Psicologia da educação
Por: MICHELE CRISTINA COSTA • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 334 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
ETAPA 2
Passo 1:
- Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
- Bullying
- Dificuldade de aprendizagem
- Evasão escolar
- Depressão infantil
- Falta de interesse e compromisso
- Dificuldade de aprender
- Indisciplina
- Números de alunos por sala
- Falta de investimento
- Falta de continuidade
- Falta de envolvimento de pais e alunos na escola
- Falta de recursos didáticos (como bibliotecas, laboratórios, informáticas, etc).
- Falta de professores
Passo 2:
O tema escolhido foi o déficit de atenção, porque levamos em consideração que é um dos problemas mais delicados encontrado na escola, principalmente em sala de aula, e muitas vezes não é tratado tão adequadamente quanto deveria.
Segundo Rohde et al (1998), a tríade sintomatológica clássica do TDAH caracteriza-se por desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Segundo Gilda Rizzo (1985), as meninas que sofrem da doença são mais distraídas, falam demais ou simplesmente se isolam. Os meninos não conseguem manter amizades por muito tempo, são agitados e interrompem a aula.
Levando em consideração que a avaliação do TDAH inclui, frequentemente, um levantamento do funcionamento intelectual, acadêmico, social e emocional, geralmente a criança diagnosticada com déficit de atenção recebe apenas uma medicação e o professor uma orientação, esquecendo que ha vários fatores que influenciam e pode ajudar a criança com TDAH.
Percebemos também, que a parceria família-escola é importante para que seja feito diagnóstico preciso do TDAH, já que no nosso dia-a-dia nos deparamos com pais que dizem que seus filhos tem TDAH, que são imperativos, só pelo fato de serem crianças ativas, ou possuírem um pouco de dificuldade na aprendizagem, já que nem sempre a dificuldade na aprendizagem pode ser considerada que a criança tem TDAH.
A também a falta de professores com qualificação para o acompanhamento desses alunos, e a falta de conhecimento dos pais, levando em consideração que o conhecimento do assunto pode abrir um leque de possibilidades na hora de ajudar a criança com o aprendizado e a vida social, assim usando métodos alternativos, além da medicação, e outros estímulos, já que toda ação possui uma reação.
Fonte: http://artigos.psicologado.com/psicopatologia/transtornos-psiquicos/diagnostico-do-transtorno-do-deficit-de-atencao-tdah-em-crian%C3%A7as-da-1-serie-do-ensino-fundamental-da-rede-publica#ixzz2eKWJj1lG
Psicologado - Artigos de Psicologia - Acesso 08/09/2013
...