíduos representam, mentalmente, os objetos, eventos e conceitos do mundo que os rodeiam, podem variar do mais simples ao mais complexo.
Os conceitos básicos segunda a teoria piagetiana são: na adaptação, a assimilação e acomodação e consequentemente a equilibração.
A assimilação é um processo de conhecimento, é compreender algo novo, juntando com o que já sabe, por isso as pessoas usam esquemas que existem, para buscar semelhança entre as novas informações.
A acomodação, segundo Piaget, é a alteração dos esquemas da assimilação, é quando uma pessoa necessita mudar os esquemas para que possam interagir, um uma situação nova, é criar estímulos para que possa modificar um esquema já existente, e com isso a acomodação e a assimilação se completam.
Equilibração é um processo de adaptação em busca do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, é uma procura constante de adaptação ao mundo ao redor da pessoa, e para que um bom desenvolvimento aconteça é necessário qye as atribuições já tiverem assimiladas e adquiridas.
Existem quatro estágios nesta teoria de Piaget, são eles:
-Sensório Motor- (0-2 anos) a criança busca ter controle motor e aprendem sobre objetos físicos que os rodeiam.
-Pré-Operacional- (2-7 anos) é a fase dos “porquês”, a criança não consegue se colocar no lugar do outro, ela desenvolve a linguagem, as imagens, etc.
-Operacional Concreto- (7-11 anos) é nessa fase que a criança deixa de confundir o real com a fantasia, começa a ter capacidade de realizar operações, desenvolve noções de tempo, espaço, etc.
-Operatório Formal- (11 anos- adulto) é capaz de pensar, formular e buscar soluções para os problemas, sem depender só da observação da realidade, tiram suas próprias deduções lógicas, é o nível mais elevado de desenvolvimento.
A teoria piagetiana nos ajuda a compreender que temos que observar cuidadosamente todos os estágios no processo de aprendizagem, pois são importantíssimos em nosso papel como educadores.
O professor deve estimular o crescimento do desenvolvimento no processo de aprendizagem do aluno, pois é fundamental que o professor encontre o caminho certo a seguir, procurando ajudar o desenvolvimento da criança, observando sempre que uma cada uma tem habilidade e ritmo próprio.
.
...